PREPARO PERIÓDICO DO SOLO O preparo periódico do solo é dividido em: a) Preparo periódico primário: que tem como objetivo uma movimentação profunda do solo, utilizando implementos conhecidos como arados; b) Preparo periódico secundário: cuja finalidade é complementar o serviço realizado pelos arados sendo ...
Sistemas de preparo do solo
O preparo primário consiste na operação mais grosseira, realizada com arados ou grades pesadas, que visa afrouxar o solo, sendo utilizada também para incorporação de corretivos, de fertilizantes, de resíduos vegetais e de plantas daninhas, ou para a descompactação superficial.
Os arados são implementos que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver. A principal função dos arados é o propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade. Os arados ainda podem ser de discos ou de aivecas.
O preparo do solo depende não só das suas características, mas também do tipo de colheita que se pretende adotar. Geralmente, consiste no preparo inicial com arações seguidas de gradagem ou subsolagem, seguidas de outra aração e gradagem, ou apenas escarificação, com antecedência de um a dois meses.
São as operações realizadas após o preparo inicial do solo, e é realizada com implementos de órgãos ativos: discos (lisos ou recortados), hastes, lâminas ou enxadas e ferramentas.
Para uma melhor eficiência no preparo de solo com aração, deve-se dar preferência ao uso de arado com discos recortados (Figura 2).
Quando for utilizado o arado ou a grade, o solo deverá apresentar consistência friável e, portanto, umidade na faixa de 60% a 70% da capacidade de campo, para solos argilosos, e de 60% a 80%, para solos arenosos.
Estas características contribuem para que a cultura seja exigente em fertilidade do solo e altamente responsiva a adição de nutrientes. Além disso, o preparo do solo, plantio e amontoa devem ser feitos de tal forma que garantam não só a emergência rápida das plantas, mas também a penetração das raízes na maior profundidade possível e boa drenagem.
A escolha do sistema de preparo dependerá do adequado diagnóstico dos fatores limitantes ao desenvolvimento radicular. Dependendo das condições de talhão, pode-se optar pelo sistema convencional de preparo do solo, pelo cultivo mínimo ou pelo plantio direto, composto por operações de aração e gradagem com subsolagem, se necessário.
Preparo do solo O preparo do solo depende não só das suas características, mas também do tipo de colheita que se pretende adotar. Geralmente, consiste no preparo inicial com arações seguidas de gradagem ou subsolagem, seguidas de outra aração e gradagem, ou apenas escarificação, com antecedência de um a dois meses.
Na época do plantio, normalmente, é realizado o preparo secundário, com a finalidade de nivelar e destorroar a camada mais superficial do solo para facilitar a implantação e o desenvolvimento inicial das plantas, podendo ser realizadas operações com grades e enxada rotativa.
O que fazer para ficar rico rápido?
Quanto tempo leva o alho para colher?
Porque carne vermelha faz mal à saúde?
O que é melhor balão gástrico ou bariátrica?
O que é bom para ocupar a mente?
Quanto tempo demora para cair verruga com ácido?
O que é metabolismo diferencie os dois tipos?
O que é um organograma funcional e dê exemplo?
Como recuperar todas as minhas fotos antigas?
O que é posterior na academia?
Qual a importância da proteína na cicatrização e composição de anticorpos?
Como escrever com letra cursiva no WhatsApp?
O que é um exercício isocinético?