Qual a diferença entre discricionariedade e arbitrariedade?

Pergunta de Mónica Jesus em 31-05-2022
(74 votos)

A discricionariedade implica liberdade de atuação nos limites traçados pela lei e quando a administração ultrapassa esses limites a sua decisão passa a ser arbitrária e contrária à lei....

O que é a discricionariedade?

Discricionariedade é a liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei, ou seja, a lei deixa certa margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de tal modo que a autoridade poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas, porém, válidas perante o direito.


O que é ato de arbitrariedade?

“toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria”.

Quais são as diferenças entre o ato administrativo vinculado e o discricionário discricionário é arbitrário são sinônimos?

Conforme lecionava Hely Lopes Meirelles, ato arbitrário e ato discricionário não se confundem. Discrição e arbítrio são conceitos inteiramente diversos. ... Ato discricionário, portanto, quando permitido pelo Direito, é legal e válido; ato arbitrário é, sempre e sempre, ilegítimo e inválido.

O que é um ato discricionário?

Ato discricionário é aquele praticado com liberdade de escolha de seu conteúdo, do seu destinatário, tendo em vista a conveniência e a oportunidade de sua realização.

Discricionariedade


41 curiosidades que você vai gostar

Quais são os atos discricionários?

Os atos discricionários são os que a administração pratica com uma certa liberdade na sua escolha, pois apesar de o ato estar previsto na lei, a mesma deixa uma margem quanto ao seu conteúdo, podendo a sua realização ser feita pela oportunidade e conveniência administrativa.

O que é ato discricionário da Administração Pública?

O Poder Discricionário é aquele no qual é permitido a Administração Pública praticar atos com a liberdade de escolha, pautada na conveniência e oportunidade. Ao utilizar-se do Poder Discricionário o administrador deve fazer a escolha entre as alternativas permitidas no ordenamento, sob pena de agir com arbitrariedade.

Quais são as diferenças entre o ato administrativo vinculado e o discricionário?

A lei pode estipular a atuação do agente público de forma objetiva (ato vinculado) ou conferir uma possibilidade de escolha (exercício de ato discricionário), dentro dos limites previstos legalmente.

Qual a diferença entre discricionariedade e vinculação?

Uma observação se impõe de logo: todo ato é vinculado; e o que realmente importa para efeito de vinculação e discricionariedade é a competência para sua prática; se vinculada a competência, o ato decorrente será necessariamente vinculado; se discricionária a competência, o ato será discricionário.



Outras questões

O que as crianças podem trabalhar com as culturas brasileiras?

Como reclamar da conta da Vivo?

Como trabalhar leitura em língua inglesa?

Como saber a parte a de um versículo?

Como saber se uma pessoa está comigo por interesse?

Como reconhecer firma pela internet?

Qual o valor da guia de citação postal?

Como recepcionar novos membros na Igreja?

Como identificar um hibisco?

Como reclamar da HughesNet na Anatel?

Como organizar minha loja virtual no Instagram?

Como montar mesa de lanche da tarde Simples?

Como calcular a soma dos quadrados?

O que é uma cesta de basquete?

Quanto ganha um advogado brasileiro nos EUA?

Quem é o Jedi que leva o Grogu?

Como ligar para operadora TIM de outra operadora?

Como se diz primavera em espanhol?

Quanto Em Tarantino?

Como morreu Tommy Shelby?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com