Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.
Dentre os conceitos de epidemiologia há, essencialmente, três elementos constitutivos que são: o estudo de uma ocorrência (doença), a avaliação de uma população (espaço), e a determinação do tempo de persistência do fato relacionado aos processos saúde/doença.
Discute-se as raízes da Epidemiologia a partir do tripé Clínica-Estatística-Medicina Social, o seu desenvolvimento inicial subsidiário à Saúde Pública, a sua constituição ideológica e o seu avanço técnico no bojo do projeto preventivista.
A Epidemiologia aplica-se ao estudo de todas as condições que afetam ou se relacionam com a situação de saúde de uma população, incluindo-se aí, entre outras: a ocorrência de doenças de um modo geral (morbidade, mortalidade, incapacidade); o estudo de relações causais; a distribuição, qualidade e adequação dos serviços ...
3 – Estudos de caso controle. 3.1 – Seleção de participantes: seleção de casos e de controles. 3.2 – Tipos de estudo: caso controle de base populacional e aninhado. ... 4 – Estudos de coorte. 4.1 – Tipos de estudo de coorte: concorrente ou coorte prospectiva e não concorrente ou. ... 5 – Ensaio clínico. 5.1 – Aspectos éticos.
25 curiosidades que você vai gostar
Uma investigação epidemiológica envolve o exame do doente e de seus contatos, com detalhamento da história clínica e de dados epidemiológicos, além da coleta de amostras para laboratório (quando indicada), busca de casos adicionais, identificação do(s) agente(s) infeccioso(s) quando se tratar de doença transmissível, ...
Fala que as principais áreas de conhecimento dos métodos e técnicas congregados na epidemiologia são a Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais; destaca que a Epidemiologia tem como premissa básica o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, que por meio dela é possível conhecer a situação de saúde ...
A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas. A vigilância ambiental se dedica às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde.
estabelecer medidas preventivas; auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.
Como achar as respostas das atividades?
Como são feitas as animações dos animes?
Como conseguir uma nota S no LoL?
Como fazer um pedido ao Santo Antônio?
Como eram feitas as tintas das pinturas rupestres *?
Como são feitas as canções incidentais?
Quais são as varinhas do filme Harry Potter?
O que faz as pulseiras de neon brilharem?
Qual a importância dos resultados expressos em um certificado de calibração?
Como são feitas as cenas em gravidade zero?
O que é necessário para processar a Oi?
Como se produz uma vacina Brainly?
Como as construções são feitas hoje?