Apesar de diferirem em vários aspectos, os dois sistemas podem utilizar blocos cerâmicos ou de concreto. A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações.
A alvenaria de vedação, normalmente usa blocos de concreto classe C e possui como principal característica o fato de que ela precisa suportar o próprio peso. Já a alvenaria estrutural normalmente usa blocos de concreto classes A ou B, além de suportar o próprio peso, ainda precisa suportar outras cargas e ações.
O que é o bloco de concreto estrutural
O bloco de concreto estrutural é, basicamente, uma peça desenvolvida a partir da mistura de água, cimento e outros elementos agregados. Quando finalizado, esse material é utilizado como o alicerce da obra, dando forma e suportando todos os pesos da construção.
O Bloco estrutural é um material usado como o alicerce de uma obra, dando forma e suporte e é muito usado na alvenaria estrutural – método de construção em que as paredes são as únicas responsáveis pela estrutura de edificação e não são usados pilares ou vigas.
O concreto e o cimento são diferentes pois, apenas a título de exemplo, o concreto depende do cimento e não existe sem ele. Pois, o cimento é um dos materiais que compõem o concreto. Já o cimento, pode existir sem o concreto e pode ser utilizado sem este. A matéria-prima do concreto é brita; pedra e areia.
17 curiosidades que você vai gostar
Tem como principais vantagens o conforto térmico e acústico para a casa, por outro lado, apresenta pontos que precisam de atenção. No mercado o valor do tijolo é mais barato que o bloco de concreto, o que não significa economia.
Estrago com água e perfuração
Em casos de inundações, a água pode penetrar na base dos blocos, gerando acumulo e estragando as paredes. Neste caso, torna-se necessário utilizar métodos de prevenção. Outro problema que acontece devido à porosidade do material são as perfurações.
Uma das grandes desvantagens do uso da alvenaria estrutural é que, por conta de sua característica autoportante, é difícil encontrar flexibilidade em suas plantas, pois não é possível subtrair paredes em caso de reformas, a não ser que uma alternativa de substituição estrutural seja aplicada, como uma viga, por exemplo ...
A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura.
Estudos realizados por especialistas em construção, comprovam que a alvenaria estrutural com blocos de concreto permite reduzir o custo das obras em até 30% (em torres de até quatro pavimentos) e 15% (em torres com 20 pavimentos), com ganhos ambientais, por praticamente não gerar rejeitos de canteiro e quase não ...
Trata-se de uma estrutura cujos elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência antes do seu posicionamento definitivo na estrutura.
A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações. Os dois sistemas, no entanto, podem utilizar blocos de concreto ou cerâmicos.
Tipos de blocos de concreto e suas aplicaçõesBloco estrutural. Como diz o nome, são blocos utilizados para dar estrutura a paredes de casas e edifícios. ... Bloco de vedação. ... Canaleta.
Como determinar se uma parede é estruturalComo saber se a é parede estrutural? ... Observar as paredes de suporte em edifícios de vários andares. ... Observar a espessura da parede. ... Localizar as paredes que podem ser demolidas e as que não podem. ... A distância entre as paredes pode ser um indicativo prático.
Largura: 14 cm; Altura: 19 cm; Comprimento: 44 ou 54 cm; Peso: 15 kg ou 17 kg.
Vantagens da alvenaria estrutural:
Flexibilidade e versatilidade da construção. Liberdade no layout. Resultados esteticamente modernos. Fácil coordenação e controle.
A alvenaria estrutural apresenta execução mais rápida que a alvenaria convencional, uma vez que a estrutura e a vedação são realizadas por meio de um único processo e elemento — a execução das paredes. Já na alvenaria convencional, em primeiro lugar é realizada a estrutura e depois as paredes.
Para execução de alvenaria estrutural (não armada) de blocos cerâmicos 14x19x39 o custo por m² é de R$40,00 /m². O preço do m2 de alvenaria em bloco estrutural sai entre 45 a 5o reais o m2.
Redução do consumo de formas de madeira, aço e concreto. Maior rapidez na construção. Custo reduzido em relação ao sistema convencional de vigas, pilares e lajes. Facilidade no treinamento de mão-de-obra.
O custo dos materiais também depende da execução. De primeiro momento, um bloco de alvenaria estrutural custa mais do que um tijolo cerâmico de vedação (convencional).
Com o uso da alvenaria estrutural os requadros entre estrutura e vedações são, praticamente, eliminados, conduzindo a uma maior produtividade e menores custos na execução dos revestimentos internos. No concreto armado, as restrições de vãos e da altura da edificação são menores do que na alvenaria estrutural.
Bloco de concreto: vantagens e desvantagens
Suas principais características são: Alta resistência, entretanto, isso também os faz mais pesados, dificultando e encarecendo o seu transporte e manuseio. Vêm em tamanho padrão, permitindo um alinhamento mais definido. Exigem uma menor quantidade de material de revestimento.
Por ter dimensões mais precisas, o bloco de concreto oferece maior produtividade da mão de obra e economia no revestimento. Na alvenaria estrutural, vedação e estrutura funcionam como uma só. Cada bloco de cimento estrutural é organizado de forma a ser capaz de suportar todas as cargas da construção.
Uma das possibilidades para casas de blocos de concreto é o uso do material na construção estrutural do projeto, e nesse caso a fachada da casa pode receber uma cobertura e pintura para uniformizar os blocos e escondê-los, mantendo o estilo tradicional para a fachada.
Como agendar exame Microsoft Pearson VUE?
Quais são as contas que compõem o Ativo Circulante?
Quem são os principais organismos produtores nos ambientes aquáticos?
Como entrar com ação de usucapião no cartório?
Qual o bioma da América do Norte?
Qual é a função de um juiz federal?
Como se classificam as pesquisas quanto a abordagem do problema?
Quais as formas de citação no processo penal?
Quais são as características do magnetismo?
Quais são os materiais supercondutores?
Quais são as ferramentas do Lightroom?
Quais são os principais indicadores de produtividade?
Qual é o feriado de 9 de julho em São Paulo?
O que são taxas Aeroportuarias?
Quando devo receber vale alimentação?