A diferença está nas tomadas. Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm.
Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.
Assim, a tomada de 20A é para produtos como micro-ondas, secadores de cabelo profissionais, fogões, fornos elétricos, auto-claves, aspirador de pó, máquina de lavar roupas, secadoras, fritadeiras, ferros de passar e etc.
Plugues e tomadas padrão 20A
O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.
40 curiosidades que você vai gostar
Aparelho 10A na tomada de 20A
Isso vai fazer gastar mais energia elétrica? Bora responder isso por partes. Você pode ligar sim um aparelho de 10 amperes em uma tomada 20 amperes, porque qualquer aparelho que necessite de uma corrente menor que 20A pode ser ligado em uma tomada 20 amperes!
O fio pode ser 2,5mm porém tomada de 20a e disjuntor até para 2 tomadas de 20a essa tomada que será um tue (tomada uso espessifico ) disjuntor com 40a dispositivo dr e fio terra. Espero ter ajudado.
Tomadas de força de até 20A indicado para consumidores de 4000 a 6000 wolts. Serão usados condutores de 6,0mm e Disjuntores de 32A com potência de até 6000 wolts.
As tomadas do tipo TUE são de corrente máxima de 20A cerca de 2540 watts em 127V cada uma utilizando o fator de potência 1.0, e cerca de 4400 watts em 220v com o FP 1 corrente máxima suportada pela tomada de 20A.
As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).
Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso específico, a TUE, use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 15 A. Além disso, identifique no QD o número do circuito e a qual equipamento ele se destina.
Tomadas de Uso Geral (TUG); Disjuntores não devem ser superior a 20 A; Utilizar cabos de 2,5mm²
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
No caso dos condicionadores de ar, os próprios fabricantes indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a amperagem necessária. Mas em média, para aparelhos de 9.000 BTUs usa-se disjuntores de 10 a 15A. Num modelo de 18.000 BTU, 20A atende a tensão solicitada tranquilamente.
Bitola de 3 x 2,50 mm² M 180o 14136 x F IEC, também conhecido como C-14, ele é ideal para conexão de equipamentos em geral na rede elétrica 20A.
Nesse caso é só comprar uma de tomada de 20 amperes, fazer o substituição. Agora se seu aspirador tiver uma corrente elétrica, maior que 20 amperes, chame um profissional, para ver se não tem que trocar a fiação elétrica... Coloque um adaptador de 10A para 20A. Se der problema, chama um profissional.
É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio. Justamente por ser pouco flexível não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica.
Se o disjuntor for monopolar de 32A a potência máxima que se pode colocar é de 4000W e desta forma o ideal é se colocar até 3600W para se trabalhar com uma margem de segurança.
Dividindo a potência de 10.061W por 220V, temos uma corrente de 45,73A, que é a corrente para considerar o disjuntor geral deste QDC.
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V.
Um disjuntor de 10A na curva B deve agir quando sua corrente máxima alcançar entre 30A a 50A.
Como saber se tenho direito a dupla cidadania portuguesa?
Quais são os tipos de esfoliantes que existem?
Quem matou mais na Segunda Guerra Mundial?
Porque as cervejas possuem coloração diferente?
Qual a comissão de Vendedor de carros usados?
Como cuidar de uma queimadura inflamada?
O que tem mais ferro fígado de boi ou de galinha?
O que é preconceito racial no Brasil?
Onde posso andar de patinete elétrico?
Como podemos identificar se um arquivo é perigoso e pode danificar o sistema?
Quais são as 3 perguntas que um bom vendedor deve saber responder?
Qual é o melhor reprodutor de vídeo para PC?
Como inserir várias linhas no Word?
Como fazer spray de casca de laranja?