As gemas podem ser amarelas ou cor de laranja, com uns tons pelo meio. Já deve ter reparado que uma gema de ovo pode ter cores diferentes.
Se a gema de ovo é amarela, provavelmente as galinhas foram criadas fechadas e com rações baratas. Se a gema é de cor laranja escuro, estamos falando de um ovo produzido por galinhas criadas livres e bem alimentadas.
Se comeu muito trigo, o ovo surgirá com uma gema amarela clara. Por outro lado, se teve uma dieta mais rica e equilibrada, com milho, outros cereais e alface, os seus ovos apresentarão uma gema mais escura, pois aqueles alimentos contêm mais caroteno – substância que torna as cenouras cor-de-laranja.
A coloração da gema é definida pela alimentação da ave, mais especificamente por pigmentantes conhecidos como carotenóides. Os carotenóides são pigmentos encontrados em abundância na natureza sendo conhecidos pela coloração amarela, laranja ou vermelha de alguns alimentos.
O pigmentante responsável por essa definição da cor da gema são os carotenóides, encontrados em abundância na natureza em frutas, vegetais e também de forma artificial conferindo-lhes uma coloração que pode variar entre amarelo e vermelho.
34 curiosidades que você vai gostar
Isso ocorre porque algumas estruturas das proteínas se alteram ou são destruídas por alterações de temperatura, mudanças no pH, ação de outros elementos ou até pela agitação intensa. Esse processo se chama desnaturação proteica e acontece também quando fervemos leite.
Uma rápida busca online sugere o teste da água: se estiver bom, o ovo afundará de modo horizontal; se não for tão fresco, ficará levemente inclinado; se boiar, sinal de que está velho (e pode até estar estragado).
A cor da gema mudará com base na dieta da galinha, portanto, ela não está associada ao frescor do ovo. Em vez disso, inspecione a clara. Se ela estiver rosa, verde ou iridescente, o ovo foi contaminado por bactérias e não deve ser consumido. ... O ovo ainda pode ser consumido.
O ovo é uma das mais conhecidas fontes de proteínas e aminoácidos para a nossa saúde. Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.
Por essa razão, a coloração da gema é um requisito importante na escolha e preferência do consumidor. Alimentos como milho, pimentão e beterraba são ricos em xantofilas (conjunto de carotenoides). Esses pigmentos carotenoides, quando presentes nos alimentos que a ave irá consumir, propiciam cor à gema.
A cor amarela intensa da gema do ovo deve-se à presença de um corante laranja natural conhecido como carotenóide, um fantástico precursor da vitamina A, conhecido mais pelas suas funções na saúde dos olhos, pele e cabelo.
Ovos cozidos, muito frequentemente, apresentam a gema com a superfície esverdeada ou escurecida. Isso é provocado pela produção de sulfeto de hidrogênio durante a cocção.
Quanto à cor da gema, os ovos caipira costumam ter essa parte mais alaranjada, muitas vezes, em um tom bem intenso, devido à alimentação das aves, como veremos a seguir.
Teste de flutuação com o ovoEncha um recipiente alto com água;Coloque o ovo ali dentro e observe como se comporta;Se ficar no fundo, o ovo está bom. Se ficar no meio deve ser consumido logo. Por sua vez, se afundar é porque está podre.
A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema. E os sintomas não são nada agradáveis. Entre eles estão, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, febre, diarréia, cansaço, perda de apetite, calafrios e dor de cabeça.
"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.
Coloque o ovo, um por vez, dentro do copo e fique de olho nesses sinais: se o ovo afundar e ficar de lado no fundo do copo, é sinal de que está fresquíssimo! Se o ovo afundar e ficar “em pé” no fundo do copo, é sinal de que ele está próprio para consumo. Porém, se o ovo boiar, é sinal de que não está fresco.
Como explicamos anteriormente o fato de um ovo estar velho não quer dizer que ele esteja ruim, de forma alguma. O passar do tempo muitas vezes não afeta a qualidade do alimento. Sendo assim, ele pode estar velho e mesmo assim ser próprio para o consumo, mantendo a sua qualidade e todos os seus nutrientes.
Resultados e discussão: Pode-se observar que a clara do ovo fica branca como se tivesse sido fritada. Isso acontece porque o álcool atua na desnaturação proteica da albumina. ... Isso ocorre como resultado de interações intermoleculares entre partes de uma mesma proteína ou entre várias cadeias de proteína.
Desnaturação é, então, a perda da forma tridimensional de uma proteína, que ocorre por ação de qualquer fator capaz de destruir as estruturas secundária, terciária e/ou quartenária. ... ATENÇÃO: na desnaturação protéica NÃO há perda da estrutura primária, ou seja, os aminoácidos continuam unidos na mesma seqüência.
Se a gema estiver turva, preta ou cinza, é um mal sinal, que significa que há uma mau-olhado enviado por feitiços. Caso você veja picos voltados para baixo na gema do ovo, significa que está com muita raiva acumulada em você. Enxergar figuras enroladas na gema do ovo é um mau sinal e aviso de que pode ficar doente.
Ovo com sangue pode ser consumido, mas em granjas comerciais eles passam por processo para retirar as manchas.
Como é o funcionamento do sarcômero?
Como ocorre o processo de duplicação do DNA?
Como escolher nome de salão de beleza?
Quais são as funções dos órgãos do sistema respiratório?
Como ocorre a formação de tempestades?
O que é a estabilidade nuclear?
Como ocorre o funcionamento dos miócitos?
Como ocorre a distribuição do ônus da prova na Justiça do Trabalho?
Onde se origina o sistema nervoso simpático e parassimpático?
Como ocorre o processo de gordura localizada?
Como se forma a cor dos olhos?
Como ocorre a formação de ATP através da molécula de glicose?
Como é o impedimento no futebol?
Como ocorre a conversão de energia de uma máquina térmica?