Tipos e características dos plásticos recicláveis1 – PET (Tereftalato de Polietileno) ... 2 – PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ... 3 – PVC (Policloreto de Vinila) ... 4 – PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ... 5 – PP (Polipropileno) ... 6 – PS (Poliestireno)
Termoplásticos, que podem ser reciclados: Esse é um polímero artificial que a uma determinada temperatura pode ser moldado, já que apresenta viscosidade. Exemplos: polipropileno, o polietileno, o polimetil-metacrilato (ou acrílico) e o policloreto de vinil (PVC).
A categorização divide os plásticos em sete tipos:PET ou PETE (Tereftalato de polietileno)PEAD (Polietileno de alta densidade)PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila)PEBD (Polietileno de baixa densidade)PP (Polipropileno)PS (Poliestireno)Outros plásticos.
Tipos de PlásticosPolietileno tereftalato – PET. ... Polietileno de alta densidade – PEAD (HDPE) ... Policloreto de Vinila – PVC. ... Polietileno de baixa densidade e Polietileno de baixa densidade linear – PEBD e PEBDL (LDPE e LLDPE) ... Polipropileno Homopolímero – PP Homo. ... Polipropileno Copolímero – PP Copo. ... Poliestireno - PS.
Lista dos 7 principais tipos de plásticos que você deve conhecer:Polietileno tereftalato (PETE ou PET): O PET é o plástico mais produzido no mundo. ... Polietileno de alta densidade (PE – HD): ... Polivinil Clorado (PVC): ... Polietileno de baixa densidade (PEBD): ... Polipropileno (PP): ... Poliestireno (PS): ... Outros.
19 curiosidades que você vai gostar
O policarbonato é um termoplástico constituído de polímero e partículas de carbonatos. Ele chega a ser 30 vezes mais resistente que o acrílico e apresenta resistência 200 vezes maior do que o vidro.
A numeração separa o material em seis diferentes tipos de plásticos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS) e ainda há uma sétima opção (0 – outros), normalmente empregada para os produtos de plástico fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais.
4 tipos de embalagens plásticas para alimentosPolicloreto de Vinila — PVC. Este tipo de plástico é um dos mais versáteis. ... Poliestireno — PS. O poliestireno ou PS é uma resina termoplástica dura e transparente polimerizada através do estireno. ... Polietileno Tereftalato — PET. ... Polietileno de Alta Densidade — PEAD.
O polietileno (PE) é quimicamente o polímero mais simples. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comuns. É quimicamente inerte. Obtém-se pela polimerizaçãom do etileno.
Para esses plásticos, sempre há mercado, e o preço é bom como o da garrafa PET. As cooperativas vendem o quilo por cerca de R$ 1,50. Copos descartáveis e saquinhos transparentes também chegam aos montes, mas valem menos. O copinho é vendido, em média, por R$ 0,45 o quilo, e não falta quem compre.
Os plásticos são divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: Termoplásticos (podem ser reciclados) e termorrígidos (não derretem quando aquecidos, portanto, não podem ser reciclados).
Os plásticos são separados em seis tipos (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS) e ainda há uma sétima opção (outros), esse tipo geralmente é utilizado para produtos de plásticos produzidos a partir de diversas resinas e materiais.
1) PE – Polietileno
Existem vários tipos de polietileno: Polietileno de Alta Densidade, Polietileno de baixa densidade linear, o de baixa densidade, dentre outros. Eles se diferem pela sua densidade e ramificações da cadeia. Somando todos, consumiu-se 31,9%.
Polietileno (PE)
O polietileno de baixa e de alta densidade (LDPE e HDPE, respectivamente) são os dois mais comuns e as propriedades do material variam. PEBD: o polietileno de baixa densidade é o plástico usado para sacolas plásticas em supermercados. Possui alta maleabilidade, mas baixa resistência à tração.
Abaixo listamos os plásticos mais comuns vendidos. Polietileno tereftalato, ou PET, é um plástico formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. É feito a partir do petróleo, uma de suas desvantagens, porém pode ser reciclado.
secundária: é usada para proteger a embalagem primária. É, por exemplo, a caixa em que o vidro de perfume é acondicionado; terciária: é a embalagem de madeira, papelão, plástico ou outro material que contém várias embalagens secundárias; quaternária: ela facilita a movimentação e o armazenamento.
Quanto ao MaterialEmbalagem de madeira. A madeira foi um dos primeiros materiais que foram utilizados na fabricação de embalagens. ... Embalagem de papelão ou papel. ... Embalagem de vidro. ... Embalagem de alumínio. ... Embalagem de plástico. ... Embalagem de isopor. ... Embalagem Tetra Pak.
Aqueles que mais se destacam no quesito embalagem são:Polipropileno (PP) Muito utilizado para moldar tampas, frascos pequenos, rótulos para garrafas de refrigerante, potes de margarina, dentre outros;Poliestireno (PS) ... Policloreto de Vinila (PVC) ... Polietileno tereftalato (PET) ... Papel-cartão. ... Polietileno. ... Folha de alumínio.
O polímero utilizado na fabricação do plástico super duro é o álcool polivinílico, que tem um papel essencial no processo de montagem camada a camada.
Plásticos de alta temperatura são normalmente classificados como materiais que podem exceder 250 ° F em temperatura operacional contínua (também conhecida como temperatura de serviço contínua). Estes materiais incluem produtos como Vespel®, Torlon®, PEEK, Teflon®, Meldin®, Celazole® e Macor®.
Plásticos tradicionais levam até 200 anos para se decompor
Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.
É assim que os polipropilenos, polietilenos, ABS, PVC, EVA, poliamida, PET e outros tipos de plásticos se apresentam ao nosso dia a dia. São todos polímeros que auxiliam na produção industrial, de embalagens de isopor a bolas de bilhar.
Confira, a seguir, alguns exemplos desses materiais plásticos em que é possível realizar o processo de reciclagem.Polietileno (PE) ... Politereftalato de etileno (PET) ... Policloreto de vinila (PVC) ... Polipropileno (PP) ... Poliestireno (PS) ... Poliamidas.
Identificação Prática dos Plásticos
Uma forma muito comum e prática de identificar o tipo de resina é através da queima do material. Ao queimar o material pode-se observar a cor e o tipo da chama, o odor e algumas características sutis.
Classe I: corresponde aos resíduos perigosos, tais como materiais corrosivos, inflamáveis, tóxicos, patogênicos, reativos e radioativos; Classe II: abrange os resíduos não perigosos, classificados em duas subclasses: a Classe II A corresponde aos resíduos não inertes, combustíveis, biodegradáveis e solúveis em água.
Quais são os advérbios e as locuções adverbiais do texto?
Qual o mecanismo de ação dos antipsicóticos convencionais?
Como os astecas usavam as suas terras?
Quais as células que capturam antígenos no tecido e os transportam para o linfonodo?
Qual animal que mora no deserto?
Como os astronautas respiram fora da nave?
Como é produzido oxigênio na estação espacial?
Como enfrentar a discriminação?
Como as pessoas respiram no espaço?
O que fazer para acabar com a desmotivação?
Como salvar caramelo queimado?
Como não deixar a mandioca amarga?
Como remover alumínio da água?
O que fazer quando o Facebook te bloqueou?
Como tirar o Windows 10 da tela cheia?