Estrogênio. O estrogênio é produzido, sobretudo, pelos ovários e possui funções importantes relacionadas às características sexuais da mulher. Além disso, assim como a progesterona, também atua na regularização do ciclo menstrual feminino e na preparação do útero para a gravidez.
É ele o responsável pelo amadurecimento do corpo feminino, com estímulo para as formas curvilíneas do corpo e o crescimento das mamas. O estrogênio também atua no preparo da mulher para uma gestação no ciclo ovulatório — o período fértil —, ajuda o coração a funcionar melhor e mantém os ossos fortes e o cérebro ativo.
O estrogênio é o hormônio sexual feminino responsável pelo desenvolvimentos das principais características femininas, entre elas a menstruação. Já a progesterona, tem como função preparar o útero para a fecundação e manutenção da gravidez, caso ocorra.
As principais funções do estrogênio são: Estimula o crescimento do endométrio do útero preparando-o para a fertilização; ... Crescimento de pelos pubianos; Estimula o desenvolvimento dos pequenos e grandes lábios da vulva.
O cérebro, pele, músculos e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio; ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, ansiedade, mau humor e perda de interesse por sexo são comuns. Problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período.
34 curiosidades que você vai gostar
Confira os 10 impactos da falta de estrogênio no organismo das mulheresAumento do peso. ... Alterações no humor. ... Infecções no sistema urinário. ... Queda e ressecamento dos fios. ... Ondas de calor. ... Insônia. ... Doenças cardiovasculares. ... Cansaço.
Quando o estrogênio para de ser produzido pelos ovários (menopausa), geralmente recomenda-se a terapia de reposição hormonal (TH) para alívio dos sintomas físicos e prevenção das consequências clínicas de deficiência estrogênica.
A progesterona é um hormônio produzido pelas células do corpo lúteo do útero, sendo responsável por regular o ciclo menstrual da mulher. Sempre que o óvulo liberado não é fecundado, ocorre uma diminuição na produção de progesterona que acaba por resultar na menstruação.
A progesterona prepara o endométrio (revestimento interno do útero) para a gravidez após a ovulação. Ela aciona este revestimento para ficar mais espesso e receber um óvulo fertilizado. Ela também inibe as contrações musculares do útero, o que poderia levar o útero a “expulsar” um óvulo fertilizado.
Quais as propriedades do carbono que o torna tão especial para química orgânica?
Quais os jogos que dão dinheiro de verdade?
Como calcular taxa de desvalorização?
Qual o nome dos relógios antigos?
O que fazer em 5 dias no Chile?
Quando sai o resultado da primeira fase da Fuvest?
Como é o nome chata em inglês?
Quantas áreas existem na medicina?
O que é a Humanização na Enfermagem?
Como saber se tenho algum vínculo empregatício?
Porque a família Picon é rica?
Como selecionar todos os E-mails?
Qual a classe gramatical da palavra fatais?