Às vésperas do centenário da imigração, o Fantástico visitou um pedaço do Japão no Brasil. A cidade de Bastos, a oeste do estado de São Paulo, foi praticamente construída pelos imigrantes e concentra, proporcionalmente, o maior número de descendentes japoneses.
O segundo país com maior número de japoneses e descentes é os Estados Unidos, com um milhão de pessoas. “O Brasil é o país mais japonês depois do Japão. E a maioria dos japoneses que vivem no nosso país, estão no Estado de São Paulo”, ressalta Andrade.
Além do mais, a sua maioria (72,23%) se acha radicada no Estado de São Paulo, sendo que na cidade São Paulo se encontram 26,55% dessa população. A região Sul abriga 11,69% do total da população de origem japonesa, e no Estado do Paraná se concentra a grande maioria.
Mais de 70% dos brasileiros asiáticos estão concentradas no estado de São Paulo. Também existem populações significativas no Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas , Pará e Pernambuco.
Nos últimos anos, a população de origem asiática tem apresentado um crescimento extremamente grande em todas as regiões do país (Figura 1). Em 2010, a população asiática residente no Brasil chegou a 2,1 milhões de pessoas (Tabela 1). Fonte dos dados brutos: IBGE - Censos Demográficos 2000 e 2010.
24 curiosidades que você vai gostar
Segundo o recenseamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o contingente de asiáticos crescera 174% entre 2000 e 2010, totalizando 1,3 milhão de pessoas, ou 1,09% da população do país.
A maior concentração de japoneses está no Sul e Sudeste do país, mas isso não quer dizer que os nikkeis –como são conhecidas as pessoas com origem japonesa– residam apenas nessas regiões. O número estimado de brasileiros com ascendência japonesa é de 1,5 milhão, de acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo.
No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.
O bairro da Liberdade, localizado nas redondezas do centro de São Paulo, é o lugar em todo o mundo onde existe a maior concentração de japoneses e seus descendentes fora de seu país natal. A região possui um forte laço com a cultura oriental e esta característica não acontece por acaso.
Uma notável diáspora japonesa, chamados Nikkei, vive em alguns países, nomeadamente no Brasil, que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão (2 084 000) Estados Unidos(1 304 286) China(131 534) Filipinas(120 000) Canadá(98 900) Peru(90 000) Argentina(34 000) e outros países.
Atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.
A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.
Ao redor, a comunidade japonesa expandiu-se. Atualmente, vivem mais de 1 milhão em São Paulo (em todo o Brasil são cerca de 1,8 milhão – a maior população fora do Japão).
O bairro da Liberdade é realmente um pedaço do Japão na cidade de São Paulo. A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908 e, desde então calcula-se que há mais de 400 mil japoneses e descendentes morando na capital.
Desde 1912, a colônia de japoneses não parou de crescer e é considerada a maior fora do Japão. Um dos maiores pontos turísticos da cidade São Paulo, o bairro da Liberdade é também a maior comunidade japonesa fora do Japão.
No AR em 18/06/2020 - 19:00
Hoje, o Brasil tem a maior população de descendentes, os "nikkeis", vivendo fora do Japão: quase dois milhões de pessoas. Por aqui, eles mantêm viva a cultura nipo-brasileira.
População de japoneses e descendentes no Brasil somam mais de 1,6 milhão, segundo o relatório da CIA sobre o Japão e sobre o Brasil, ambos atualizados em fevereiro de 2019.
Takashi e Waldemar fazem parte dos mais de dois milhões de japoneses e descendentes que vivem no Brasil. Esse número é uma estimativa feita pela Embaixada do Japão no país. A representação reconhece no país "a maior comunidade nikkei (nome dado aos descendentes e japoneses que moram no exterior) fora do país asiático".
Atualmente estima-se cerca de 50 mil coreanos e descendentes no Brasil. Os coreanos são um dos grupos de imigrantes a vir mais recentemente ao país. Cerca de 92% no estado de São Paulo Destes, 90% moram e trabalham na capital paulista.
Os asiáticos são os mais inteligentes. Chineses, japoneses e coreanos têm o Q.I. mais alto (105) da humanidade. E isso acontece onde quer que esses indivíduos estejam, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa ou em seu país de origem.
Os japoneses não conhecem a capital do Brasil. Uma pesquisa realizada mostra que muitos japoneses não são capazes de responder quem governa o Brasil, qual sua capital e alguns nem sabe indicar onde fica o Brasil no mapa.
Localizado na região central de São Paulo, o bairro é conhecido pela forte presença da imigração japonesa. Repleto de particularidades, o bairro da Liberdade tem população de quase 70 mil habitantes. Foi no início do século passado que os japoneses começaram a ocupar a área.
A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos em 18 de junho de 1908. Partindo do Porto de Kobe em 28 de abril, após uma viagem de 52 dias, o vapor trouxe a bordo 781 imigrantes japoneses.
O que é Nissei e Sansei:
Issei é o japonês que emigra para outro país. Quando um issei tem um filho em outro país, a criança é um nissei, ou seja, o issei é a primeira geração, o nissei é a segunda e o sansei é a terceira.
Qual o nome do primeiro Sensei do Naruto?
Quais os tipos de construções megalíticas realizadas na Pré-história?
São orações coordenadas introduzidas por conjunção?
Como tirar areia do funghi seco?
Como é chamado o período anterior a escrita?
Qual foi primeiro nome do nosso município?
Qual médico faz a cirurgia de ninfoplastia?
Qual é o nome químico da vitamina C?
O que seria um mundo perfeito pra você?
Como lavar edredom grande na mão?
Como acabar com alergia a lâmina de barbear?
Como acabar com anemia em uma semana?
Como lavar jaqueta que vem com fone de ouvido?
O que é uma anemia macrocítica?
Qual a alimentação certa para quem está com a prolactina alta?
Como é o casamento em outros países?
O que é bom para queimadura de radioterapia?