Há três tipos de meningite, a meningite viral, a meningite bacteriana e a meningite fúngica.
A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas. Em 2018, o Brasil registrou 1.072 casos da doença e 218 mortes.
As principais bactérias que podem causar meningite são: Meningococo (meningite meningocócica); Pneumococo (meningite pneumocócica); Haemophilus influenzae tipo B.
leia mais ). A meningite não infecciosa é um tipo de meningite asséptica (meningite causada por alguma coisa que não sejam as bactérias que geralmente causam meningite aguda).
A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos ou por processos não infecciosos, como traumatismo. A forma de transmissão depende do tipo.
30 curiosidades que você vai gostar
A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.
Como evitar a doença?Vacine-se contra a meningite: existe vacina contra hemófilos, meningoco e pneumococo, para a maioria das cepas patogênicas mais frequentes;Lembre-se sempre de higienizar as mãos;Não compartilhe itens como copos, cigarros ou escovas de dente com outras pessoas;
O que é a meningite? É uma infecção que ataca as meninges, as membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e partes do sistema nervoso central. Essa infecção pode ser causada por um vírus, sendo chamada de meningite viral, ou por bactéria, recebendo o nome de meningite bacteriana.
Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar). MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida.
Qual é a diferença entre meningite viral e bacteriana? Além da diferença óbvia – uma é causada por vírus e outra, por bactérias –, a meningite viral costuma ser menos grave e tende a não deixar sequelas, enquanto a meningite bacteriana pode ser mais grave.
Atenção: a manifestação mais comum da doença, a Meningococo C, atinge pessoas de todas as idades, mas a incidência maior é em crianças menores de 5 anos, em especial aquelas que ainda estão no primeiro ano de vida. Adolescentes e idosos também são grupos bastante afetados.
A vacina meningocócica ACWY, também conhecida como vacina tetravalente, protege contra os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. Quando tomar: a vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade. Iniciando aos 3 meses, há necessidade de uma segunda dose ao 5 meses e reforço aos 5 e 11 anos.
A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem todo o sistema nervoso e é causada pelo meningococo B (MenB), um dos principais agentes da meningite bacteriana. Esse tipo é considerado um dos mais letais – a cada dez casos, dois são fatais – e representam entre 20% a 40% das meningites.
Vacina meningocócica ACWY está disponível para adolescentes de 11 e 12 anos. Muita gente desconhece, mas desde março de 2020 o Ministério da Saúde incorporou ao Calendário Nacional de Vacinação a vacina meningocócica ACWY. Ela está disponível em todas as salas de vacina para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.
Segundo dados de 2015 do Ministério da Saúde, a meningite mais comum no Brasil é a viral, constituindo quase metade dos casos. Os vírus responsáveis pertencem aos Enterovírus. Não existe vacinação para este tipo de meningite, entretanto, ela é mais branda que a bacteriana, para qual existem vacinas.
O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.
O diagnóstico laboratorial das meningites é realizado através do estudo do líquido cefalor- raquidiano, sangue e raspado de lesões petequiais, quando se suspeitar de meningococcemia e doença meningocócica. O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através da urina e fezes.
Os vírus que podem causar meningite viral são os enterovírus como echo, coxsackie e poliovírus, arbovírus, vírus da caxumba, da herpes simplex, herpes tipo 6, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, varicela zoster, sarampo, rubéola, parvovírus, rotavírus, varíola, vírus do HIV 1 e alguns vírus que afetam a função ...
Sintomas e complicações da meningiteDor de cabeça e na nuca.Rigidez no pescoço.Febre.Vômito.Confusão mental.Gangrena de pés, pernas, braços e mãos.Paralisia.Surdez.
A maioria das pessoas que têm meningite viral se recupera em poucas semanas. Ocasionalmente, a recuperação pode levar meses, tal como ocorre, por vezes, quando a meningite é causada pelo vírus do Nilo Ocidental ou vírus da coriomeningite linfocítica.
Em geral são de 2 a 10 dias, em média 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. A meningite tuberculosa, em geral, ocorre nos primeiros seis meses após a infecção. É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces.
A vacina meningocócica B é indicada para auxiliar na proteção de crianças com idade superior a 2 meses e adultos até aos 50 anos de idade, contra a doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B, como a meningite e a sepse. Esta vacina também pode ser conhecida pelo nome comercial Bexsero.
E a melhor forma de se proteger dessa enfermidade é manter a caderneta de vacinação em dia. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, há quatro vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10 valente e Meningocócica C.
Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
O que previne: Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B. Do que é feita: Trata-se de vacina inativada, portanto, não causa infecção.
O que é sinônimos e Antônimos?
Qual a diferença entre o A10S E o A11?
Quais são os movimentos Osteocinemáticos fisiológicos?
Quais são as duas velocidades ou RPM mais usados em alguns HDs?
Quanto tempo dura uma diarreia por intoxicação alimentar?
Quem deve declarar Imposto de Renda 2020?
Quanto tempo depois do divorcio pode se casar novamente 2019?
Como tirar tinta óleo da roupa?
O que é valor posicional dos algarismos?
Como pedir credito emprestado da claro por sms?
Qual a quantidade de alimentos que devemos ingerir por dia?
Quanto custa uma kawasaki ninja?
O que é direito de propriedade?
O que se entende por pedagogia?