O leite de caixinha (UHT) é submetido a uma temperatura acima de 100°C, que elimina todas as bactérias que estão presentes no leite. Já o leite de saquinho (pasteurizado) vai a uma temperatura entre 72° e 75°, cujo objetivo é eliminar somente as bactérias patogênicas.
Então, chegamos a uma conclusão importante aqui, inevitável: o leite de saquinho é mais puro e mais nutritivo, perdendo apenas no quesito durabilidade. Se você vai sempre fazer compras, opte pelo leite de saquinho.
O leite pasteurizado, geralmente vendido em saquinhos (como antigamente) ou em garrafas, é o mais indicado. Ele passa por um processo de alta temperatura que mata micro-organismos prejudiciais à saúde, mas mantém as bactérias que fazem bem à digestão, como os lactobacilos.
Segundo Ana Clarissa dos Santos Pires, professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, o leite em pó perde poucos nutrientes durante sua fabricação.
O leite pasteurizado ou UHT, seja ele de caixinha, garrafa ou saquinho não deve ser fervido antes do consumo. Todo leite vendido em estabelecimentos comerciais já foi submetido a algum tipo de tratamento térmico para eliminação de microrganismos patogênicos.
15 curiosidades que você vai gostar
Certamente você sabe porque ferver o leite: é para matar as bactérias que podem fazer mal. Acontece que, no leite pasteurizado, as bactérias que costumam fazer mal já estão mortas e no leite longa vida também.
Você não precisa ferver o leite de caixinha, e nem nenhum leite que comprar no supermercado ou na padaria, seja o de saquinho, seja o de caixinha. Isso porque eles não são fornecidos crus (como chamamos o leite recém ordenhado) e já se encontram preparados pela indústria para o consumo humano.
Falando de uma forma nutricional, não há grandes diferenças. Os estudos dizem que há uma pequena perda de vitaminas no leite liquido, mas não é significativo”, conta Jéssyca Sarmento. Outra vantagem do leite em pó é o fornecimento de calorias em volume reduzido, assim como alguns tipos líquidos.
Não existe uma grande diferença entre o leite líquido e o leite em pó, já que a composição de ambos é muito semelhante, à exceção da presença de água, se bem que no processamento do leite em pó, podem perder-se ou alterar-se algumas substâncias.
O leite semidesnatado possui redução apenas de gorduras que pode chegar até 50% quando comparado ao leite integral. Segundo a nutricionista Karina Valentim, por possuir as mesmas quantidades de proteínas e cálcio seria uma opção mais saudável para adultos que necessitam perder peso.
A tecnologia a serviço do seu café da manhã
Esse método, chamado pasteurização, mata apenas as bactérias que causam doenças – e conserva o leite por até sete dias. Já o processo UHT (ultra high temperature, em inglês), típico do leite de caixinha, é mais radical: o leite é aquecido a 140 °C por até 8 segundos.
O leite de saquinho passa pelo processo de pasteurização, é aquecido até 75ºC durante aproximadamente 15 segundos, e resfriado rapidamente. Esse processo mata a maior parte das bactérias causadoras de doenças, e conserva os Lactobacillos que são bactérias benéficas para a saúde.
O leite em pó não possui aditivos químicos como corantes, estabilizantes ou outras substâncias artificiais. Apresenta menor risco de contaminação microbiológica devido à baixa atividade de água. Facilita a logística de transporte, armazenamento e distribuição do produto, uma vez que não necessita de refrigeração.
O leite sofre o processo de ultrapasteurização, sendo aquecido em uma temperatura que é quase o dobro da normal por certo tempo e depois resfriado. Nesse aquecimento, os micro-organismos benéficos do alimento e que auxiliam na digestão também são mortos, reduzindo o seu valor nutritivo.
Acredita-se que o leite de caixinha não é saudável por conter muitos conservantes e possuir uma longa vida de prateleira, chegando a manter conservado por até 6 meses, mas a verdade é que esse leite é tão seguro e saudável quanto as suas outras formas de apresentação.
Para quem gosta de leite e não tem restrições, a opção em pó costuma ter muitos adeptos. Com a mesma composição do leite líquido, seja ele integral, semidesnatado ou desnatado, ele tem uma vantagem: a duração é maior.
- Leite de arroz: Livre de colesterol e lactose, a bebida é uma boa opção para compor o dia a dia dos intolerantes e alérgicos à substância. Fonte de proteínas, ainda que em menos quantidade que o leite de vaca, a bebida de arroz também pode ser enriquecida com cálcio e vitaminas A, do complexo B e D.
No leite em pó, a quantidade de nutrientes e calorias (energia de cada alimento) está concentrada. Por isso, comê-lo com frequência sem dissolvê-lo na água não faz parte de uma alimentação saudável. Além disso, pode causar problemas no aparelho digestivo e favorecer o excesso de peso.
Leite integral é mais indicado para emagrecer, diz pesquisa da Unicamp | Campinas e Região | G1. Estudo mostrou que o leite integral tem mais ácido linoléico. A substância ajuda na redução da gordura abdominal.
Coloca-se 2 partes de leite para 1 de água, com pouco açúcar e pouca farinha (amido de milho, aveia, farinha de arroz, fubá etc). Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo.
Basta colocar o leite em uma leiteira e deixar esquentar no fogão, até ferver. É simples, porém demorado. As vezes esquecer o leite lá e fazer outras coisas, é melhor do que ficar em pé olhando o leite até ferver. Muitas pessoas já fizeram isso e perceberam que em um piscar de olhos, o leite subiu e derramou no fogão.
Ferver o leite pasteurizado em saquinhos pode aumentar a vida útil em até quatro dias, se ele for mantido em recipiente fechado. O leite longa vida deve ser fervido três dias depois de aberto e colocado na geladeira. Assim, dura mais quatro dias.
É que o leite cru pode possuir bactérias perigosas como a salmonella, e. coli e a listeria, responsáveis por causar doenças graves. Elas são particularmente perigosas para grupos de risco como grávidas, idosos e crianças, ou qualquer pessoa que esteja com o sistema imunológico debilitado.
Independentemente do tipo comprado — pasteurizado ou UHT —, a fervura em casa é desnecessária. Afinal, todos os micro-organismos potencialmente maléficos já foram eliminados do leite durante o processamento térmico na fábrica. “Em ambos os casos, o produto está seguro para o consumo”, informa a veterinária da Apta.
Mito #7: Ferver o leite reduz suas propriedades benéficas
Mas, depois de ferver, restam os macronutrientes, outras vitaminas, o cálcio, as proteínas do leite e as gorduras. Somente o leite da fazenda deve ser fervido. O leite processado industrialmente pode ser consumido sem ferver.
O que é meio ambiente na saúde?
Qual o preço de um boneco de Olinda?
Qual o tipo de garota que o Suga gosta?
Qual a probabilidade de ganhar na Mega-Sena com 6 números?
O que pode ser compensado no per dcomp web?
Qual o princípio ativo de Dorflex?
O que significa Mime-se em português?
É normal ficar inchado depois do preenchimento?
Quais as causas da perda de peso?
Quais são os componentes da argamassa?
Para que serve o mandado de averbação?
Qual o principal componente do desinfetante?
Como limpar uma parede de pedra?
O que foi a Revolução Neolítica e quais foram as suas principais características?