Qual a competência da ação de exigir contas?

Pergunta de Maria Teresa Azevedo em 31-05-2022
(20 votos)

É competente o foro: IV - do lugar do ato ou fato para a ação: b) em que for réu administrador ou gestor de negócios alheios; Todavia, essa competência será relativa, e não absoluta, ou seja, o juiz não poderá reconhecer sua incompetência de ofício, pois poderá ocorrer prorrogação de competência.

É possível ação de exigir contas?

O próprio art. 550 do Código de Processo Civil de 2015 estabelece de forma clara a legitimidade da ação de exigir contas. ATIVA: aquele que tiver o direito de exigir contas; PASSIVA: aquele que tiver a obrigação legal ou contratual de prestar contas.


Qual o objetivo da ação de exigir contas?

II.

Ou seja, o principal objetivo da ação de exigir contas, é o de obter a condenação do pagamento da soma que resultar a débito de qualquer das partes no acerto de contas.

Qual o procedimento da ação de exigir contas?

PROCEDIMENTO

A ação de exigir contas deve ser proposta por quem teve os bens administrados por outrem. Seu procedimento possui duas fases: na primeira, o juiz decide sobre a existência da obrigação; na segunda, o réu prestará contas e será avaliado.

Qual a finalidade de uma ação de prestar contas e quem são os legitimados ativos e passivos?

Assim, é possível afirmar que a ação de prestação de contas tem por finalidade a comprovação de forma contábil dos créditos e débitos, e a declaração do saldo credor ou devedor, com a condenação do devedor (seja ele autor ou réu) ao pagamento dessa quantia.

Ação de Exigir Contas - Introdução


31 curiosidades que você vai gostar

O que visa o autor de uma ação de exigir prestar contas?

A ação de prestação de contas visa à extinção dessa obrigação, apurando-se o saldo porventura existente. A iniciativa pode caber a quem tem o direito de exigir as contas como àquele que tem a obrigação de prestá-las. Por isso, pouco importa quem tome a iniciativa da demanda, se o credor ou devedor.

Quem é titular do direito de exigir contas?

550, CPC de 2015, compete a quem tem o direito de exigir contas: “Aquele que afirmar ser titular do direito de exigir contas requererá a citação do réu para que as preste ou ofereça contestação no prazo de 15 (quinze) dias”.

Quais são os requisitos para a propositura da ação de exigir contas?

Para que tal ação (exigir contas) seja passível de propositura, é requisito que o pleito judicial seja totalmente determinado e assertivo (jamais pedido abrangente, inconclusivo ou genérico), detalhado, explicitado e com motivo plausível de dúvida (que deverá ser devidamente suscitada).

Qual a diferença entre a ação de prestação de contas do CPC 73 e a ação de exigir contas do CPC 15 discorra sobre as mudanças ocorridas?

No CPC de 73 ,o nome de tal ação era de Prestação de Contas, e tinha este nome pelo fato que era possível tanto prestar contas como exigir contas. Com a mudança feita pelo NCPC, agora há esse procedimento especial somente para exigir contas, sendo que a prestação de contas será feita pelo rito comum.



Outras questões

Qual psicólogo trata ansiedade?

O que colocar para Beija-flor?

Quando o Faustão vai começar a trabalhar na Band?

O que passar em borracha?

Quantos genes têm o cromossomo Y?

Porque as pessoas têm cabelo crespo?

Como preservar a floresta amazônica redação Enem?

Como consultar financiamentos em meu nome?

Quais são as dificuldades encontradas para preservar os sítios arqueológicos no Brasil?

Como ler o livro de ofertas?

Como prescrever a vitamina D?

Como trabalhar com a Derretedeira de chocolate?

O que difere a cultura erudita da cultura de massa?

Como preparar os alimentos sem perder os nutrientes?

O que fazer quando o bebê mama e não arrotou?

Qual o sinal de espaço em Libras?

Como deixar as cutículas sempre bonitas?

Como mapear uma cadeia de valor?

Como me cadastrar para trabalhar na Magazine Luiza?

Quais os concursos da Prefeitura?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com