Exemplos de verbos no subjuntivo Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,... Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,... Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,... Verbo sair: que tu saias, se eu saÃsse, quando nós sairmos,...
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
O modo subjuntivo é usado para expressar dúvida, incerteza, suposições a respeito de uma ação verbal tida como incerta ou muito distante de ocorrer. Em sua conjugação simples, o modo subjuntivo apresenta três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.
Assim, a ação verbal no modo subjuntivo usualmente expressa situações passÃveis de acontecer: no momento da fala (presente); em situações consideradas possibilidades que poderiam ter ocorrido antes do momento da fala (pretérito imperfeito); em situações consideradas possibilidades que podem se tornar reais (futuro).
O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.
40 curiosidades que você vai gostar
Terminações do presente do subjuntivo (verbos regulares)ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -e. (Tu) radical + -es. (Ele) radical + -e. (Nós) radical + -emos. (Vós) radical + -eis. ... ª conjugação (-er) (Eu) radical + -a. (Tu) radical + -as. (Ele) radical + -a. (Nós) radical + -amos. (Vós) radical + -ais. ... ª conjugação (-ir)
O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Exemplos: Espero que eu volte antes de amanhecer.
As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particÃpio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.
O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da lÃngua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.
Quantas religiões tem no Brasil?
Como é feito o controle de plantas daninhas?
Qual é a extensão do Solid Works?
O que quer dizer parcelado vendedor?
Quais furo na orelha são considerado piercing?
Quantas cargas tem um carregador portátil?
Qual o valor da ureia para fazer hemodiálise?
Como viajar com bebê de 1 mês?
Qual é o segundo maior continente do mundo?
O que são consideradas atividades ou operações perigosas?
Quais são as árvores sagradas?
Quais os principais movimentos sociais no mundo?
Quais os tipos de infecções no sangue?
Qual é a jogada mais importante do beisebol?
Quando a energia fica fraca O que pode ser?
O que é sequência recursiva?
O que nos ensina a história de Jó?
De quem é a competência para aplicar a lei nova mais benéfica?