Qual a competência da ação de exigir contas?

Pergunta de Maria Teresa Azevedo em 31-05-2022
(20 votos)

É competente o foro: IV - do lugar do ato ou fato para a ação: b) em que for réu administrador ou gestor de negócios alheios; Todavia, essa competência será relativa, e não absoluta, ou seja, o juiz não poderá reconhecer sua incompetência de ofício, pois poderá ocorrer prorrogação de competência.

É possível ação de exigir contas?

O próprio art. 550 do Código de Processo Civil de 2015 estabelece de forma clara a legitimidade da ação de exigir contas. ATIVA: aquele que tiver o direito de exigir contas; PASSIVA: aquele que tiver a obrigação legal ou contratual de prestar contas.


Qual o objetivo da ação de exigir contas?

II.

Ou seja, o principal objetivo da ação de exigir contas, é o de obter a condenação do pagamento da soma que resultar a débito de qualquer das partes no acerto de contas.

Qual o procedimento da ação de exigir contas?

PROCEDIMENTO

A ação de exigir contas deve ser proposta por quem teve os bens administrados por outrem. Seu procedimento possui duas fases: na primeira, o juiz decide sobre a existência da obrigação; na segunda, o réu prestará contas e será avaliado.

Qual a finalidade de uma ação de prestar contas e quem são os legitimados ativos e passivos?

Assim, é possível afirmar que a ação de prestação de contas tem por finalidade a comprovação de forma contábil dos créditos e débitos, e a declaração do saldo credor ou devedor, com a condenação do devedor (seja ele autor ou réu) ao pagamento dessa quantia.

Ação de Exigir Contas - Introdução


31 curiosidades que você vai gostar

O que visa o autor de uma ação de exigir prestar contas?

A ação de prestação de contas visa à extinção dessa obrigação, apurando-se o saldo porventura existente. A iniciativa pode caber a quem tem o direito de exigir as contas como àquele que tem a obrigação de prestá-las. Por isso, pouco importa quem tome a iniciativa da demanda, se o credor ou devedor.

Quem é titular do direito de exigir contas?

550, CPC de 2015, compete a quem tem o direito de exigir contas: “Aquele que afirmar ser titular do direito de exigir contas requererá a citação do réu para que as preste ou ofereça contestação no prazo de 15 (quinze) dias”.

Quais são os requisitos para a propositura da ação de exigir contas?

Para que tal ação (exigir contas) seja passível de propositura, é requisito que o pleito judicial seja totalmente determinado e assertivo (jamais pedido abrangente, inconclusivo ou genérico), detalhado, explicitado e com motivo plausível de dúvida (que deverá ser devidamente suscitada).

Qual a diferença entre a ação de prestação de contas do CPC 73 e a ação de exigir contas do CPC 15 discorra sobre as mudanças ocorridas?

No CPC de 73 ,o nome de tal ação era de Prestação de Contas, e tinha este nome pelo fato que era possível tanto prestar contas como exigir contas. Com a mudança feita pelo NCPC, agora há esse procedimento especial somente para exigir contas, sendo que a prestação de contas será feita pelo rito comum.



Outras questões

Como usar o Imo no celular?

Como se ler uma crônica?

O que é passador de linha?

Como aplicar o points na verruga?

Qual a quantidade de fermento biológico para 1kg de farinha?

Quais os prefixos?

Como usar o Banho de Verniz?

Qual é o melhor perfurador de solo a gasolina?

Como Treinar a música?

Como tratar mordida cruzada anterior?

Como ler o hidrômetro Digital?

Como tratar da sarna dos pés das galinhas?

Como Treinar um cão de ataque?

Como lidar com pessoas com deficiência física?

Como fazer leitura para cegos?

Qual é o melhor caminho para o sucesso?

Como segurar a mão do namorado?

Como treinar no CS GO?

Como usar talheres para comer?

Como surgem os primeiros dias de gravidez?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com