Bronquite aguda: Bactérias como a Mycoplasma pneumoniae, Bordetella pertusis e Chlamydia pneumoniae podem causar a bronquite infecciosa aguda.
A bronquite aguda geralmente é causada por vírus, os mesmos que causam gripes e resfriados. Já para a bronquite crônica, a causa mais comum é relacionada ao fumo de cigarro, poluição do ar, poeira e gases tóxicos.
Há dois tipos de bronquite. A aguda é a que provoca crises mais curtas, que podem durar uma ou duas semanas. Geralmente ela é provocada por vírus. Em alguns casos, porém, pode ser ocasionada por infecção bacteriana.
Podemos considerar que a bronquite aguda é contagiosa ou transmissível. Ou seja, a bronquite “pega-se” ou transmite-se de pessoa para pessoa, na medida que, geralmente é causada por vírus - os mesmos vírus que causam constipações e gripe (influenza).
As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.
19 curiosidades que você vai gostar
Para a bronquite aguda não existe um tratamento específico. Os médicos recomendam uma boa hidratação, o uso de vaporizadores, descongestionantes e analgésicos, além de evitar se expor aos fatores que causam ou pioram a doença. Essas medidas aliviam os sintomas e previnem as crises.
Sintomas de bronquite
Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Na bronquite aguda, ela pode ser seca ou produtiva. Na crônica, é sempre produtiva e a expectoração clara no início, pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução da enfermidade.
Bronquite aguda
No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, se espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Isso significa que uma bactéria infectou as vias respiratórias, além do vírus.
Bronquite asmática
Ela ocorre quando a pessoa tem contato com substâncias ou partículas irritantes, como agentes químicos, poeira e baixas temperaturas. Embora possa ser desencadeada por fatores genéticos, não é uma doença transmissível entre pessoas.
A condição crônica da doença geralmente está associada ao fumo e à exposição recorrente a produtos químicos e poluentes e, por isso, não é contagiosa. Muitas vezes também chamada de asma, a bronquite que se manifesta nos primeiros anos de vida e ameniza na adolescência, também não passa de um indivíduo a outro.
A bronquite viral consiste na inflamação dos brônquios, pequenos tubos responsáveis por levar oxigênio até os pulmões. Como vimos, essa inflamação pode ocorrer de forma aguda, em crises que podem permanecer por algumas semanas, e crônica, acompanhando o indivíduo por toda a vida.
Descrição: É um processo inflamatório da mucosa brônquica, geralmente precedida por uma infecção das vias aéreas superiores. Ela é mais comum no inverno e muitas vezes é causada pelos mesmos vírus dos resfriados.
Os fatores ambientais são representados pela exposição à poeira, infecções virais, alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais, fumaça de cigarro, irritantes químicos e poluição ambiental, mudanças climáticas, exercícios físicos vigorosos, estresse emocional e até mesmo alguns tipos de medicamentos.
A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.
A asma não é contagiosa, ou seja, não se “pega” ou não é transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, existe uma forte componente genética familiar na transmissão da asma. Ou seja, a doença poderá ser transmitida de pais para filhos.
A confusão aumenta porque, muitas vezes, a asma é chamada de bronquite asmática ou asma brônquica. Contudo, a asma é uma doença crônica que costuma estar associada a um processo alérgico, enquanto a bronquite geralmente é causada por uma infecção viral ou bacteriana ou pelo tabagismo.
Sintomas da bronquite asmáticafalta de ar;dificuldade para respirar;respiração rápida e curta;tosse seca;chiado no peito;sensação de peso no peito;pouca quantidade de catarro;pontas dos dedos e boca ligeiramente arroxeados.
O diagnóstico da bronquite é feito pelo pneumologista com base na avaliação dos sintomas e ausculta dos pulmões e exames, como raio-x de tórax para verificar a presença de pneumonia, exame do escarro, espirometria e prova de função pulmonar, que permitem identificar a causa e, assim, indicar a melhor forma de ...
Bronquite aguda
Como o nome diz, é uma doença que começa de repente, e costuma durar de cinco dias a quatro semanas. Nesse caso, a inflamação nos brônquios é de origem infecciosa. Os principais causadores são vírus (como influenza ou parainfluenza).
Sintomas de bronquite asmáticaDificuldade para respirar e sensação de que o ar não chega aos pulmões;Sensação de peso no peito;Tosse persistente;Presença de pequena quantidade de catarro, semelhante a clara de ovo;Chiado ao respirar;Sensação de mal estar no corpo.
Na bronquite aguda, as crises duram de uma a duas semanas; na crônica, as crises não desaparecem, piorando pela manhã, e duram cerca de três meses, e a bronquite alérgica é desencadeada por contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros e etc.).
O que fazer: o tratamento da DPOC consiste em adotar um estilo de vida saudável, evitando o uso de cigarro, por exemplo, além de realizar o tratamento orientado pelo pneumologista, que geralmente consiste no uso de remédios corticoides e broncodilatadores.
Os xaropes de farmácia mais indicados pelo pneumologista para o tratamento da bronquite incluem:N-acetilcisteína. ... Ambroxol. ... Dextrometorfano. ... Salbutamol.
A asma brônquica é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias, que se expressa pela redução ou obstrução no fluxo do ar respirado, devido ao edema da mucosa dos brônquios, à hiperprodução de muco nas vias aéreas e à contração da musculatura lisa dessa região.
As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.
O que é a estrutura organizacional de uma empresa?
O que é ter uma atitude proativa?
Qual a lei que protege os animais em 2020?
Quem fiscaliza obras particulares?
Quem é isento de pagar o IPTU?
Como destruir os dados de um HD?
Quais os benefícios que o transporte coletivo traz para comunidade?
O que deve ser trabalhado na educação infantil?
Pode deitar depois de vomitar?
Quando a Princesa Diana morreu com quantos anos?
Qual é a diferença entre AÍ E aí?
O que é a Matrix na filosofia?
Qual valor da multa rescisória 2021?