Qual a diferença entre garantia real e pessoal?

Pergunta de Vítor Rafael de Azevedo em 30-05-2022
(67 votos)

Garantias reais e garantias pessoais: As garantias reais das obrigações contrapõem-se às garantias pessoais. As garantias reais incidem sobre bens; as garantias pessoais incidem sobre patrimónios de outras pessoas para além do devedor (pessoas singulares ou pessoas coletivas).

Qual a diferença entre uma garantia real e a garantia pessoal?

Diferentemente da garantia pessoal, em que o patrimônio global da pessoa acaba ficando desprotegido, na garantia real o bem é individualizado, de modo que somente aquele indicado é que poderá ser atingido.


O que é uma garantia real?

Em resumo, as garantias reais estão divididas em três: penhor, anticrese e hipoteca. Todas elas estão previstas no Código Civil e garantem o cumprimento de determinada obrigação por meio de bens móveis ou imóveis. Ou seja, é um acordo de segurança selado entre o credor e o devedor.

Quais as garantias pessoais?

São exemplos: o penhor, a anticrese, a hipoteca, a alienação fiduciária em garantia. Já as garantias pessoais, também conhecidas como “fidejussórias” são aquelas baseadas na honradez e na boa fama do garantidor. É baseada na fidelidade do garantidor em cumprir as obrigações caso o devedor não o faça.

Quais são os tipos de garantias?

Quais são os Tipos de Garantia?Garantia Legal. Primeiramente, essa modalidade é prevista pelo CDC e prevê 30 dias de garantia de bens não duráveis e 90 dias de garantia de bens duráveis. ... Garantia Contratual. ... Garantia Estendida.

Qual a diferença entre garantia real e garantia pessoal ?


36 curiosidades que você vai gostar

Quais são os três tipos de garantia?

Há pelo menos três modalidades de garantia que asseguram a qualidade, eficiência e durabilidade do produto, a legal, a contratual e a estendida. A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato.

Quais os dois tipos de garantia?

O Código de defesa do Consumidor define legalmente dois tipos de garantias: a garantia legal e a garantia contratual. É possível também que o consumir contrate a garantia estendida que, apesar de não ser obrigatória, costuma ser oferecida ao consumidor como um produto adicional.

São exemplos de garantia?

São exemplos destas garantias o penhor, a hipoteca e a alienação fiduciária. Por sua vez, a garantia pessoal é aquela que recai sobre terceira pessoa, física ou jurídica, a qual assumirá as obrigações da relação jurídica celebrada entre as partes, na hipótese de o devedor original não cumprir com o entabulado.

São exemplos de garantia real?

Garantia de crédito real: penhor, anticrese e hipoteca

O credor — a quem ele foi dado em garantia em face de insolvência — tem preferência, caso seja necessário vendê-lo para o pagamento de débitos. O Código Civil admite a existência de três tipos de garantias reais: o penhor, a anticrese e a hipoteca.



Outras questões

Quais são as cidades em torno de Brasília?

Qual é o melhor inicial de água?

O que é risco trissomia?

Qual o tempo de residência médica?

Qual é a base do pensamento de Pitágoras?

Em que se baseia o conhecimento científico?

Quais são as linhas laterais da quadra?

Como consultar o Renda Básica 2021?

Quem é Zeus e Hera?

Como estudar e trabalhar na Inglaterra?

Quanto tempo demora a troca de penas de um periquito?

Quanto durou o século 21?

Como advogar no Brasil sendo formado nos EUA?

Como coleta de material para H1N1?

O que fazer para chamar atenção?

O que é a função NFC no Samsung?

São características de uma boa informação?

Quem é o líder da Valhalla Tokyo Revengers?

Como referenciar a RDC 216 2004?

Quais os empréstimos que a Caixa oferece?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com