Este é um dilema enfrentado por muitos jovens pesquisadores durante a elaboração do seu primeiro artigo. O resumo é semelhante a um sumário, mas bem conciso e direto. Já a introdução de um artigo é mais detalhada. Ela explica por que você conduziu o estudo, o que você pretendia conseguir e qual é a sua hipótese.
O resumo tem o objetivo principal de fornecer uma visão geral da investigação.
O resumo simples é um texto que não ultrapassa uma página, destacando os assuntos principais do documento original. Já um resumo expandido é uma versão mais longa, que pode ter entre 4 e 5 páginas, contando com os vários aspectos do conteúdo de origem.
Uma das principais diferenças entre monografias e artigos científicos é a concisão de linguagem a ser utilizada neste último. Um Artigo Científico tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético.
Diferença entre artigo acadêmico e artigo científico
Além dos artigos científicos, também são artigos acadêmicos os artigos de revisão e os artigos originais. Os artigos científicos são aqueles que seguem um protocolo específico e restrito, além de respeitar o método científico ao buscar conclusões em respostas.
42 curiosidades que você vai gostar
Contudo, o termo mais adequado seria, no âmbito da educação superior, o emprego da palavra acadêmico-científico, pois o estudante, ao iniciar um curso de graduação, faz e produz ciência como finalidade para se apropriar dos elementos essenciais de um campo profissional.
O que é um artigo científico? Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.
O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
O resumo expandido deve incluir objetivos, metodologias, referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento que deverá ser divulgado na comunidade acadêmica. Ele é um documento, cujas ideias e significância possam ser entendidas no menor tempo possível.
Extensão: a) Resumo Expandido: mínimo de 4 páginas e máximo de 5 páginas, incluindo para contagem as referências. b) Trabalho Completo: mínimo de 8 páginas e máximo de 12 páginas incluindo para contagem as referências. Tanto a possibilidade descrita em “a” quanto em “b” deve conter todos os elementos obrigatórios.
O resumo expandido é um tipo de trabalho apresentado em congressos. Quem deseja participar de um evento científico não precisa produzir necessariamente um artigo para apresentar. Uma alternativa mais simples e rápida é o resumo expandido. Uma busca nas bases de dados traz milhares de materiais nos resultados.
O texto denominado resumo é usado para apresentar pontos essenciais, assim como fatos ou ideias principais que foram desenvolvidos no texto, mas expostos de forma abreviada. É importante, entretanto, sempre apresentar as ideias em seu resumo na mesma ordem que aparecem no texto que está sendo resumido.
O resumo técnico-científico, segundo Severino (2002), consiste na apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de cunho científico (livro, artigo, dissertação, tese etc.) e tem a finalidade específica de passar ao leitor uma idéia completa do teor do documento analisado.
O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.
Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.
Conteúdo. Assim como todo texto, um artigo acadêmico precisa ter começo, meio e fim. Para iniciá-lo, construa uma introdução explicando a motivação da pesquisa e as teorias envolvidas no objeto de análise. Esse é o momento ideal para contextualizar o leitor sobre o seu trabalho e mostrar o que você pensou ao escrevê-lo ...
10 dicas para escrever e publicar um artigo científicoLeia sobre o que já feito. ... Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir. ... Apresente uma novidade. ... Saiba a hora certa para começar a escrever. ... Tenha em mente o tipo de revista que você gostaria de publicar. ... Mantenha a lógica no texto. ... Encontre a medida certa.
Existem vários tipos de artigos científicos, porém os mais comuns são:revisão bibliográfica.estudo de caso.revisão bibliométrica.pesquisa ação.survey.
Os gêneros acadêmicos são entendidos, neste trabalho, como os textos escritos que são produzidos e que circulam no âmbito universitário como meio de comunicação entre professores, pesquisadores e alunos, com diferentes propósitos comunicativos como, por exemplo, divulgação de pesquisa, resumo de ideias, relatórios de ...
DICAS E CARACTERÍSTICAS DO TEXTO CIENTÍFICOO público-alvo é específico e tem conhecimento sobre o tema que você está apresentando. ... A linguagem é mais formal, devendo sempre seguir com rigor as normas ortográficas e gramaticais;Utilizar sentenças curtas também ajuda no entendimento do tema e na leitura do texto;
Características de um resumo
Uma obra original costuma ser bastante detalhada, com exemplos, dados e diversos fatos narrados. O resumo deve conter apenas a essência, deixando de lado as informações secundárias. Sendo assim, o texto precisa ser sucinto e preciso.
O que é Resumo:
Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística. Um resumo é ato de resumir alguma coisa através de uma síntese ou sumário.
Resumo sobre resenha crítica
Tem como principal característica a descrição e informação sobre determinado produto social (livro, filme, série, show, música etc.). Para um bom desenvolvimento desse gênero, é preciso pesquisar e estudar bastante sobre o objeto a ser resenhado.
O resumo expandido tem, no máximo, 4 ou 5 páginas. Isso varia conforme as regras de submissão das universidades e dos eventos científicos. Devem constar no resumo expandido: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências.
Quantos anos tinha Giovanna Antonelli em O Clone?
O que é O que é um pontinho vermelho?
Quantas horas de aulas teóricas na auto escola?
Como construir uma empresa de sucesso?
São características comum a administração pública direta?
Qual a diferença entre o cloroplasto e a clorofila?
Porque queratina resseca o cabelo?
Como calcular 1-6 da pena de 8 anos?
Como comprovar que sou solteiro?
Quais são os principais problemas do agronegócio brasileiro?
O que é descontado em folha de pagamento?
Qual a diferença entre estrofe e refrão?
Como descobrir o autor de um texto na internet?
Qual região brasileira não possui área litorânea?
Quais as principais políticas agrícolas protecionistas dos países desenvolvidos?