O coral nada mais é que um pequeno animal marinho, que vive em colônias – geralmente em mares de temperatura mais amena, como nas regiões tropicais e subtropicais. ... Após sua morte, novas colônias desenvolvem-se sobre essa estrutura rígida, formando, com o tempo, os paredões calcáreos que chamamos de recife.
Os recifes de corais são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, principalmente por corais, mas outros organismos, como algas calcárias e moluscos, também contribuem para a formação de substratos recifais.
Um coral é formado por muitos minúsculos corpos individuais agrupados. Um único coral é um composto de corpos chamados pólipos e um esqueleto calcário. Os corais crescem em diferentes formas e camadas. Assim, as camadas se acumulam para formar a topografia complexa do recife.
Ambas as formas são corretas, embora a normalmente usada seja recife, inclusive pela ciência da geografia. ... Arrecife ou recife é uma formação rochosa submersa logo abaixo da superfície de águas oceânicas, normalmente próxima à costa e em áreas de pouca profundidade.
Podemos classificar os recifes de corais em três tipos principais: franjas, barreiras e atóis. Os recifes em franja são aqueles que se formam perto da costa, separando-se dela por lagoas rasas. Os recifes em barreira formam-se de forma paralela à costa, porém as lagoas apresentam águas profundas.
43 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, os recifes de coral se distribuem por aproximadamente 3 mil km de costa, do Maranhão ao Sul da Bahia, representando as únicas formações recifais do Atlântico Sul. Nessa área existem unidades de conservação federais, estaduais e municipais que protegem uma parcela significativa desses ambientes.
Apresentam-se como recifes de arenito ao longo dos 3.000 km da costa litorânea do país e, principalmente, nos 600 km de costa do Nordeste e ocorrem desde a foz do Rio Amazonas, até o Arraial do Cabo (RJ), mas também no Atol das Rocas (RN) e no Arquipélago Fernando de Noronha (PE).
Dá-se o nome de corais a um grupo de animais marinhos primitivos, da classe Antozoários do filo Cnidários. ... São animais sésseis, isso é, vivem presos ao fundo do mar, como se fossem plantas, formando colônias de grandes dimensões.
Os recifes de corais são estruturas formadas em grande parte por carbonato de cálcio do exoesqueleto secretado por animais do filo Cnidaria, classe dos Antozoários. Esses animais, denominados de corais, encontram-se na forma de pólipo e podem formar colônias.
Quais são as principais formas de tratamento da água?
Como desidratar limão no micro?
Qual o exame que detecta o câncer de garganta?
Qual é a via de acesso temporário mais utilizado em hemodiálise?
Como tirar xerox da Carteira de Trabalho Digital?
O que produz a agricultura familiar?
Qual foi o ano que o Kaká foi melhor do mundo?
Qual a característica de um nódulo maligno na mama?
Quantas vezes foi destruída Jerusalém?
O que é argamassa AC1 AC2 AC3?
Qual o cheiro da loja Le Lis Blanc?