Na anemia falciforme a hemoglobina produzida é anormal e é chamada de S. Quando a pessoa recebe de um dos pais a hemoglobina A e de outro a hemoglobina S, diz-se que é portador do “traço falcêmico”, sendo representado por AS. O portador de traço falcêmico não é doente, não apresenta sintomas.
O traço falciforme não causa crises dolorosas, mas, em casos raros, as pessoas podem morrer subitamente enquanto fazem exercícios muito extenuantes que causam desidratação intensa. Esses pacientes correm mais risco de doença renal crônica e embolia pulmonar. Em casos raros, elas podem observar sangue na urina.
O Traço Falciforme é uma característica hereditária nos glóbulos vermelhos do sangue, que é herdada do pai ou da mãe. Numerosas pessoas no Brasil tem Traço Falciforme. Pelos cálculos, supõe-se que mais de 500.000 pessoas no Estado de São Paulo tem o Traço Falciforme, que não é doença.
Apesar de assintomáticos, indivíduos com este tipo de gene podem desenvolver complicações circulatórias, embolia pulmonar e problemas nos rins. Em um estudo revisional, pesquisadores investigaram os possíveis desfechos que portadores do traço falciforme poderiam ter no futuro.
O traço falcêmico corresponde ao indivíduo que recebeu a herança da HbS, mas que não tem a doença falciforme e é assintomático. Sua identificação é importante por que ele pode ter filhos com a forma grave da doença.
20 curiosidades que você vai gostar
Para verificar se uma pessoa tem traço falcêmico ou anemia falciforme, determinando a presença e a quantidade de hemoglobina S.
...
Outros exames usados para avaliar pacientes com anemia falciforme, como:Hemograma. Examina as células em circulação. ... Esfregaço de sangue. ... Exames do ferro.
Pacientes com doença falciforme devem ser incluídos nesse grupo de risco, visto que sofrem asplenia funcional na infância, o que interfere no sistema imunológico, e desenvolvem lesões de órgãos-alvo ao longo dos anos (ex.: hipertensão pulmonar, cardiopatia).
Anemia falciforme e aposentadoria por invalidez
Para pedir o benefício de auxílio-doença é necessário que o portador de anemia falciforme tenha trabalhado de carteira assinada no período anterior a 12 meses, em alguns casos 36 meses, antes do pedido no INSS.
A pessoa com anemia falciforme possui uma restrição em relação à doação de sangue por causa da sua taxa de hemoglobina e das hemácias falciformizadas. Já em indivíduos que têm apenas traços dessa condição, mas a doença não se manisfestou, não há uma contraindicação absoluta.
Como são formados os tecidos animais?
Como tirar segunda via da conta de água Sabesp?
O que acontece se eu for pego com habilitação falsa?
Onde nasceu a primeira loja de departamento?
Como saber se a cerveja está boa?
Qual a relação entre colonialismo e capitalismo?
Como saber se minha identidade foi validada no Mercado Pago?
Como surgiram os nomes das maiores empresas do mundo?
Como colocar o texto na horizontal no LibreOffice?
Como saber se a conversa está sendo gravada?
Como surgiu a linguagem artística?
Quanto tempo depois de acender a churrasqueira?
Como fazer uma declaração de matrícula escolar?
Porque juiz não tem acento e juíza tem?
Como saber se a carne de frango está boa?
Qual o melhor impermeabilizante para Lago?
Como ocorreu o surgimento das instituições de educação infantil no Brasil?