As características do piebaldismo estão presentes desde o nascimento e são estáveis ao longo dos anos. Já o vitiligo surge nos primeiros anos de vida e costuma piorar com o passar do tempo. Diferente do piebaldismo, que é genético, o vitiligo pode ter diferentes causas e pode haver tratamentos distintos para cada caso.
Piebaldismo ou Albinismo Parcial é uma síndrome autossômica dominante e rara que produz áreas de despigmentação devido à ausência de melanócitos em certas áreas da pele e do cabelo.
A pessoa com piebaldismo tem, desde o nascimento, um número deficitário de melanócitos, células que produzem melanina, responsável pela pigmentação. Isso pode ocasionar em manchas brancas na pele ou, como no caso de Cruela, fios brancos nos cabelos, cílios ou sobrancelhas.
Vitiligo: neste caso, as manchas normalmente são bem mais brancas do que as de pano branco com superfície lisa e, às vezes, brilhosa. Geralmente são simétricas, afetando dois lados do corpo - como os dois braços, duas pernas, duas bochechas - e não possui o risco de contágio.
No início do surgimento das lesões pode haver uma leve coceira, mas em geral elas não coçam. Elas também não doem nem causam irritação ou qualquer outro sintoma.
19 curiosidades que você vai gostar
O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado.
O dermatologista detecta as manchas com um exame físico, mas testes complementares, como coleta de sangue e a biópsia de uma região atingida, podem ser solicitados para descartar outros distúrbios autoimunes e medir o nível de melanócitos na derme.
Pano branco é a mesma coisa que vitiligo. Mito. O pano branco e o vitiligo são doenças de pele completamente diferentes. O vitiligo dão manchas normalmente bem mais brancas do que as de pano branco com superfície lisa e, às vezes, brilhosa.
Diagnóstico: O diagnóstico do vitiligo é essencialmente clínico, pois as manchas com pouca pigmentação aparecem geralmente em locais do corpo bem característicos, como boca, nariz, joelhos.
A pigmentação da pele é a combinação de uma série de fatores, entre eles, destacam-se a quantidade e o tipo de melanina produzida na pele, a presença de vasos sanguíneos, e a espessura do estrato córneo.
Pessoas que nascem com piebaldismo no couro cabeludo podem pintar o cabelo? Não há contraindicação de coloração de cabelos em piebaldismo, inclusive muito pacientes com mechas brancas no couro cabeludo fazem uso de tinturas.
A incidência de albinismo no mundo é de cerca de 1 caso para cada 20.000 nascimentos, de acordo com estimativa da ONU. A condição requer cuidado com o sol, pois além dos albinos serem mais sensíveis à luz forte, têm mais propensão a desenvolver câncer de pele.
A incidência de piebaldismo é bem baixa: menos de 1 caso para cada 20.000 pessoas.
Piebaldismo: os cabelos bicolores e super fashion da Cruella.
Isso acontece pela por conta do número insuficiente de células produtoras de melanina, os chamados melanocitos. Em alguns casos, os cílios e as sobrancelhas também podem ficar com os fios despigmentados. A condição se mantém pelo resto da vida e não há tratamento.
Quem é acometido por essa mutação, presente desde o nascimento, não tem um número suficiente de células produtoras de melanina (melanócitos), o que resulta em áreas no corpo com ausência de pigmento.
As lesões de vitiligo são bastante características para um dermatologista experiente. Alem da mancha ser mais esbranquiçada, ela pode ser levemente rosada, pela ausência total de melanina. As bordas tendem a ser mais pigmentadas. Determinadas áreas de aparecimento também são bastante características .
Como se prevenir?evitar o estresse;levar uma vida tranquila;cuidar da saúde mental;passar protetor solar diariamente;visitar periodicamente o dermatologista;verificar o histórico da doença na família;usar dermocosméticos especiais.
Nele, uma ou mais manchas podem surgir em, pelo menos, três partes do corpo, com evolução rápida (cerca de semanas ou alguns poucos meses) seguida de estabilização.
Sabe-se que alguns fatores associados desencadeiam ou pioram o quadro. Entre eles, destacam-se traumas e distúrbios emocionais importantes. Em vista disso, o acompanhamento psicoterápico pode ajudar no tratamento. Drauzio – O impacto que as lesões do vitiligo provoca nos portadores da doença é muito grande.
Se a causa é genética, como o leucismo, não há cura. Apesar da hipopigmentação poder ser causada por tratamentos com laser e pela exposição a luz, ironicamente a hipopigmentação também pode ser tratada com laser ou outras fontes de luz (fototerapia).
O vitiligo pode ter causa emocional? Sim, traumas físicos e emocionais podem estimular o aparecimento das manchas ou agravar as manchas existentes.
Quando o vitiligo se alastra pela maior parte da pele, é um procedimento normal despigmentar as áreas que ainda permanecem intactas. Para isso há dois tratamentos médicos eficientes: com laser e com hidroquinona, usada por Jackson, segundo seu biógrafo Randy Taraborrelli.
O vitiligo também pode surgir no cabelo? A Dra. Lilia afirma que o vitiligo pode, sim, se manifestar no couro cabeludo e cabelo, sendo nesta região chamado de Poliose. “O quadro é bem similar com o da pele, nota-se uma área bem delimitada de fios brancos e sem pigmento.
Caracteristicamente, os indivíduos com piebaldismo apresentam desde o nascimento áreas despigmentadas (brancas), que costumam se localizar na face (principalmente na fronte), podendo afetar também áreas do couro cabeludo e o cabelo, assim como cílios e sobrancelhas.
Quais são as vantagens e desvantagens de ser solteiro?
Quanto tempo dura o curso técnico de Enfermagem do Trabalho?
Como funciona máquina de lavar roupa Panasonic 16kg?
Como tornar uma aula mais dinâmica?
É possível utilizar uma conta do Google em dois celulares?
Como ser um revendedor autorizado?
Como usar a passiva do Fiddle?
O que é ser pai na adolescência?
Como que usa paleta de sobrancelha?