O uso de frações é frequente em nosso dia a dia: quando estamos fazendo receitas culinárias, quando vamos dividir a conta do restaurante com um grupo de amigos, quando observamos o tanque de gasolina de um veículo, entre outros diversos exemplos.
Representar uma fração é bem simples, o denominador indica a quantidade em que a parte inteira foi dividida, e o numerador indica a quantidade de partes que consideramos.
Com as frações, podemos realizar inúmeras representações e estabelecer cálculos que envolvam adição, subtração, divisão, multiplicação, radiciação e potenciação.
Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração. Um número inteiro qualquer não serve para representar frações de objetos.
Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente.
Na matemática, as frações fazem um ótimo trabalho na facilitação das contas, até porque é muito mais simples trabalhar com frações do que com número decimais. ... Além disso, as frações contribuem no conjunto dos números racionais, onde os naturais e os inteiros não pertencem.
É um modo de representar as partes pelas quais um objeto foi dividido. Assim, toda fração representa uma divisão e um número racional. ... Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor; Uma fração é um número racional.
Nesse artigo, explicamos o porquê disso e apresentamos várias situações como exemplos. Primeiramente, você deve ter em mente que as frações são números e os números são usados para representar quantidades. Então, você não precisa se assustar quando ver ou tiver que usar uma fração.
As frações estão presentes em nosso dia a dia de uma forma que muitas vezes acaba passando despercebida. Ela é muito útil para facilitar algumas situações do nosso dia a dia. Vamos ver agora qual a sua importância e como usá-la corretamente de acordo com nossas necessidades. Foto: Reprodução.
Outra forma de se deparar com a utilização das frações é através das receitas culinárias. Por exemplo, se aparece na lista de ingredientes 1/2 xícara de açúcar, quer dizer que você tem de acrescentar a metade de uma xícara. Já em relação a porcentagem, ela também é uma forma de fração.
Ela também assume a forma de porcentagem, números decimais (números com vírgula) e números mistos. Para constatar o quanto as frações estão presentes na vida das pessoas, preste atenção em alguns exemplos:
Qual melhor horário para malhar manhã tarde ou noite?
Qual a mensagem que o filme Cinderela passa?
Qual a diferença entre o SPC e Serasa?
Como será feita a mobilização da comunidade escolar?
Pode cancelar uma nota de devolução?
Qual área da fotografia ganha mais?
Como remover paredes Terraria?
O que é o conflito intrapessoal?
Quais são as propriedades organolépticas da matéria?
Quanto tempo de repouso é necessário para uma pessoa que teve infarto do miocárdio?
Onde o potássio pode ser encontrado?