A dona da banca, Gleice Borges, explica a principal diferença entre a erva que vai no chimarrão e a erva que vai para o tereré: "A diferença é que a erva do chimarrão é mais fina, mais forte e tem que ser com água quente. Aí, temos a erva de tereré. Ela é mais grossa, para colocar água gelada".
Como dito anteriormente, tanto o tereré quanto o chimarrão são feitos a partir da mesma planta: a erva-mate. Mas existe uma diferença entre as duas. A erva para o chimarrão é moída e consequentemente mais fina. A do tereré é triturada e em consequência é mais grossa.
Aguá gelada e água quente O tereré é servido com água bem gelada, preferencialmente com gelo. Já para o chimarrão utiliza-se a água quente em torno de 70 ºC. Como o tereré tem esta característica da água gelada, é uma ótima opção de bebida para o verão.
Como fazer tereré:
As mais indicadas são as de alumínio, seja por sua durabilidade ou qualidade. Apesar das duas bebidas utilizarem a erva-mate, a do Tereré é mais grossa, pois a erva é triturada. Já a erva para Chimarrão é mais fina, pois é moída.
A cuia tradicional de chimarrão também pode ser usada para servir tererê, porém, é mais comum o uso da guampa para a bebida refrescante. Para quem ainda não conhece a guampa (cuia de tererê) é um tipo de copo com formato sinuoso, fabricado a partir do chifre de boi.
erva mate
A erva mate (Ilex paraguariensis) é uma espécie nativa de regiões subtropicais e temperadas da América do Sul. Ela pode ser encontrada na Argentina, Uruguai, Bolívia, Brasil e no Paraguai e dela são elaboradas diferentes bebidas como o chimarrão, o tereré e o mate.
“Quem tem problema de insônia ou ansiedade, se tomar muito tereré após as 19h pode ter os problemas agravados”, disse, não recomendando o consumo da bebida à noite. O tereré também pode agravar casos de gastrite, devendo ser consumido com moderação para alguns grupos de pessoas com problemas de saúde.
“O tereré possui cafeína que, em excesso, pode aumentar os níveis de pressão arterial e pode aumentar a frequência cardíaca e essas são duas condições que podem favorecer a ruptura de um aneurisma”, afirma.
A temperatura é uma das primeiras diferenças: o Tereré é uma fusão de erva-mate com água fria. Já o Chimarrão é uma infusão da erva com água quente. Quanto ao preparo, é possível adicionar algumas combinações complementares ao Tereré, como limão, hortelã (para dar mais refrescância) ou capim-limão.
Como falamos, o chimarrão é feito a partir da infusão com erva-mate e água quente. Existe ainda aquelas pessoas que adoram misturar a bebida com outras ervas e chás, tornando o sabor diferente e agradável.
Diferença entre as ervas. Como dito anteriormente, tanto o tereré quanto o chimarrão são feitos a partir da mesma planta: a erva-mate. Mas existe uma diferença entre as duas. A erva para o chimarrão é moída e consequentemente mais fina. A do tereré é triturada e em consequência é mais grossa.
Ela possui bastantes benefícios à saúde e também a sua estética, já foi comprovado que o tereré traz mais melhorias a saúde do que o próprio chá verde, que era conhecido por suas inúmeras vantagens. Minha cozinha, meu laboratório! Coma e beba bem para ser feliz tambem! If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.
Como montar uma bomboniere dentro de casa?
Como foi o acidente do ciborgue?
Como era a relação entre os jesuítas e os indígenas?
Porque fundar um Clube de Aventureiros?
Como montar um pequeno bomboniere?
Quanto tempo dura o amor de Romeu e Julieta?
Como colocar anzol em boia cevadeira?
Como foi feito o Steve Rogers magrelo?
Como montar uma pequena biblioteca?
O que aconteceu com o Finn em Glee?
Quais são os remédios de primeiros socorros?
Onde está escrito que Deus joga no mar do esquecimento?
Quando Mirella e Dinho se casaram?
Como montar uma biblioteca na educação infantil?
Em que ano o plástico foi descoberto?
Como abrir uma empresa de salada?