Não existe uma espécie de peixe chamada bacalhau. Somente podem ser chamadas de bacalhau as espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac. Pela legislação, as indústrias são obrigadas a informar, na rotulagem dos produtos, o nome científico das espécies da família de peixes utilizados para produtos salgados.
A abrótea também é um peixe que pode ser preparado de forma similar ao bacalhau. "Ela tem sabor delicado e uma textura boa para se desprender em lascas. Pode ser feita diretamente ao forno ou na panela de barro.
Peixes que podem ser considerados bacalhau
Gadus morhua: podem ser chamados de Bacalhau, Bacalhau do Porto ou Cod. São normalmente maiores, mais largos, gerando postas de maior grossura e de coloração levemente amarelada quando salgada.
- A forma do peixe: o legítimo bacalhau é largo e permite corte em lombos. - O rabo do peixe: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. Se tiver uma espécie de “bordado” branco na extremidade, não é o legítimo. - Cor do peixe: o bacalhau de verdade é cor palha.
“Há quatro tipos de peixe com que é feito o bacalhau: o saithe, o zarbo, o ling e o cod, que é subdividido nas categorias macrocephalus e gadus morhua”, diz.
23 curiosidades que você vai gostar
-A forma do peixe: o legítimo bacalhau é largo e permite corte em lombos; - O rabo do peixe: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. Se tiver uma espécie de “bordado” branco na extremidade, não é o legítimo; - Cor do peixe: o bacalhau de verdade é cor palha.
Gadus Morhua
Devido à qualidade, ele é considerado o bacalhau mais nobre de todos. O Gadus Morhua é encontrado nos mares do oceano Atlântico Norte. Depois de passar pela secura, ele fica com uma cor palha e a pele bem macia, fazendo com que sua carne se solte com facilidade.
O Bacalhau é um peixe salgado, seco e naturalmente preparado, conservando todas as propriedades do peixe fresco. É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas, e com colesterol quase zero. Além disso tudo, o valor nutritivo de 1kg de bacalhau equivale a 3,2 Kg de peixe!
Evite levar o rabo que tem muita espinha. E preste atenção na cor da carne, que pode indicar a presença de bactérias (se tiver um pigmento rosa, o bacalhau já está deteriorado). Outro jeito de descobrir se o bacalhau está estragado é pelo cheiro: quando está muito forte, pode indicar ação de bactérias.
Observe a cor e a aparência do peixe
Por isso, dê preferência ao bacalhau que tenha uma aparência mais uniforme, livre de aspectos pegajosos e de fendas profundas, com o sal na quantidade correta. Um bom pescado deve apresentar uma cor amarelo palha. Isso significa que o bacalhau está seco.
Procure defeitos perceptíveis: fendas profundas, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos e manchas de sangue. Não compre: caso o bacalhau apresente manchas vermelhas ou pó fino cinzento, branco ou amarelo. Nesses casos, é sinal de armazenagem incorreta.
O bacalhau curado corretamente deve permanecer branco ou marfim na cor, mesmo após o armazenamento a longo prazo. Se o bacalhau desenvolveu um matiz amarelo ou vermelho, tornou-se oxidado ou foi afetado por microrganismos.
O que deve ser observado por comerciantes e consumidores
Na coloração – Manchas rosadas ou vermelhas ou pontuações de tonalidade marrom, indicativo de contaminação por bactérias e/ou fungos e de excesso de umidade.
Um dos pratos mais tradicionais da Páscoa, o bacalhau está mais caro, em parte, por conta da alta do dólar. Com isso, consumidores passaram a migrar para peixes mais baratos, como a tilápia, merluza, o cação, a corvina e a sardinha.
O bacalhau habita em águas frias. Vive junto ao fundo do mar – é, por isso, uma espécie demersal. As populações do bacalhau-do-Atlântico distribuem-se por vários habitats do Oceano. Os juvenis encontram-se junto à costa, entre os 10 e os 30 metros de profundidade.
Para conseguir o bacalhau salgado, salga-se o peixe nas caixas, sob pressão, durante vários meses. O objectivo é salgar muito o peixe e por outro lado secá-lo retirando uma grande quantidade de água. Esta técnica permite conservar o bacalhau muito tempo a uma temperatura ambiente.
Gadus morhua: chamado também de legítimo bacalhau, esse é considerado o tipo mais nobre de bacalhau, pescado em águas do Atlântico Norte. Sua coloração é mais amarelada quando seco e, após o preparo, torna-se mais claro. Seu sabor é bastante característico e suas lascas são tenras e saborosas.
Veja o que você deve analisar antes de escolher seu peixe:confira se o bacalhau tem a pele clara e uniforme. ... certifique-se de que as bordas do pescado são claras. ... verifique se o rabo do bacalhau é reto ou apenas ligeiramente curvado para dentro;observe ainda se há uma espécie de pó branco ou cinza na pele do peixe.
É normal encontrarmos o Legítimo Porto Universal, porque nas importações do produto 80% são classificados como Imperial e 20% como Universal. Mas a diferença entre Imperial e Universal é só na aparência: o sabor é o mesmo.
O autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua, é encontrado nas águas cristalinas e frias dos mares no Polo Norte. As águas geladas garantem ao peixe um sabor marcante e único.
87% do bacalhau que é consumido no Brasil tem sua origem na Noruega, país que é pioneiro no planejamento da pesca a longo prazo. A cidade de Aalesund é considerada a capital mundial do bacalhau, pela concentração de um grande número de indústrias de transformação e por ter um dos principais portos de exportação.
Não compre bacalhau que tenha manchas rosadas ou vermelhas na superfície das peças, o que indica contaminação por bactérias que se desenvolvem em produtos com alta concentração de sal. Rejeite também produtos com a presença de insetos, larvas, fungos ou bolores (pequenos pontos pretos).
COMO SABER SE O BACALHAU ESTÁ DESSALGADO? Para isso, você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado. NÃO DESSALGUE DEMAIS: Cuidado, para não dessalgar demais, é mais fácil continuar retirando o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto.
Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes. O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima.
Como lidar com problemas de trabalho?
Como trabalhar o ciúme na educação infantil?
Quem tem direito ao Renda Básica?
Como viver com alguém mal-humorado?
Como funciona uma faculdade pública?
Como lidar com uma pessoa vaidosa?
O que fazer com uma pessoa mão de vaca?
Qual o lucro de vender trufas?
Como lidar com gente malandra?
Como desbloquear um cartucho de tinta HP?
O que acontece com pessoas egoístas?
Quando colocar o colar cervical no trauma?
Quais os tipos de redação que cai em concurso?
Como entrar em contato com seus sentimentos?
Como parar de receber mensagem de uma pessoa no WhatsApp?
Como mudar o link do perfil do Facebook?