JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Dentre as condições dolorosas crônicas que acometem o sistema musculoesquelético destacam-se a síndrome da dor miofascial e a fibromialgia; enquanto a fibromialgia corresponde a uma condição dolorosa difusa, a síndrome da dor miofascial é caracterizada pelo envolvimento localizado.
Estudos demonstraram que a liberação miofascial reduz a sensibilidade à dor em pontos sensíveis em pacientes com fibromialgia. Essa técnica também reduz os níveis de ansiedade e melhora a qualidade do sono. Além de ajudar a recuperar as funções musculares, reduzidas devido ao distúrbio.
Como identificar a dor miofascialAumento da tensão no músculo dolorido (rigidez muscular);Diminuição da amplitude de movimento;Dor ao pressionar o ponto dolorido;Pontos duros nos músculos que podem ser sentidos através de um ressalto ao pressionar toda a banda muscular (pontos gatilho);
Dentre os fatores que modulam ou perpetuam a dor miofascial, destacam-se os mecânicos, como o estresse físico (bruxismo e má postura), e os não-mecânicos, como os estresses imunológico, hormonal, infeccioso e/ou psicológico.
A fibromialgia é uma doença dolorosa e muitas vezes incapacitante, mas seus pacientes ainda sofrem com certo estigma ao diagnosticá-la.
...
Principais pontos de dor da fibromialgiaTórax;Cervical;Dorso;Abdome;Lombar;Ombro D;Ombro E;Mandíbula D;
16 curiosidades que você vai gostar
O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.
A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações. Existe uma maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos pacientes não toleram ser “agarrados” ou mesmo abraçados. Não há inchaço das articulações na FM, pois não há inflamação nas articulações.
Controle da dor miofascial
É importante procurar um médico especialista em dor, como o médico fisiatra (Medicina Física e Reabilitação), especialista médico fundamental no tratamento da enfermidade.
Isso causa restrições fasciais que levam a movimentos limitados, aumento de pressão e, eventualmente, à dor crônica. E como já dissemos, por estar totalmente conectada pelo corpo, esses danos espalham sua tensão por diversos lugares. Portanto, uma restrição fascial no quadril pode causar dor no ombro, por exemplo.
A síndrome miofascial, também chamada de síndrome dolorosa miofascial, é uma das causas mais comuns de dor músculo-esquelética e consiste em uma disfunção neuromuscular local que se caracteriza por apresentar áreas sensíveis em bandas musculares tensas ou contraturadas que geram dor em regiões afastadas ou ...
A pessoa que sofre de fibromialgia deve evitar alimentos que contenham cafeína, teína e outras substâncias estimulantes, uma vez que podem atrapalhar o sono, que nos pacientes com a síndrome já se encontra prejudicado.
Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo. A utilização delas deve ser indicada pelo médico já que ele saberá avaliar a terapia ideal para cada ocasião.
Quando é preciso? O procedimento é indicado para quem sofre com desconfortos constantes, principalmente após o término de atividades físicas. A liberação miofascial possibilita alívio no foco da dor, já que trabalha sobre o músculo lesionado.
O fisioterapeuta pondera que não é incomum o paciente chorar ou sentir-se triste durante a massagem, mas isso não ocorre devido à dor física. "O paciente pode ter brigado com o pai e, a partir daquela tensão, passou a sentir uma dor no tórax, por exemplo.
Caso você tenha problemas circulatórios, hipersensibilidade à dor, lesões musculares diagnosticadas, faça uso de medicamentos anticoagulantes, tenha hematomas ou seja gestante no primeiro trimestre, a liberação miofascial pode não ser indicada. Portanto, procure um fisioterapeuta antes de prosseguir com o tratamento.
E quando falamos em tratamento, o ideal é que as sessões de liberação miofascial sempre tenham um intervalo de uma semana entre elas. Porque o corpo precisa de tempo para trabalhar sozinha depois da intervenção fisioterápica. Portanto, a média de 7 a 10 sessões levaria um tempo o tratamento para cerca de dois meses.
A liberação miofascial pode ser realizada por diversos profissionais de saúde, e há diversas clínicas em todo o Brasil que oferecem esse tipo de serviço. O valor da sessão pode variar de acordo com o estado. Portanto, o valor pode variar de R$ 50 a R$ 190 por sessão.
Como o tratamento ajuda a amenizar a dor miofascial? O tratamento visa desativar os pontos-gatilhos e corrigir os fatores desencadeantes e perpetuantes da dor miofascial. Devido à complexidade, os cuidados devem ser multidisciplinares.
Sintomas como dores nas articulações, nódulos abaixo da pele, comprometimento das válvulas cardíacas e movimentos sem controle dos membros do corpo chamam a atenção, e indicam quando procurar um reumatologista.
Dores, distúrbios do sono, fadiga, depressão e ansiedade. Embora os principais sintomas de artrite e fibromialgia sejam parecidos a ponto de confundir muitas pessoas, existe uma diferença fundamental entre as duas doenças: a inflamação nas articulações, que acontece apenas no caso da artrite reumatoide.
Relaxante muscular
O mais indicado é a ciclobenzaprina. Novamente, a duração do tratamento e as doses do fármaco variam de paciente para paciente e devem ser determinadas pelo médico.
Fibromialgia é doença, não frescura
Dor persistente e sensibilidade que se espalham pelo corpo todo, principalmente pelo crânio, tórax e coluna vertebral; Rigidez corporal; Fadiga (Sono fragmentado e sono não-restaurador);
As 8 dores mais terríveis que um corpo humano consegue suportar1 — Dor causada por pedras nos rins. ... 2 — Gota. ... 3 — Cefaleia em salvas. ... 4 — Herpes-zóster. ... 5 — Neuralgia trigeminal. ... 6 — Abcessos dentários. ... 7 — Dor do parto. ... 8 — Pancreatite.
Esses exames são fundamentais para descartar outras doenças. Por fim, apalpam-se os 18 pontos dolorosos já mencionados para fechar o diagnóstico. Alguns autores defendem que, havendo de nove a 11 pontos dolorosos, a doença está caracterizada.
Quem pode fazer? A técnica é indicada para pessoas de todas as idades e estilos de vida, não só a atletas, já que a movimentação do cotidiano pode trazer desequilíbrios para o sistema miofascial.
Tem como fazer a carteira de estudante Digital?
Como o celular vem interferindo nas atividades como leitura e trabalho?
Como o calcário reduz a acidez do solo?
Como a personagem Aurélia era descrita no romance Senhora?
Porque o cego chamou Jesus de filho de Davi?
Como um cego saber o valor de uma cédula de dinheiro?
Como saber se a dor de cabeça e da visão?
Quantos anos o Charlie Brown Jr morreu?
Como funciona a economia do capitalismo?
Qual a operação da conta corrente do banco Itaú?
Quanto um CPF pode movimentar por mês?
Que tipo de rocha forma o carvão mineral?
Qual a influência do celular na vida das pessoas?
Como saber se minha conta e corrente Inter?
Qual o saldo do Sodexo alimentação?