Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica.
São classificadas em: Limpa: ferida cirúrgica consequente de uma cirurgia eletiva, não traumática, não infectada, não havendo penetrado no trato digestivo, respiratório, genito-urinário e nem na cavidade orofaríngea.
As feridas cirúrgicas, durante o processo de cicatrização, podem apresentar complicações como o hematoma, infecções e deiscências. O hematoma é uma coleção de sangue sob a pele, na ferida cirúrgica, que resulta em formação de coágulo que pode levar horas.
As feridas cirúrgicas, durante o processo de cicatrização, podem apresentar complicações como o hematoma, infecções e deiscências. O hematoma é uma coleção de sangue sob a pele, na ferida cirúrgica, que resulta em formação de coágulo que pode levar horas.
Na maior parte dos casos, o tratamento é feito com um antibiótico para eliminar uma possível infecção da ferida e uso de analgésicos para aliviar a dor. Além disso, o curativo da ferida deve ser feito por um enfermeiro, pois é importante ir adequando o tipo de material usado, assim como manter uma técnica asséptica.
As feridas cirúrgicas (FC) são consideradas agudas, planejadas e realizadas com justaposição de bordas, cicatrizam por primeira intenção e, possuem tendência à regressão espontânea e completa em um prazo esperado.
Aspecto da área adjacente: a área que se estende ao redor da ferida (perilesional) deve ser observada especificando se ela se encontra: integra, lacerada, macerada, com presença de eczema, celulite, edema, corpos estranhos ou sujidades. Aspecto da lesão: tipo de tecido predominante (granulação\esfacelo\necrose).
Contusão é toda lesão produzida por golpes ou impactos externos acompanhando de extravasão de líquidos orgânicos sem, no entanto, causar dilaceração ou ruptura da pele.
Além do risco de infecções, outras complicações podem ocorrer em feridas cirúrgicas, como: 1 Hemorragia, devido à lesão de vasos sanguíneos na região; 2 Deiscência e evisceração. O primeiro é quando há o rompimento das dos pontos da ferida cirúrgica, enquanto que o segundo... More ...
Cirurgias que envolvem cavidades, traumas por acidentes ou feridas abertas em um tempo inferior a seis horas até o atendimento. Contaminada: Reação inflamatória. Teve contato com matérias contaminadas como terra, fezes, etc. Feridas que ficaram expostas a mais de seis horas após o ato que resultou a ferida.
A classificação das feridas é feita de acordo com a probabilidade de ocorrência de uma contaminação das mesmas no momento do procedimento cirúrgico. São classificadas em: Limpa: ferida cirúrgica consequente de uma cirurgia eletiva, não traumática, não infectada, não havendo penetrado no trato digestivo, respiratório, ...
É importante adotar os seguintes cuidados com a ferida cirúrgica para evitar complicações: Passar produtos como pomadas e/ou antissépticos somente quando o médico recomendar, pois em geralmente eles não são necessários; Evitar exposição aos raios solares por, no mínimo, três meses e, após esse período, utilizar protetor solar sempre.
Quanto custa cirurgia de abdominoplastia?
Como ser professor universitário?
Pode dar carne crua de frango para gato?
Quais bactérias formam endósporos?
Quanto custa montar um escritorio?
Qual a cobra mais venenosa do mundo 2020?
Quais os princípios do Relatório de Belmont?
Quanto ganha um cirurgião plástico nos estados unidos?
Quanto mede a baliza de futebol?
Quanto tempo devo esperar para lixar massa acrílica?
O que significa GG no Instagram?