A dominância incompleta oferece três opções de fenótipos: a dominante (dois alelos dominantes), a recessiva (dois alelos recessivos) e a intermediária (alelo dominante e alelo recessivo). Por fim, na codominância não há um fenótipo intermediário, uma vez que os dois alelos se manifestam.
A dominância incompleta apresenta heterozigotos com fenótipos intermediários, já na codominância os dois alelos no heterozigoto expressam-se integralmente. Frequentemente a dominância incompleta confunde-se com a codominância, entretanto as duas apresentam características fáceis de serem distinguidas.
Quando dois alelos se expressam em heterozigose, temos o que se chama codominância. Nesse caso, não ocorre como na dominância incompleta em que se forma um fenótipo intermediário. Na codominância, o fenótipo possui características dos dois alelos, os dois estão ativos e não dependem entre si.
O exemplo mais clássico de codominância é aquele encontrado no sistema ABO. Nesse sistema, há três alelos envolvidos (IA, IB e i) que são responsáveis por determinar os grupos sanguíneos A, B, AB e O. Observe a seguir o genótipo e seu respectivo tipo sanguíneo: IAIA e IAi – Sangue tipo A.
Em genética existem três tipos de dominância: a dominância total ou completa, a dominância incompleta ou parcial e a codominância.
45 curiosidades que você vai gostar
Enquanto na dominância completa o fenótipo é igual ao do homozigoto dominante, na dominância incompleta, expressa-se um fenótipo completamente distinto dos homozigotos. Na planta conhecida como boca de leão, por exemplo, o alelo B determina a cor vermelha, e o b determina a cor branca.
Tipos de Interação Alélica:=> Dominância Completa.=> Dominância Incompleta ou Parcial.=> Codominância.=> Sobredominância.
Tem mais depois da publicidade ;) Um importante exemplo de codominância na espécie humana é o sistema ABO. Esse sistema determina quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. ... Por possuir três alelos determinando essa característica, além de codominância, o sistema ABO trata-se de um caso de alelos múltiplos.
O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.
Como saber se o DBE foi deferido?
O que acontece quando o HD está com problemas?
O que o plano Bradesco Dental ideal cobre?
Como saber quantos bilhetes único está vinculado ao meu CPF?
Como são os golpes no Mercado Livre?
Como saber que o produto é falso?
Como saber se o produto tem na loja física Renner?
Como saber se o produto é nacional ou importado na NF?
Qual a cor da flor da goiaba vermelha?
Como saber se a lâmpada do projetor está queimada?
Como saber se um produto gasta muita energia?
Como fica o pé depois de uma torção?
Quanto tempo demora o estorno do cartão de crédito Itaú?
Como saber se um produto tem sulfato?
O que significa a palavra aridez na Bíblia?