As características sensoriais do mel são: cor, sabor, aroma e consistência. A cor é bastante variável, dependendo de vários fatores, podendo variar de incolor a parda escura. O sabor e o aroma (flavor) dependem da origem floral. Já a consistência varia em função do estado físico em que o produto se encontra.
Variedades de mel Diferenciam-se, assim, na cor, indo do branco incolor, amarelo ao castanho principalmente. A sua cor e sabor estão diretamente relacionadas com a predominância da florada utilizada para a sua produção.
a) Carboidratos Os principais açúcares do mel são: Glicose. Frutose. Sacarose.
Esclarecendo melhor, o néctar sofre no trajeto da boca ao papo (vesícula melífera) ação definitiva das enzimas invertase, amilase e glicose-oxidase estando assim pronto para ser regurgitado nos alvéolos do favo.
O Mel considerado puro, é aquele que não passou por nenhum processo de aquecimento, filtragem, ou adição de nenhum produto. Para adulterar o mel e aumentar seu rendimento, é comum a adição de ingredientes como: melado, xarope de açúcar ou açúcar invertido, xarope de milho, farinha, amido e até mesmo água.
Nenhumas das amostras estavam fora dos padrões nos quesitos que estavam sendo avaliados e que de acordo com o MAPA (2000), o mel deve apresentar características organolépticas tais como, aspecto: líquido denso, viscoso, translúcido ou parcialmente cristalizado; cor: levemente amarelada a castanho- escura; cheiro: ...
Quanto mais escuro o mel, maior quantidade de minerais este possui, porém menor valor comercial, pois a coloração clara é mais aceita no mercado mundial, sendo vendido com maior preço.
O consumo do mel ajuda a proteger e a recuperar a mucosa gástrica, por meio de sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, contribui para a manutenção das boas bactérias do sistema gastrointestinal. Com isso, pode ser eficaz no tratamento de problemas digestivos e intestinais leves.
Um dos principais fatores para a atividade antimicrobiana do mel é a reação enzimática glicose-oxidase com a produção de ácido glucônico e peróxido de hidrogênio.
Quais são as melhores fontes de carboidratos?
Mel prensado: é o mel obtido por prensagem dos favos, sem larvas (CRANE, 1996). Mel centrifugado: é o mel obtido por centrifugação dos favos, sem larvas (CRANE, 1996). Classificação do mel segundo sua apresentação e/ou processamento: 1. Mel; é o mel em estado líquido, cristalizado ou parcialmente cristalizado (CRANE, 1996). 2.
O mel também é utilizado na composição de bebidas como o hidromel, bebida fermentada a partir do mel e água, e a poncha, feita de aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelhas e sumo de limão. No Brasil, o mel não é visto como alimento, mas sim como medicamento, sendo mais procurado e utilizado nos meses mais frios do ano.
O açúcar é o principal componente do mel, sendo composto principalmente por monossacarídeos (frutose e glicose) que compõem 80% da quantidade total, sendo 10% composto por dissacarídeos (sacarose e maltose).
As características físicas do mel, como a viscosidade, a densidade, a higroscopicidade e a capacidade de cristalização estão relacionadas principalmente com as diferentes concentrações de tipos de açúcares no mel. Assim como o açúcar, a água presente no mel é um importante elemento a influenciar suas características físicas.
Como mudar o Idioma do app Kindle?
Como fazer um texto virar áudio?
Qual tipo de colágeno tem no pé de galinha?
Como trabalhar o protagonismo estudantil?
Para que é indicado o remédio Otomixyn?
Como mudar o endereço do meu cartão?
O que fazer quando o marido está depressivo?
Como anunciar um app no Facebook?
Como multiplicar várias células por um número?
Como mudar o idioma do jogo no PS4?
Como ser amigo de uma pessoa introvertida?
Como mudar o idioma do Word do celular?
É possível namorar à distância?
Como alterar o idioma do Reconhecimento de Fala?
Tem como promover live no Instagram?
Qual a diferença entre conta pessoal e conta comercial no Instagram?