A sinalização é um dos dispositivos utilizados para a segurança do trânsito, onde são considerados os seguintes tipos: Horizontal; Vertical; Semafórica; Por Gestos; Sonora; Dispositivos e Sinalização Auxiliares.
O que é um Semáforo: O sinal vermelho significa que o motorista deve parar imediatamente, o amarelo representa que é preciso estar atento a breve mudança no sinal que se seguirá, e o verde significa que o trânsito está livre e o veículo pode seguir o seu caminho.
A Resolução Nº 160/2004 do CTB define as três categorias de placas de sinalização: sinalização vertical de regulamentação, sinalização de indicação e sinalização de advertência.
87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito.
É permitido apenas a parada para embarque e desembarque de passageiros. Significa que é proibido parar e estacionar o veículo a partir do lugar onde esta placa se encontra. Essa sinalização de trânsito indica aos condutores que é permitido estacionar naquele local.
A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.
Placas de Regulamentação
As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms. Na imagem mostramos-lhe alguns exemplos de placas de indicação.
Um silvo longo: reduzir a marcha. circulação e sobre as normas definidas por outros sinais de trânsito. Veja os principais sinais que o condutor deve conhecer visando dirigir com segurança: Conhecer esses sinais é fundamental para não realizar manobras proibidas. Esses sinais podem causar certa confusão por serem quase iguais.
Suas ordens prevalecem sobre as regras de circulação e demais sinais de trânsito. Os agentes podem utilizar apitos para auxiliar no controle do tráfego, de modo que: Um silvo longo é orientação para diminuir a marcha. A lista de sinais de trânsito é muito grande. Tanto que pode parecer impossível memorizar o que cada sinal quer dizer.
Por exemplo, uma placa indicando o limite de velocidade em uma rodovia é um sinal de trânsito. Se na pista da mesma via estiver pintada uma linha longitudinal amarela contínua separando os dois sentidos de tráfego, eis outro sinal. Cada um tem seu significado, mas os dois sinais de trânsito compõem a sinalização da rodovia.
A implantação dos sinais de trânsito que compõem a sinalização de uma via tem a finalidade de organizar a circulação de pessoas nas vias públicas. Isso vale não apenas para quem está conduzindo veículos automotores, mas também para pedestres e condutores de veículos de propulsão humana ou tração animal, como a bicicleta e as carroças.
Qual escorpião que não é venenoso?
Onde nasceu o goleiro Taffarel?
Como tirar cheiro de enxofre da água?
O que é um interceptor de esgoto?
O que são pensamentos ruminantes?
Quanto custa uma declaração de endereço no cartório?
O que acontece com os funcionários quando a empresa muda de CNPJ?
Como faço para riscar uma palavra no Word?
O que é necessário para dirigir nos EUA?