se a maior parte do tempo vc for usar na cidade, vai de 8V, mais torque em baixa, se for estrada, vai de 16V, maior economia em velocidades mais altas.
Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas. ... Um motor de 16V custa mais para ser fabricado do que o de 8V.
Para saber com certeza só medindo a altura do bloco. Pegue algo como um trena e meça do centro da polia do virabrequim ate na parte de cima do bloco, onde esta a junta do cabeçote. Se for 2.0 a medida vai ser algo em torno de 21,6 cm e se for 2.2 vai ser 22,5 cm.
Pode reparar no teu carro que o motor tem basicamente a mesma largura de cima até em baixo. O 16V tem duplo comando de válvulas então o motor tem um formato parecido com um "Y" (letra ipsilon), logo é mais largo em cima que em baixo, já que são dois cabeçotes em vez de um.
Mas, apesar de um motor 16V não ter nada específico que o faça ser ruim, três coisas fizeram com que eles acabassem tendo uma má reputação no Brasil: Manutenção mais complicada; Desempenho fraco em baixas rotações; Revenda mais difícil.
Outra qualidade do 8v é que o mesmo gera maior economia para o condutor. Ou seja, gasta menos combustível do que o de 16 válvulas. Já o motor 16 válvulas é mais indicado pra quem pega a estradam com frequência.
Em questão de manutenção, também é praticamente a mesma coisa. É o mesmo tipo de motor, por isso a diferença é pouca. Sobre o desempenho, com certeza o 2.2 é melhor e perceptível, mas não chega a ser uma diferença gritante.
E claro que nem tudo isso viria para o Brasil. Por aqui, a primeira geração, ou Vectra A, chegou nas versões GLS, CD e a esportiva GSi, sempre com motor 2.0 (de 8 ou 16 válvulas). Apesar das constantes e inevitáveis comparações com o antecessor Monza, ninguém podia negar que o Vectra entregava muito mais em termos de tecnologia.
Os dois motores são muito bons e confiáveis, porém com diferentes funções. O motor com 8 válvulas tem a sua maior potência em menores rotações, mas em altas rotações ele acaba ficando bem mais fraco. Por essa sua característica ele é mais recomendado para o uso na cidade. Defeito recorrente na bobina de ignição? Veja possível problema
A missão de ser um dos principais sedãs disponíveis no Brasil acabou sendo do Vectra, e ele certamente não decepcionou. Sua primeira geração chegou por aqui em 1993, baseado no modelo que a Opel vendia no Velho Continente. Por lá ele substituiu o antigo Ascona.
Durante os anos 90, ter um carro com 16 válvulas era sinal de luxo. Hoje as montadoras quase não lançam mais, mas há muitos ainda rodando. Você sabe, afinal, qual a diferença dele para o tradicional 8 válvulas?
O que são digrafos e quais são eles?
Como criar atalho de site no android?
Quanto tempo vive um cachorro pinscher?
Como fazer registro de software INPI?
Quais as células que não se regeneram?
O que são retas paralelas e perpendiculares?