Quando esse ferro é oxidado é produzida a cor vermelha, característica do nosso sangue. O sangue pode ser ainda vermelho vivo (sangue arterial) ou vermelho mais escuro (sangue venoso), isto porque se o sangue leva o oxigênio às células, é vermelho vivo.
O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio. O sangue que circula nas artérias pulmonares é denominado venosos, pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono.
As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.
As artérias, ao longo de seu percurso, vão se tornando cada vez menores e mais finas, formando as arteríolas e, finalmente, os capilares. Nestes capilares, o sangue arterial se transforma em sangue venoso. Sem o oxigênio e carregado com dióxido de carbono, o sangue inicia sua jornada de volta ao coração e pulmões.
Cada grupo heme contém um átomo de ferro. Quando esse ferro é oxidado é produzida a cor vermelha, característica do nosso sangue. O sangue pode ser ainda vermelho vivo (sangue arterial) ou vermelho mais escuro (sangue venoso), isto porque se o sangue leva o oxigênio às células, é vermelho vivo.
Sangue arterial é o sangue oxigenado no sistema circulatório encontrado na veia pulmonar, nas câmaras esquerdas do coração e nas artérias. É vermelho vivo, enquanto o sangue venoso é vermelho escuro (mas parece roxo através da pele translúcida).
Pode ser classificado como sangue arterial que é o sangue rico em oxigênio e circula nas veias pulmonares e nas artérias sistêmicas e sangue venoso que é pobre em oxigênio e circula nas veias sistêmicas e nas artérias pulmonares.
O sangue venoso segue a parte venosa da Grande circulação até atingir no coração a aurícula direita, o ventrículo direito, as artérias, arteríolas e capilares pulmonares. Nos alvéolos pulmonares o oxigênio do ar respirado, novamente por difusão, passa ao sangue, transformando-o em sangue arterial.
O sangue venoso entra pelo átrio direito e o sangue arterial pelo esquerdo, em seguida passam para o ventrículo, onde ocorre a mistura dos dois tipos de sangue.
O sistema venoso, por outro lado, tem a função de transportar o sangue desoxigenado do corpo de volta para o coração e de lá para o pulmão.
Entre todas as diferenças estruturais que distinguem os sangues arterial e venoso, a mais importante e marcante é que o sangue arterial é rico em oxigênio e o sangue venoso é pobre em oxigênio. Para saber os detalhes mais importantes do sistema circulatório humano, continue lendo este artigo. Não deixe de ver também:
Um dos importantes aspectos do sangue arterial é a sua aparência mais avermelhada. Geralmente, o sangue arterial chega aos demais órgãos por meio das artérias, que são vasos sanguíneos capazes de suportar a forte pressão exercida pelo coração (pressão arterial).
A percepção comum é que o sangue arterial é mais importante porque transporta oxigênio e nutrientes para os sistemas do corpo, mas o sangue venoso também é muito importante, pois tem muitos veículos vazios para transportar esses componentes importantes para o corpo.
Genótipo e fenótipo: qual a diferença? Como dissemos acima, o sangue arterial é o sangue rico em oxigênio. Em regra, é o sangue que sai do coração em direção aos demais órgãos do corpo humano. Em termos bem simples, o sangue se enche de oxigênio nos pulmões e vai para o coração.
Como identificar intoxicação alimentar?
Pode tomar banho usando brinco?
O que levar em uma viagem de 5 dias?
Quantas pessoas existiam em 1918?
Quando os moluscos se originaram?
Qual a melhor época para ir à Foz do Iguaçu?
Quanto tempo dura a febre da BCG?
É possível usucapião de servidão?
O que é mais saudável Nescau ou Toddy?
Quando está com febre a mão fica gelada?
Como foi a ginástica na Idade Média?