Uma proposição de Vygotsky nos ajuda a avançar na compreensão desse outro com quem a criança se relaciona: a criança fala ao outro falando consigo mesma; ou seja, o que Vygotsky descobre é que a criança, para pensar, dirige-se ao outro por meio da fala.
Vygotsky atribui importância a linguagem, pois além da função comunicativa, ela é essencial no processo de transição do interpessoal em intramental; na formação do pensamento e da consciência; na organização e planejamento da ação; na regulação do comportamento e, em todas as demais funções psíquicas superiores do ...
Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.
Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky
O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).
Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva ética. Vygotsky, pela perspectiva cultural e Wallon, pela perspectiva cultural e afetiva. Para Piaget, o processo de pensamento é resultado dos esquemas; a linguagem é resultado do desenvolvimento dos processos mentais.
41 curiosidades que você vai gostar
Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições. O método clínico-piagetiano coloca claramente esse ponto.
Além disso, é através dessa interação social, promovida pela linguagem que a criança, de acordo com Vygotsky, constrói sua própria individualidade. Outra hipótese sobre as relações entre pensamento e linguagem foi desenvolvida por Whorf (1956) e ficou conhecida como hipótese whorfiana ou hipótese Sapir- Whorf.
Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, Determina a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. As funções psicológicas de uma pessoa são desenvolvidas ao longo do tempo e mediadas pelo social, através de símbolos criados pela cultura.
Para que serve bicarbonato com água?
Quantos anos tinha o Leandro quando morreu?
O que pode causar fungos nos alimentos?
O que quer dizer a expressão subir pelas paredes?
Como fica o resultado do teste de gravidez de farmácia?
Como é a reprodução dos ascósporos?
O que é referência de uma pesquisa?
Qual o melhor exercício para circulação do sangue?
O que é a camada branca do Queijo Brie?
Como colocar símbolos no teclado do celular?
Como usar creme de hidratação noturna?
Onde fala na Bíblia sobre barco?
Qual cigarro substitui o Hollywood?