O lúpus eritematoso sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos; o lúpus cutâneo, que é restrito à pele; e o lúpus induzido por drogas, que surge após a administração de medicamentos, podendo haver comprometimento cutâneo e de outros órgãos – em geral há melhora com a retirada do medicamento que ...
Lúpus Sistêmico
Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.
Há dois tipos principais: o lúpus cutâneo, que se restringe à pele, e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que também atinge outros órgãos.
6 principais sintomas de lúpusMancha vermelha no rosto em forma de asa de borboleta;Manchas na pele que descamam e cicatrizam;Aparecimento de pequenas feridas, que doem, no canto da boca ou dentro do nariz;Manchas na pele que aparecem depois da exposição ao sol;Dor ou inchaço em uma ou mais articulações;
O lúpus eritematoso sistêmico ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente o que causa esse comportamento, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.
27 curiosidades que você vai gostar
A doença lúpus não é contagiosa e por isso não pode ser transmitida de um indivíduo a outro. Ela é o resultado de uma série de processos internos no organismo de uma pessoa, que não podem ser passados para terceiros. O lúpus é mais comum em mulheres do que homens, mas pode afetar pacientes de ambos os sexos.
PROGNÓSTICO: Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.
Dor nas articulações. Rigidez muscular e inchaços. Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. Afeta cerca de metade das pessoas com lúpus.
Como o Lúpus pode aparecer no hemograma?Leucócitos com valor menor que 4.000/mL;Linfócitos com valor menor que 1.500/mL;Redução da quantidade de glóbulos vermelhos (hemácias) e número de plaquetas (em ao menos 2 exames de sangue realizados).
Não existe um único exame para confirmar o Lúpus. A doença é diagnosticada baseada em achados no exame físico e exame de laboratório. O exame do FAN (fator anti núcleo) é o mais reconhecido por sua importância no diagnóstico da doença.
Lúpus eritematoso cutâneo crônico (LECC), também chamado de lúpus eritematoso discóide, é uma doença inflamatória da pele que atinge sobretudo adultos, acometendo preferencialmente as áreas expostas à luz solar.
A hepatomegalia e/ou esplenomegalia ocorrem em 20% a 50% dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico de início pediátrico1 (LESp) no começo da doença, geralmente associadas à atividade da doença. O envolvimento do sistema reticuloendotelial também pode estar associado a testes de função hepática anormais.
A suplementação com vitamina D pareceu melhorar a atividade doença, aumentar células TCD4 + virgens e T reguladoras e diminuir as citocinas inflamatórias, células B e autoanticorpos.
O diagnóstico inicial pode exigir uma biópsia e um reumatologista para determinar se as lesões são provocadas pelo lúpus. Se a doença afetar a glândula salivar, o paciente poderá desenvolver boca seca podendo necessitar de tratamento com flúor.
- Evite frituras, embutidos, alimentos muito condimentados e processados. - Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso. Prefira sucos de frutas.
A maioria dos pacientes com Lúpus apresenta dores nas articulações em algum estágio da doença. Os problemas mais comuns são a artralgia (dores sem sinais inflamatórios) e a artrite (dores com inflamações). Esses sintomas costumam estar presentes ainda na fase inicial do Lúpus.
O lúpus é uma doença auto-imune crônica, que pode danificar qualquer parte do corpo, desde a pele até aos órgãos através das articulações. É uma doença que age por brotamento e, em seguida, parece desaparecer antes de voltar novamente.
Analgésicos e anti-inflamatórios
Os medicamentos para aliviar a dor podem ser anti-inflamatórios, como Diclofenaco, ou analgésicos, como Paracetamol, que são muito úteis para períodos em que há necessidade do controle da dor, principalmente quando a doença afeta as articulações.
Pacientes com lúpus eritematoso sistêmico quando diagnosticados precocemente e tratados corretamente por um reumatologista, têm uma grande chance de ter uma vida normal, inclusive sem sinais da doença, mas se não tiverem seguimento ou não fizerem tratamento com medicamentos que têm evidência clínica, podem sim morrer ...
Apesar de poder ocorrer em qualquer fase da vida, o lúpus tem maior incidência entre os 16 e os 49 anos (75% dos casos). Por ser uma doença crónica, não tem cura. Contudo, viver com lúpus não tem de significar viver em sofrimento.
Para os pacientes com lúpus é necessário evitar o sol, com o uso de protetor solar ou barreiras físicas, como o uso de roupas que não expõem muito a pele a luz solar.
O lúpus eritematoso sistêmico não é contagioso e também não é um tipo de câncer. Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico do paciente ataca o seu próprio organismo.
Como a doença pode acometer diversos órgãos, principalmente se não for tratada corretamente, suas consequências são variadas, podendo desencadear diversos tipos de comprometimentos, como por exemplo: cutâneo (lesões de pele); articular (artrite intermitente); hematológico (anemia); cardíaco (pericardite e aterosclerose ...
Polivitamínicos podem ser consumidos por pacientes com lúpus, no entanto devem ser prescritos por nutricionistas ou médicos, de forma a não ultrapassar as recomendações diárias. É necessário adequar qualquer suplementação à alimentação diária, para não haver sobrecarga ou deficiência.
Na dermatologia, podem ser usadas para melhorar o estado geral de furunculose, dermatites, eczema endógeno, seborreia, lúpus eritematoso, líquen plano, tratamento de deformidades na unha e geladuras.
O que é um violão Dreadnought?
O que aconteceu com as guerreiras Kyoshi?
Qual a diferença de orientador e coordenador pedagógico?
Quem se curado da hepatite C pode beber?
Quais são as três orientações de planejamento estratégico?
Qual a relação entre jacobinos guilhotina e Terror?
Quais são as profissões do setor terciário?
Qual o site para fazer a rematrícula online?
Como saber se meu CNPJ está irregular?
Quando cabe impugnação a penhora?
Quais são os 3 tipos de cabine de proteção biológica?