B: eles são indicados para cargas resistivas com uma pequena corrente de partida, como os aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes e os fornos elétricos. C: eles são indicados para as cargas que possuem uma corrente média de partida, como os motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e as máquinas de lavar roupas.
Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes.
Os disjuntores de curva C são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade média e onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.
Minidisjuntores Curva C - usados para proteção de circuitos em geral que também possa ter cargas de natureza indutiva que apresentam picos de corrente no momento de ligação, como micro-ondas, ar condicionado motores para bombas, além de circuitos com carga semelhantes a essas.
O que são as curvas dos disjuntores e para que servem?CURVA B. Possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal. ... CURVA C. Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal. ... CURVA D. Possui curva de ruptura entre 10 a 20 vezes o valor de corrente nominal.
30 curiosidades que você vai gostar
As curvas de disjuntores são definidas de acordo com a utilização, sendo o disjuntor geral sempre com a curva maior entre os disjuntores! No caso do nosso exemplo, como há disjuntores curvas B e C, o disjuntor de maior curva deve ser usado, e a maior curva é a C.
Este disjuntor é utilizado para realizar a proteção de cargas resistivas como os chuveiros elétricos, aquecedores, proteção de tomadas de Uso Geral as TUGs e assim por diante.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Mas o disjuntor correto para utilizar no chuveiro elétrico deve ser o minidisjuntor que atende a norma DIN (Deutsches Institut für Normung) ou os famosos disjuntores pretos, que atende pela norma NEMA (National Electrical Manufacturers Association).
- Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos com chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase com 220 v. - Disjuntor Tripolar: É indicado para circuitos com três fases.
O melhor disjuntor para residência é o disjuntor bipolar, sendo indicado para o uso em circuitos que contém duas fases, como torneiras elétricas e chuveiros (sistemas bifásicos);
Com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 30 lâmpadas em um disjuntor que tenha 15 amperes. Também com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 40 lâmpadas em um disjuntor que tenha 20 amperes.
Devemos utilizar o disjuntor de Curva C para cargas indutivas de baixa potência e geralmente de uso residencial, mas que cargas seriam essas? Seriam equipamentos de ar condicionado para residências, pequenos motores elétricos, máquinas de lavar e microondas por exemplo.
O disjuntor curva B desarma entre 3 e 5 vezes a corrente nominal (in), ou seja, se você está usando um B2 (curva B, in=2A), ele só desarmará entre 6 e 10A. É recomendado usá-lo em cargas como chuveiro e lâmpadas incandescentes (cargas resistivas) em que a corrente de partida não é tão grande.
Para chuveiros com tensão 220v e 7500w de potência, o disjuntor deve ser bipolar de 40A, e a fiação que se deve utilizar é de 6mm.
Se o disjuntor for monopolar de 32A a potência máxima que se pode colocar é de 4000W e desta forma o ideal é se colocar até 3600W para se trabalhar com uma margem de segurança.
Tomadas de 20A
Os plugues e orifícios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.
Desenvolvidos para proteção de instalações elétricas contra sobrecarga e curto-circuito. Possui correntes de 2 a 125 A (MDW) e 6 a 125 A (MDWH) e se encontram nas versões monopolar, bipolar, tripolar ou tetrapolar.
CURVA C PARA DIVERSOS EQUIPAMENTOS.
Some as potências e encontre a corrente geral do disjuntor geral. Agora que você tem as potências de cada circuito, considerando sua utilização, some todas elas! Na sequência, basta inverter os termos da fórmula do cálculo de potência e encontrar a corrente geral: I = P/V.
É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 16 Àmperes em circuito bifásico.
Assim, a tomada de 20A é para produtos como micro-ondas, secadores de cabelo profissionais, fogões, fornos elétricos, auto-claves, aspirador de pó, máquina de lavar roupas, secadoras, fritadeiras, ferros de passar e etc.
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V.
O que vem a ser o affectio societatis no direito societário?
Como prescrever ferro quelato?
Como jogar GTA 5 no PlayStation 3 online?
Qual era a formação de Pascal?
Como provar para meu marido que eu amo ele?
Como ativar notificações do WhatsApp na tela do celular Samsung?
Como incentivar um bom atendimento ao cliente?
Como demonstrar mais segurança?
Como mostrar para minha ex que estou bem?
O que acontece depois da morte de Spartacus?
O que falar para motivar uma equipe de vendas?
O que fazer para motivar os jovens?