A dominância incompleta oferece três opções de fenótipos: a dominante (dois alelos dominantes), a recessiva (dois alelos recessivos) e a intermediária (alelo dominante e alelo recessivo). Por fim, na codominância não há um fenótipo intermediário, uma vez que os dois alelos se manifestam.
A dominância incompleta apresenta heterozigotos com fenótipos intermediários, já na codominância os dois alelos no heterozigoto expressam-se integralmente. Frequentemente a dominância incompleta confunde-se com a codominância, entretanto as duas apresentam características fáceis de serem distinguidas.
Quando dois alelos se expressam em heterozigose, temos o que se chama codominância. Nesse caso, não ocorre como na dominância incompleta em que se forma um fenótipo intermediário. Na codominância, o fenótipo possui características dos dois alelos, os dois estão ativos e não dependem entre si.
O exemplo mais clássico de codominância é aquele encontrado no sistema ABO. Nesse sistema, há três alelos envolvidos (IA, IB e i) que são responsáveis por determinar os grupos sanguíneos A, B, AB e O. Observe a seguir o genótipo e seu respectivo tipo sanguíneo: IAIA e IAi – Sangue tipo A.
Em genética existem três tipos de dominância: a dominância total ou completa, a dominância incompleta ou parcial e a codominância.
45 curiosidades que você vai gostar
Enquanto na dominância completa o fenótipo é igual ao do homozigoto dominante, na dominância incompleta, expressa-se um fenótipo completamente distinto dos homozigotos. Na planta conhecida como boca de leão, por exemplo, o alelo B determina a cor vermelha, e o b determina a cor branca.
Tipos de Interação Alélica:=> Dominância Completa.=> Dominância Incompleta ou Parcial.=> Codominância.=> Sobredominância.
Tem mais depois da publicidade ;) Um importante exemplo de codominância na espécie humana é o sistema ABO. Esse sistema determina quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. ... Por possuir três alelos determinando essa característica, além de codominância, o sistema ABO trata-se de um caso de alelos múltiplos.
O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.
Como você acha que o fair play pode ser aplicado na sua vida?
Como pensar como as pessoas ricas?
Qual o valor das custas do recurso ordinário trabalhista?
Como limpar forro de PVC com bicarbonato?
Como saber se o seu namorado está te traindo?
Como ajudar uma pessoa que está quer desistir da vida?
Como descobrir que o seu marido está apaixonado por outra mulher?
Como consumir biomassa de banana verde no café da manhã?
Como mandar mensagem de saudação?
Como tirar crosta de gordura do forno?
Como somar apenas os meses no Excel?
Como calcular a quantidade de nomes no Excel?
Como somar sim ou não no Excel?
Como fazer a soma de uma coluna no MySQL?