As iscas artificiais possuem tipos de trabalho diferentes entre si. Basicamente são divididas em iscas de superfície, meia água, de fundo ou metálicas. As iscas de superfície são iscas que trabalham na superfície da água ou até cerca de 30 cm de profundidade.
As principais diferenças são a falta de cheiro e movimento da isca, isso faz com que o pescador tenha que produzir o nado da isca e não possa contar com o seu odor para atrair os peixes.
As iscas artificiais são divididas em três principais grupos: iscas de superfície, iscas de meia água e iscas de fundo. Esses termos se referem ao comportamento dos peixes com relação ao seu habitat, ou seja, a parte do rio, lago ou mar em que costumam viver. A escolha está diretamente ligada com esses hábitos.
É enorme a lista de peixes que podem ser capturados utilizando iscas artificiais, por exemplo: Traíras, Tucunarés, Dourados, Piraputangas, Matrinxãs, Aruanãs, Cachorras, Bicudas, Trairões, Piracanjubas, Corvinas, e muitas outros espécie, e até mesmo alguns peixes de couro, em determinadas situações.
As iscas popper estão entre as mais indicadas para boas pescarias, já que seu formato é muito interessante. Elas possuem uma boca côncava, que vai produzir ruídos e formar bolhas na superfície da água, como se existissem ali pequenos peixes se alimentando ou fugindo.
26 curiosidades que você vai gostar
Qual a melhor isca artificial?Marine Sports.Nelson Nakamura.Aicas Pro Séries.Pure Strike.Albatroz Fishing.
Já quando utilizada isca artificial, o ideal é apostar em metal jigs, shads, camarões artificiais com jig head e jigs de penas, de preferência sempre perto de lajes e ilhas.
Uma alternativa para a pescaria com camarão fresco é utilizar iscas Shrimp Dancer. São réplicas do animal feitas de material sintético, e que podem durar por muito tempo, ajudando o pescador a turbinar a pesca. O Shrimp Dancer é um tipo de isca artificial que imita a aparência do camarão.
O minhocuçu é a isca natural mais utilizada na pesca de água doce, até por sua facilidade de coleta e transporte, além de atrair a maioria dos peixes. As massas também entram aqui, bem como as iscas de moscas, mais voltadas para as trutas.