Em explicação ainda mais simples, as regras do CONCURSO PÚBLICO são as mesmas de um PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO. O que difere é em relação a ocupação, se será cargo público ou função pública, se a contratação será efetiva ou precária.
Processo seletivo é um conjunto de técnicas utilizadas para recrutar pessoas para uma determinada vaga. É por meio dele que são identificadas as características e as habilidades dos candidatos visando saber se eles estão alinhados com os objetivos da empresa, com a sua missão, visão e valores.
A prova de títulos em concursos é uma etapa avaliativa classificatória que pode conceder ao candidato do certame uma pontuação adicional, equivalente ao título apresentado e especificações presentes no edital.
Nem sempre as empresas conseguem compreender como funciona o processo seletivo. Por isso, acabam elaborando processos de recrutamento e seleção que não atraem os candidatos desejados e, consequentemente, finalizam uma contratação inadequada.
Entenda a diferença entre os tipos de seleção promovidos por órgãos públicos, assim como suas regras e quando podem ser aplicados. Concurseiros de plantão sempre estão, em busca de editais abertos, não é verdade? E, ao longo do caminho, se deparam com concursos públicos e processos seletivos simplificados.
Em um processo seletivo, o candidato não precisa, necessariamente, passar por prova escrita ou qualquer outro tipo de teste. A contratação pode ser de maneira simplificada, por meio apenas de análise de currículo ou entrevista, por exemplo.
Qual a diferença entre concurso e processo seletivo? Entenda a diferença entre os tipos de seleção promovidos por órgãos públicos, assim como suas regras e quando podem ser aplicados. Concurseiros de plantão sempre estão, em busca de editais abertos, não é verdade?