O músculo tipicamente liga-se ao osso pelas duas pontas. A ligação mais próxima ao centro do corpo (tronco), ou mais proximal, é denominada origem. A ligação mais afastada do corpo ou da linha média ou mais distal é denominada de inserção.
De acordo com suas características morfológicas e funcionais, eles foram classificados em três tipos: Músculo estriado esquelético, estriado cardíaco e músculo liso.
Além disso, os músculos que são classificados pela ação recebem ainda as denominações de extensores, flexores, adutores, abdutores, rotadores, supinadores e pronadores. Dessa forma, observe a função de cada um: Extensores: estiram um membro; Flexores: são responsáveis pela flexão;
Em síntese, o sistema muscular pode ser dividido conforme as parte do nosso corpo. Assim, existem três tipos diferentes de músculos, sendo eles: Músculo estriado cardíaco. Resumindo, os músculos estriados esqueléticos são aqueles que estão presentes em partes esqueléticas do corpo, como o próprio nome supõe.
Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as miofibrilas, que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido.
A partir dos grupos musculares descritos acima, eles ainda podem ser classificados levando em consideração alguns critérios. Com isso, os músculos esqueléticos podem ser divididos a partir da origem e inserção, ação, função, forma e arranjo das fibras e, por último, pelo número de cabeças.
Qual é o melhor condutor de calor prata ou diamante?
Qual a melhor época do ano para pintar a casa?
Quais são os elementos que compõem a sociedade?
Quando a pessoa não consegue dormir à noite?
Como pagar IPVA no banco Digital?
Quanto rende uma lata de tinta de 3 6 litros esmalte sintético?
Quantas horas trabalha um cuidador de idoso?
Por que existe uma tendência de populações de predadores e presas em flutuar em ciclos?
Quem ganha mais um advogado ou um juiz?
Quais os 4 principais componentes constituintes do clínquer?
Quanto vale o clube Corinthians 2021?
Quais são os atos de provimento?