Patês (do francês pâté, de "pasta") ou pastas são preparações culinárias cremosas, à base de carne, de peixe ou de vegetais, muitas vezes com vários condimentos, que são consumidas, quer como entrada duma refeição, quer como um produto para comer com pão ou biscoitos, ao pequeno almoço ou ao lanche.
Por definição, o patê é um produto cárneo industrializado obtido a partir de carnes e/ou produtos cárneos e/ou miúdos comestíveis, das diferentes espécies de animais comercializados e transformados em pasta, adicionado de ingredientes e especiarias e submetido a um processo térmico adequado.
Dizem ser o patê consistente e de massa uniforme, enquanto a terrina alternaria essa mistura com pedaços da carne principal a denominar o prato. O patê é pastoso, mais homogêneo. A terrina é assada e é fatiada. Dá para se dizer que terrina não é uma evolução do patê e sim uma forma de preparar.
O patê tem origem muito antiga. É difícil determinar a região exacta onde começou, mas sabe-se que desde a antiguidade, os egípcios apreciavam a carne saborosa de patos migratórios que caçavam no inverno, às margens do rio Nilo. Também os gregos e romanos utilizavam o fígado de ganso para confeccionar pratos.
O patê industrializado é feito com o descarte de vísceras e de carne de diferentes animais, como vacas, porcos e patos. Mas para conseguir a textura, o sabor e a consistência que conhecemos, agregam farinhas, temperos, leite, conservantes e outros vários aditivos.
43 curiosidades que você vai gostar
R$ 9,75.
Patês (do francês pâté, de "pasta") ou pastas são preparações culinárias cremosas, à base de carne, de peixe ou de vegetais, muitas vezes com vários condimentos, que são consumidas, quer como entrada duma refeição, quer como um produto para comer com pão ou biscoitos, ao pequeno almoço ou ao lanche.
Quem inventou o patê de sardinha? A receita é fruto das terras egípcias. tendo sido inventada pelos faraós, as margens do rio Nilo.
La Pasta! É um termo genérico derivado do latim pasta que significa massa. Geralmente a massa é uma mistura de farinha ou Sêmola (de trigo ou cereal) com água (meio líquido) e sal, para pratos salgados ou açúcar, no caso de pratos doces acrescidos ou não de leveduras e fermentos.
O que é terrine
Terrine, na verdade, é uma forma de preparo: consiste em uma forma retangular ou redonda – conhecida na França como terrine, por isso o nome – no qual se é possível assar ou fazer preparos frios de carnes, queijos e até doces.
A verrine é uma terrine montada num copo, ou verre, em francês. Pelo visual, parece difícil, né? Mas é puro truque de montagem.
Pique o presunto e bata no liquidificador junto com o creme de leite usando a tecla pulsar. (Pode ser necessário dar uma força ao liquidificador).Adicione salsinha, pimenta e sal á gosto.Leve para gelar e aproveite.
São uma mistura de farinha de trigo, trigo sarraceno, água e ovos (à qual se pode adicionar leite), num caldo ou em água salgada, utilizando uma espécie de ralador que cria a forma caraterística de gnocchetto.
Pesquisadores afirmam que geográfica e historicamente a Itália é um país dividido mas que tem a “massa” como um dos elementos unificadores. O que não torna nossa tarefa mais fácil pois até armadilhas linguísticas nos espreitam. Por exemplo, “La Pasta” significa “massa”, porém “una pasta” já quer dizer um pão doce.
Por muito tempo, discutiu-se qual povo teria inventado o spaghetti e as massas em geral: os chineses, os árabes ou os italianos. A origem até recentemente admitida era árabe, na forma do spaghetti seco, a chamada Itrjia, que entrou na Europa por conta da dominação árabe na Sicília, no século IX.
O ingrediente chegou ao país por volta do século VII, pela região da Sicília – ilha ao sul da Itália – junto com os povos árabes que invadiram e dominaram a região por mais de duzentos anos. A troca cultural provocou grande influência no local, levando, inclusive, à incorporação da hortaliça às tradições regionais.
É a nomenclatura dada a pratos que são servidos em copos, normalmente pequenos. Trata-se de um prato da culinária moderna, normalmente usado para entradas e sobremesas.
O Entremet, trata-se de uma sobremesa muito consumida na Europa. É um prato servido entre as refeições. Originalmente, esta iguaria era salgada e com o tempo, tornou-se doce, a ponto de substituir a sobremesa.
“É um preparo muito antigo, feito originalmente com a gelatina natural da própria caça, que costumava ser pato, coelho, porco ou rã.
A terrina redonda é um utensílio de cozinha ideal para o preparo de sopas e pratos a base de molhos.
...
Dê tempo ao tempo.Dê tempo ao tempo. ... Acrescente água aos poucos e sempre quente. ... Ao final do preparo do ensopado ou sopa, mantenha a terrina redonda fechada por alguns minutos antes de servir o alimento.
Usada há séculos, ela permite servir sopas, cozidos e outros pratos quentes, de maneira única. As peças de porcelana são um verdadeiro investimento para a sua casa. Elas são verdadeira joias que, se bem cuidadas, podem durar para sempre. A terrina de porcelana está entre estes utensílios especiais.
terrine - Tradução em português – Linguee.
Quanto tempo demora para o exame de espermograma ficar pronto?
Quantas horas depois de ser mordido por um cachorro tomar a vacina?
Quais são as principais fontes de água doce para o consumo humano?
Como identificar intoxicação alimentar?
Pode tomar banho usando brinco?
O que levar em uma viagem de 5 dias?
Quantas pessoas existiam em 1918?
Quando os moluscos se originaram?
Qual a melhor época para ir à Foz do Iguaçu?
Quanto tempo dura a febre da BCG?