Patologias na construção civil: sintomas e tratamentos
Você certamente já conhece ou já ouviu falar de patologias na construção civil. ... Patologia é um termo de origem grega que significa o “estudo das doenças”, geralmente relacionado à Medicina e Biologia. Na Construção Civil o sentido é o mesmo, aplicado às “doenças” das edificações, tais como as rachaduras e infiltrações.
As principais medidas de profilaxia para se evitar patologias nas edificações são:
- Sintoma – É uma manifestação patológica que é detectada por meio de várias análises e métodos. - Falha – Erro ou descuido imprevisto que ocorreu um dano ou defeito. - Origem – Etapa da fase de construção no local onde ocorreu o problema. - Diagnóstico – Entendimentos do problema, ou seja, as causas e as origens.
Na construção civil atribui-se o termo patologia aos estudos de danos ou anomalias presentes ou ocorridos em edificações. Essas patologias podem se manifestar de diversos tipos, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura.
Fissuras, vesículas, empolamentos e descolamentos em placas são algumas das patologias mais comuns em revestimentos argamassados – seja em alvenaria estrutural ou de vedação. Essas anomalias, no entanto, vão além dos incômodos estéticos.
Os Defeitos nas peças de madeira podem ser: abaulamentos, defeitos de desdobramentos, defeitos congênitos, ataque por animais xilófagos, apodrecimento, queima, etc.
A patologia na construção civil, resumidamente, trata-se do estudo dos danos que ocorreram em uma determinada construção. As patologias podem se manifestar de diversas formas, como por exemplo: fissuras, trincas, umidade excessiva, infiltrações, etc.
No caso das patologias relacionadas à umidade, é bom ficar atento em cada detalhe. Nas lajes, procure realizar uma impermeabilização periódica, o que vai evitar também as infiltrações. Nos banheiros, busque projetar pontos de saída para os vapores dos chuveiros, como janelas próximas do box.
A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto. Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.
As patologias na construção civil acontecem quando uma edificação apresenta defeitos, que podem acabar comprometendo o desempenho das funções para as quais ela foi planejada. Para evitar que isso ocorra, devem ser tomados alguns cuidados durante a execução do empreendimento, como a escolha de bons materiais e mão de obra qualificada.
É difícil que alguém ainda não tenha tido algum problema de infiltração em um imóvel. Estamos falando da pior, a mais grave das patologias da Construção Civil. Os estragos que uma infiltração de água ou umidade podem causar são imensos.
Quais são as principais patologias nas construções? As patologias nas construções podem ser apenas detalhes superficiais e estéticos ou importantes problemas estruturais que comprometem a segurança dos usuários. Veja agora as principais patologias na construção civil.
Na Construção Civil o sentido é o mesmo, aplicado às “doenças” das edificações, tais como as rachaduras e infiltrações. Apesar do avanço tecnológico na área construção, elas continuam incomodando muito.
Como crescer no TikTok rápido?
Quais dados do cliente preciso para emitir nota fiscal?
O que significa ser regulamentada?
Qual a função do sistema excretor resposta?
Quais são as características que diferencia a região sul das demais regiões?
Qual o tempo de vida útil de um celular?
Como pesquisar por tamanho no Windows?
Qual é a diferença entre velocidade e agilidade?
Como fazer uma rampa de acesso para cadeirante?
Quem matou a família do Tanjiro?
Quais os versículos mais bonitos da Bíblia?
Para que serve a água na fritadeira?
Qual o maior desafio do ensino remoto?
O que levar para internação psiquiátrica?