Antissépticos são agentes biocidas normalmente utilizados para inibir crescimento de microrganismos em tecidos vivos, pele e mucosas, enquanto desinfetantes são mais utilizados em artigos e superfícies, podendo apresentar ação esporostática, dependendo de algumas condições de uso e tipo de agente1.
“Uma antissepsia rigorosa é necessária antes de qualquer intervenção cirúrgica como forma de precaução para evitar que um germe entre no corpo do paciente”, detalha Battastini. Já os desinfetantes são formulações que têm em sua composição substâncias microbicidas e apresentam efeito letal sobre microrganismos.
Os antissépticos são usados para as seguintes situações:Lavagem das mãos, para evitar o contágio de doenças;Desinfeção de mucosas para executar procedimentos médicos, como a inserção de um cateter, por exemplo;Limpeza da pele, para a preparação para cirurgias;Tratamento de infecções da pele, da boca e da garganta.
O desinfetante tem função semelhante à da água sanitária. Portanto, invista nas luvas! Ele pode ser usado para limpar tanto a casa quanto roupas brancas. O produto com perfume e cloro pode ser utilizado para limpar banheiros e pisos de garagem e cozinha, como cerâmica e porcelanato.
Um antisséptico é uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos. Ele é usado com frequência em hospitais e outros ambientes médicos para reduzir o risco de infecção durante a cirurgia e outros procedimentos.
40 curiosidades que você vai gostar
Outra variação facilmente encontrada em farmácias e supermercados é o antisséptico bucal com flúor. Eles são mais indicados para pessoas com maior predisposição à cáries. Seu uso diário é liberado nesse caso, pois combatem a proliferação de bactérias, além de suavizar a sensibilidade nos dentes.
O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.
Os desinfetantes funcionam através da destruição da parede celular do microorganismo ou por interferência em seu metabolismo. A assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias. A antissepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com antissépticos.
Isso porque, além de ser usado para lavar a louça, ele é uma boa opção para a limpeza de pisos, azulejos e vasos sanitários. Entre as funções do detergente estão: remover mancha, higienizar pentes, escovas de cabelo e pincéis de maquiagem e até desentupir vasos sanitários.
Qual o fio usado para tomadas?
O que é custo total de produção?
Qual era o principal objetivo dos persas ao atacar a Grécia?
São exemplos de diferenças temporárias tributáveis que resultam em passivo fiscal diferido?
O que significa a palavra cívica?
O que é polinização e como ela acontece?
Quem tem intolerância à lactose pode consumir galactose?
Qual é o jornal mais antigo em circulação no Brasil?
Como por vinheta no photoshop?
Como dar zoom no Word pelo teclado?
Para que serve a levotiroxina?
A galinha tem quantos corações?
Como escrever 1000 reais por extenso?
Quais são os três tipos de vaporização?
Qual a diferença entre Conta Fácil e conta corrente da Caixa?