Weber procura demonstrar que, desde o início da Reforma assiste-se ao nascimento de uma concepção espiritual do trabalho, bem como ao aparecimento de uma ética profissional, as quais constituíram um aspecto central do espírito do capitalismo, que favoreceu seu desenvolvimento no Ocidente (MÜLLER, 2005: 241).
É um conjunto de valores centrados na importância do trabalho, manifestados na determinação ou desejo de trabalhar muito. O enraizamento social desse valor é considerado como uma forma de aprimorar o caráter por meio do trabalho árduo na área de especialização do indivíduo.
O conceito de trabalho é geralmente entendido como a atividade humana realizada com o objetivo de produzir uma forma de obtenção de subsistência. O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento.
Max Weber, expressa seu pensamento sociológico a partir das relações do indivíduo com o meio social, destacando que para ele a sociedade não se constitui em apenas “coisa”, ou um mecanismo, mas que fundamenta-se na concepção de “ação social”, e ainda, na crença de que a sociologia é uma “ciência compreensiva”.
Max Weber e a Divisão Social do Trabalho
Max Weber (1864-1920) defendia que a sociedade, mesmo sendo composta de partes, pode ser afetada pelas ações individuais. Além disso, percebeu uma nítida diferença entre a divisão social do trabalho entre Católicos e Protestantes.
34 curiosidades que você vai gostar
Weber, assim como Marx, via o trabalho de um ponto de vista histórico. Para Weber, cada sociedade se forma e opera a partir de condições históricas específicas e, na sociedade capitalista, o trabalho acabou por se tornar uma atividade fundamental.
Por entender a sociedade através da metáfora de um corpo, Durkheim afirma que a divisão do trabalho mantém a harmonia do sistema. Por fim, Weber aponta a existência de distinções na divisão social do trabalho entre católicos e protestantes. Segundo ele, esses últimos estão mais aliados com o capitalismo.
Sobre o conceito de educação em Weber, pode-se elogiar o fato desse autor perceber o processo de burocratização e especialização desenfreados decorrentes do processo de racionalização do capitalismo. A educação nada mais é do que um sistema de treinamento que forma e introduz indivíduos no mercado de trabalho.
Ação social e relação social.
O que são spywares O que eles fazem?
Como tirar o áudio de um vídeo no YouTube?
Como ocorre o desenvolvimento da SOP?
Como acontece a ressublimação?
Como ocorre a absorção da gordura?
Quem utiliza o Balanced Scorecard?
Pode dar vacina V10 e raiva juntas?
O que é trabalho colaborativo na arte?
Como tirar informe de rendimentos Receita Federal?
Como conseguir mais vc en NBA 2K20?
Quando colher sementes de ipê?
Como se apresenta a alantoide E o saco vitelino dos monotremados?
Qual é o princípio de funcionamento da garrafa térmica?
Como fazer a curva de retenção de água no solo?