A impressão de estar endurecida acontece por que ela está abaixo de uma camada de resistentes músculos. Mas caso a barriga seja mole ao toque, a gordura está localizada mais próxima a pele e é chamada de gordura subcutânea ou localizada.
O endocrinologista Marcio Mancini, responsável pelo grupo de obesidade do Hospital das Clínicas em São Paulo, disse após o Bem Estar desta sexta-feira (1º) que a barriga dura, com gordura mais interna, é a mais fácil de ser perdida, ao contrário do que muita gente pensa.
A mais perigosa é a barriga "dura", como é identificada a gordura visceral, que fica entre os órgãos. Hoje, no Dia Mundial do Combate à Obesidade, vale o alerta: além de ser mais difícil de eliminar, a "barriga dura" compromete o funcionamento dos órgãos, eleva a pressão e pode matar.
Mas, a gordura dura é evidente quando a barriga se projeta para a frente e não é mole. Devido à produção de certas proteínas, essa gordura está ligada à resistência à insulina, pressão alta e colesterol alto, além de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.
Vários são os fatores que podem levar à flacidez na região abdominal: não se alimentar bem, variar muito de peso, o famoso efeito sanfona. Esses são motivos que levam ao problema. Além disto, o fator idade deve ser levado em consideração.
16 curiosidades que você vai gostar
Tenha uma rotina de exercícios físicos
Alguns exemplos são caminhada, corrida, bicicleta, dança, spinning, entre outros. Esses exercícios favorecem a eliminação da gordura, inclusive a abdominal. Outro tipo de exercício que você não deve deixar de lado é a musculação, e isso envolve o corpo todo.
Geralmente, a barriga flácida depois de emagrecer é decorrente da diminuição da tonicidade da pele. A intensidade (muito ou pouco flácida) pode depender de diversos fatores, tais como: a quantidade de peso perdida, idade, tabagismo, fatores genéticos, entre outros.
Tipo de gordura
Barriga dura é sinal de que a gordura está localizada dentro da cavidade abdominal, entre os órgãos e, nesse caso, ela é chamada de gordura visceral. A impressão de estar endurecida acontece por que ela está abaixo de uma camada de resistentes músculos.
Faça uso de uma fita métrica
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.
Qual a importância da sustentabilidade para o mundo?
Porque a gasolina não é renovável?
O que significa 3 ou 4 nas ações?
Quais são os exames que as mulheres têm que fazer no ginecologista?
Como falar com a NET Claro por telefone?
Quais são os exames para renovar a carteira de habilitação?
Qual foi o reinado mais longo da história?
Qual a melhor profissão na área da saúde?
Como fazer posts contínuos no Instagram Canva?
O que é uma doutrina religiosa?
O que fazer para voltar a estudar depois de muito tempo parado?
Por que Klaus e Elijah morrem?
O que significa opção pelo Simples?