Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes. Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano.
Apesar de o Velho Chico ser um rio perene, muitos de seus afluentes como o Córrego da Onça, o rio Salitre e o rio Pajeú são considerados intermitentes. Alguns desses rios já estão sendo revitalizados, há um projeto hidroambiental direcionado para a melhoria da qualidade e quantidades das águas.
No Brasil, predominam rios com foz do tipo estuário, com exceção do rio Amazonas, que possui foz do tipo misto, e dos rios Paranaíba, Acaraú, Piranhas, São Francisco, Paranapanema, Doce e Paraíba do Sul, que possuem foz do tipo delta.
Encachoeirados e com muitos desníveis entre a nascente e a foz, os rios de planalto apresentam grandes quedas-d'água. Assim, em decorrência de seu perfil não regularizado, ficam prejudicados no que diz respeito à navegabilidade. Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto.
São dois os tipos de rede de drenagem sendo: redes artificiais que são aquelas construídas nas cidades por pessoas e as redes naturais que são formadas por lagos e rios.
O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d'água, mina, fonte, bica ou manancial; Leito: é o espaço ocupado pelas águas, isto é, é o caminho que o rio percorre; Não pare agora...
rios temporários - são os rios que dependem das chuvas para ganhar um bom volume de água. Na maior parte do ano, estes rios ficam secos ou com um baixíssimo volume de água. rios perenes - em resumo, os rios perenes são considerados aqueles que possuem um curso de água corrente durante todo o ano.
Drenagem: segundo o potencial de drenagem dos rios, eles são classificados em: Rios Efluentes: São os rios que não sofrem com os períodos de seca, visto que sempre recebem a água do subsolo. Rios Influentes: Por sua vez, os rios influentes são aqueles que estão localizados sobretudo nas regiões áridas.
Assim, estes dispositivos de drenagem, isolados ou em conjunto, são estruturas projetadas para conduzir as águas dos córregos, bacias e açudes interceptados pela estrada. Podem ser separados em dois tipos; Pontes ou Obras de Arte Especiais-OAE Bueiros ou Obras de Arte Correntes-OAC DRENAGEM Tipos de drenagem
Segundo Christofoletti, 1974, os padrões de drenagem podem ser classificados como: Dendrítica: lembra a configuração de uma árvore. É típica de regiões onde predomina rocha de resistência uniforme; Treliça: composta por rios principais consequentes correndo paralelamente, recebendo afluentes subsequentes que fluem em direção transversal aos ...
O uso de tubos para drenagem geram as seguintes vantagens para a drenagem subterrânea: Economia de área – não geram as perdas de área que ocorrem com uso das valas abertas;
Quem escreveu o cavalo fantasma?
Quais os nomes das academias de Platão e Aristóteles?
Como podemos nos prevenir dos riscos químicos?
Como se produz um fio manualmente?
Como os professores e os alunos se relacionam com a matemática?
Porque a palavra nação não pode ser aplicada a Grécia Antiga?
Quais são as etapas de produção dos remédios?
Qual a origem e significado da palavra amigo?
Como uma produtora de filmes ganha dinheiro?
Como é classificada a capoeira?
Como se diz as letras em francês?
Como os raios solares influenciam o clima das diferentes regiões da Terra?
Quais as principais atividades agrícolas realizadas na região Nordeste?
Como ocorre a formação do carvão mineral?
Quais são as brincadeiras dos quilombolas?
Como pode ser classificada a intertextualidade?
Qual o preparo para fazer uma ressonância magnética do crânio?