A vermelha-da-califórnia, também conhecida como californiana ou minhoca-do-colarinho-branco, é uma espécie originária do Norte da Europa. Apresenta um comprimento médio quando adulta entre 7 e 13 cm, com um diâmetro máximo de 3 a 5 mm. Sua cor é vermelho amarronzada com listras amareladas entre os anéis.
Apesar de serem vermes, as minhocas californianas são seres higiênicos e têm papel importante nas cidades, onde são utilizadas para reduzir o lixo orgânico gerado nas residências, reduzindo a demanda por espaço em aterros e lixões; e a emissão de gases de efeito estufa gerados no transporte dos resíduos.
A minhoca californiana (Eisenia fetida) é a principal espécie de minhoca utilizada em composteiras. Também chamadas de minhocas vermelhas da Califórnia, as minhocas californianas são anelídeos do grupo dos oligoquetas que vivem enterradas no solo e se alimentam de detritos.
No Brasil, são conhecidas entre 2 espécies, sendo as mais utilizadas para a produção de húmus as minhocas Vermelha-da-Califórnia e a Gigante-Africana.
Comedoras de terra (geófagas): são as minhocas nativas, que ocorrem naturalmente em locais úmidos e necessitam de grande quantidade de solo para obter a matéria orgânica. Detritívoras: são as minhocas que se alimentam de detritos orgânicos em decomposição e por essa razão são mais indicadas para os minhocários.
As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.
O substrato para alimentação das minhocas deve passar pelo processo de compostagem. Se o processo fermentativo não estiver terminado e o substrato retornar a esquentar dentro dos canteiros, as minhocas fogem ou morrem pelo aquecimento.
Reprodução - apesar de possuírem os dois sexos, as minhocas não se auto-fecundam. É necessário o acasalamento com outra minhoca, o que pode ocorrer o ano todo. Fecundados e no interior de um casulo, os óvulos são expelidos na terra. Em cerca de 21 dias eles eclodem, e cada um origina algumas minhoquinhas.
A utilização das minhocas californianas na compostagem doméstica tem gerado um benefício enorme atualmente.
PERGUNTA: Tarsila Santos Rodrigues, Recife, PE Esses animais anelídeos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos – portanto, são capazes de fecundar e serem fecundados ao mesmo tempo. Mesmo assim, a minhoca não pode fecundar a si mesma: ela precisa de uma parceira.
As minhocas se posicionam em sentido oposto: a “cabeça” de uma fica na altura do “rabo” da outra. O clitelo, um anel descolorido na região anterior do corpo, libera um muco que ajuda a fixá-las nessa posição. Aí, cada uma injeta espermatozoides num órgão específico da outra: uma bolsa chamada espermateca.
Procure por elas em calçadas, pátios e entradas de garagem. Se você for capturar minhocas para usar como isca, adubo, para pesquisa ou por qualquer outro motivo, segure-as cuidadosamente e mantenha-as vivas em um copo com terra solta. Espere por um dia chuvoso. É possível encontrar minhocas a qualquer hora, mas após uma chuva será muito mais fácil.
Como deixar o Bloco de Notas colorido?
O que significa o número 7 na numerologia?
Qual a diferença entre cartucho?
O que faz um especialista em saude publica?
O que é beneficência e não maleficência?
Quais são os tipos de clima da Europa?
Quanto custa renovar o passaporte?
Com quantos meses o bebe vira na barriga?
Qual o nome da esposa do Kakashi?
O que são formas orgânicas arte?
Qual a temporada de neve no Chile?
Quanto tempo durou a travessia do povo hebreu no deserto?
Que tipo de substância química e o vinagre?