Há quatorze anos, o sociólogo e consultor britânico John Elkington formulou o conceito Triple Bottom Line – o tripé da sustentabilidade – expressão consagrada atualmente e também conhecida como os “Três Ps” (people, planet and profit) ou, em português, “PPL” (pessoas, planeta e lucro).
Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.
O tripé da sustentabilidade envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro. Os quais devem interagir harmonicamente a fim de garantir a integridade do planeta e da sociedade durante o desenvolvimento econômico-industrial.
O conceito está alicerçado em três dimensões principais – a social, a ambiental e a financeira –, formando o Tripé da Sustentabilidade. Ou, como o termo é conhecido no ambiente empresarial, o tripple bottom line.
Pode-se dizer que a responsabilidade social empresarial tem três pilares: desenvolvimento e apoio social, econômico e ambiental. As ações devem ter também os valores da empresa e estarem alinhados com a cultura organizacional.
34 curiosidades que você vai gostar
Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
A construção do conceito de desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.
Nenhuma das três dimensões centrais (a econômica, legal, ou ética) deve ser considerada como mais importante ou significante comparada com as outras.
O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.
O tripé da sustentabilidade (triple bottom line) é um conceito de gestão sustentável que tem como objetivo ampliar a visão de sucesso de empresas para além do resultado financeiro, unindo à esse primeiro mais dois pilares essenciais: o desenvolvimento ambiental e o social.
Os três pilares do tripé da sustentabilidade, também conhecidos como 3P, são: Peoples, Planet and Profit. Traduzindo ao português, eles significam Pessoas, Planeta e Lucro.
É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.
Vantagens do Triple Bottom LineReduzir o consumo de e matérias primas e insumos como energia elétrica e água;Redução dos custos com disposição e tratamento de resíduos;Otimização do uso de materiais no processo produtivo;Retenção e atração de recursos humanos e engajamento dos funcionários;
Atitudes simples, como poupar energia, economizar água e promover coleta seletiva para reciclagem já fazem toda a diferença. E essas atitudes podem se estender ainda mais buscando parcerias que o ajudem a diminuir a poluição e gerem um ambiente de trabalho mais saudável.
O QUE É TRIPLE BOTTOM LINE
Aliando estes 3 pontos: Ambiental, Social e Econômico, o sociólogo Britânico John Elkington na década de 90, propôs um modelo de organização social, que visa a melhoria ambiental como um todo, para que seja possível economizar recursos naturais e reduzir a poluição de forma geral.
A responsabilidade social das empresas materializa- se em duas dimensões: a interna e a externa. Na sua dimensão interna, as práticas socialmente responsáveis relacionam-se com a gestão dos recursos humanos, a saúde e segurança no trabalho, a adaptação à mudança e a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais.
Responsabilidade social das empresas: a dimensão externaComunidades locais: promover a boa integração da empresa com a comunidade em que está inserida.Parceiros comerciais, fornecedores e consumidores: encontrar soluções para a boa relação entre os envolvidos.
O modelo de análise do desempenho social mais evidenciado na academia foi desenvolvido por Caroll (1979, p. 499 e 1991, p. 41) e propõe que a responsabilidade social da empresa pode ser subdividida em quatro dimensões: econômica, legal, ética e discricionária.
A ética em pesquisa se baseia nos três princípios fundamentais abaixo:Respeito pelas pessoas.Beneficência.Justiça.
Os três princípios são, muitas vezes, resumidos como nacionalismo, democracia e bem-estar do povo.
O desenvolvimento sustentável possui três grandes princípios, que são: sustentabilidade econômica; sustentabilidade ambiental; sustentabilidade social.
Chegou a hora de conhecer os 5 pilares da vida saudável e ter a resposta para essas perguntas.Sono. O sono é um dos protagonistas no bem-estar, na saúde e na busca por uma vida saudável como um todo. ... Alimentação. ... Atividade física. ... Saúde mental. ... Convívio social.
A empresa que não cumprir com os pilares da segurança da informação (confidencialidade, integridade e disponibilidade) pode sofrer uma série de penalidades.
Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.
...
Portanto, para que um empreendimento possa ser considerado sustentável, o mesmo deve ser:Economicamente viável;Ambientalmente seguro;Socialmente justo;
"As empresas devem valorizar isso como diferencial para o consumidor, que já se torna um protagonista. Mais do que procurar pelo melhor preço, inovação e qualidade, o consumidor quer ver o compromisso da empresa com atributos de responsabilidade ambiental. Forma-se uma massa crítica de consumidores".
Como ir com calma com o ficante?
Como não surtar com a faculdade?
Como passar os dados de iPhone para outro?
Como deixar de ser uma pessoa complicada?
Como parar de tomar oxcarbazepina?
Como definir uma pessoa difícil?
Como mudar de slide automaticamente no PowerPoint?
Como deixar de ser chato e irritante?
Quantos pontos precisa para passar em Marketing na USP?
O que estudar para passar em Psicologia na USP?
Como fazer parcelamento do DAS?
O que pode causar irritabilidade em crianças?
O que precisa para estudar Artes Cênicas?
Como converter arquivo HTM em excel?
Quais as técnicas que ajudam a otimizar os estudos não presenciais?