Não existe uma espécie de peixe chamada bacalhau. Somente podem ser chamadas de bacalhau as espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac. Pela legislação, as indústrias são obrigadas a informar, na rotulagem dos produtos, o nome científico das espécies da família de peixes utilizados para produtos salgados.
A abrótea também é um peixe que pode ser preparado de forma similar ao bacalhau. "Ela tem sabor delicado e uma textura boa para se desprender em lascas. Pode ser feita diretamente ao forno ou na panela de barro.
Peixes que podem ser considerados bacalhau
Gadus morhua: podem ser chamados de Bacalhau, Bacalhau do Porto ou Cod. São normalmente maiores, mais largos, gerando postas de maior grossura e de coloração levemente amarelada quando salgada.
- A forma do peixe: o legítimo bacalhau é largo e permite corte em lombos. - O rabo do peixe: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. Se tiver uma espécie de “bordado” branco na extremidade, não é o legítimo. - Cor do peixe: o bacalhau de verdade é cor palha.
“Há quatro tipos de peixe com que é feito o bacalhau: o saithe, o zarbo, o ling e o cod, que é subdividido nas categorias macrocephalus e gadus morhua”, diz.
23 curiosidades que você vai gostar
-A forma do peixe: o legítimo bacalhau é largo e permite corte em lombos; - O rabo do peixe: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. Se tiver uma espécie de “bordado” branco na extremidade, não é o legítimo; - Cor do peixe: o bacalhau de verdade é cor palha.
Gadus Morhua
Devido à qualidade, ele é considerado o bacalhau mais nobre de todos. O Gadus Morhua é encontrado nos mares do oceano Atlântico Norte. Depois de passar pela secura, ele fica com uma cor palha e a pele bem macia, fazendo com que sua carne se solte com facilidade.
O Bacalhau é um peixe salgado, seco e naturalmente preparado, conservando todas as propriedades do peixe fresco. É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas, e com colesterol quase zero. Além disso tudo, o valor nutritivo de 1kg de bacalhau equivale a 3,2 Kg de peixe!
Evite levar o rabo que tem muita espinha. E preste atenção na cor da carne, que pode indicar a presença de bactérias (se tiver um pigmento rosa, o bacalhau já está deteriorado). Outro jeito de descobrir se o bacalhau está estragado é pelo cheiro: quando está muito forte, pode indicar ação de bactérias.
Observe a cor e a aparência do peixe
Por isso, dê preferência ao bacalhau que tenha uma aparência mais uniforme, livre de aspectos pegajosos e de fendas profundas, com o sal na quantidade correta. Um bom pescado deve apresentar uma cor amarelo palha. Isso significa que o bacalhau está seco.
Procure defeitos perceptíveis: fendas profundas, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos e manchas de sangue. Não compre: caso o bacalhau apresente manchas vermelhas ou pó fino cinzento, branco ou amarelo. Nesses casos, é sinal de armazenagem incorreta.
O bacalhau curado corretamente deve permanecer branco ou marfim na cor, mesmo após o armazenamento a longo prazo. Se o bacalhau desenvolveu um matiz amarelo ou vermelho, tornou-se oxidado ou foi afetado por microrganismos.
O que deve ser observado por comerciantes e consumidores
Na coloração – Manchas rosadas ou vermelhas ou pontuações de tonalidade marrom, indicativo de contaminação por bactérias e/ou fungos e de excesso de umidade.
Um dos pratos mais tradicionais da Páscoa, o bacalhau está mais caro, em parte, por conta da alta do dólar. Com isso, consumidores passaram a migrar para peixes mais baratos, como a tilápia, merluza, o cação, a corvina e a sardinha.
O bacalhau habita em águas frias. Vive junto ao fundo do mar – é, por isso, uma espécie demersal. As populações do bacalhau-do-Atlântico distribuem-se por vários habitats do Oceano. Os juvenis encontram-se junto à costa, entre os 10 e os 30 metros de profundidade.
Para conseguir o bacalhau salgado, salga-se o peixe nas caixas, sob pressão, durante vários meses. O objectivo é salgar muito o peixe e por outro lado secá-lo retirando uma grande quantidade de água. Esta técnica permite conservar o bacalhau muito tempo a uma temperatura ambiente.
Gadus morhua: chamado também de legítimo bacalhau, esse é considerado o tipo mais nobre de bacalhau, pescado em águas do Atlântico Norte. Sua coloração é mais amarelada quando seco e, após o preparo, torna-se mais claro. Seu sabor é bastante característico e suas lascas são tenras e saborosas.
Veja o que você deve analisar antes de escolher seu peixe:confira se o bacalhau tem a pele clara e uniforme. ... certifique-se de que as bordas do pescado são claras. ... verifique se o rabo do bacalhau é reto ou apenas ligeiramente curvado para dentro;observe ainda se há uma espécie de pó branco ou cinza na pele do peixe.
É normal encontrarmos o Legítimo Porto Universal, porque nas importações do produto 80% são classificados como Imperial e 20% como Universal. Mas a diferença entre Imperial e Universal é só na aparência: o sabor é o mesmo.
O autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua, é encontrado nas águas cristalinas e frias dos mares no Polo Norte. As águas geladas garantem ao peixe um sabor marcante e único.
87% do bacalhau que é consumido no Brasil tem sua origem na Noruega, país que é pioneiro no planejamento da pesca a longo prazo. A cidade de Aalesund é considerada a capital mundial do bacalhau, pela concentração de um grande número de indústrias de transformação e por ter um dos principais portos de exportação.
Não compre bacalhau que tenha manchas rosadas ou vermelhas na superfície das peças, o que indica contaminação por bactérias que se desenvolvem em produtos com alta concentração de sal. Rejeite também produtos com a presença de insetos, larvas, fungos ou bolores (pequenos pontos pretos).
COMO SABER SE O BACALHAU ESTÁ DESSALGADO? Para isso, você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado. NÃO DESSALGUE DEMAIS: Cuidado, para não dessalgar demais, é mais fácil continuar retirando o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto.
Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes. O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima.
Como evitar remela nos olhos do Shih-tzu?
Qual água oxigenada para limpar sofá?
Qual produto para limpar estofado?
Como limpar sofá de couro sintético branco amarelado?
Para que é indicado a pomada tiabendazol?
Quais as funções do controle do ar-condicionado Philco?
Para que serve o Sugar em cima do fogão?
Como preparar o tomate de árvore?
Como funciona o conector derivação?
Onde usar o tempero Ana Maria?
Como utilizar o token Bradesco com 8 dígitos?
Como usar teclado do notebook no Xbox?
Como ativar Tinder do Facebook?
O que é tira-linhas do compasso?