As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.
Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas (poesias cantadas) com o acompanhamento de instrumentos musicais. A reunião em livro dos manuscritos ficou conhecida como “Cancioneiro”.
Os trovadores eram artistas da nobreza do período medieval, em oposição aos jograis que eram das classes inferiores. A sua própria origem já está conectada com a música, pois compunham as poesias e as melodias para se acompanharem ao alaúde, por exemplo. Algo como poetas-cantores.
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Significado de Trovador
substantivo masculino Poeta lírico dos séc. ... Estudiosos do assunto acreditam que os trovadores grupo de poetas-músicos que floresceu no sul da França, em uma região chamada Provença podem ter calcado seus versos líricos em obras de poetas árabes da Espanha e de clássicos romanos, como Ovídio.
As cantigas foram a principal manifestação literária do trovadorismo. Produzidas pelos trovadores, elas eram recitadas e acompanhadas de instrumentos musicais. Dessa forma, eram cantados em coro, sobretudo nos ambientes aristocráticos da corte.
A produção literária e poética do período do trovadorismo era muito voltada à temática do amor e do sofrimento amoroso. Estes temas eram tratados nas cantigas de amor e cantigas de amigo. Já o trovadorismo satírico, de humor ácido, satírico e debochado, fazia críticas ao modo de vida na sociedade feudal da época.
Os trovadores eram homens da nobreza escreviam as poesias e as cantavam em forma de cantiga. Quando um homem não era nobre e escrevia as trovas, ele era chamado de jogral. As cantigas do trovadorismo se dividiam em quatro categorias: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Cantigas do Trovadorismo1 - Cantigas de amor. Manifestam uma paixão infeliz, um amor não correspondido do trovador pela sua dama; ... 2 - Cantigas de amigo. A temática desse tipo de cantiga é a saudade; ... 3 - Cantigas de escárnio. Críticas ao comportamento social; ... 4 - Cantigas de maldizer.
As cantigas populares fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. De forma geral, são músicas associadas ao folclore. Ou seja, às tradições, costumes e até lendas de um povo. Por isso, costumam ser cantadas em momentos de roda ou cirandas, por exemplo.
As cantigas medievais fizeram parte da literatura dos trovadores. Esse tipo de produção literária era dividido em três estilos básicos, cada um com suas características. São eles: as cantigas de amigo, as cantigas de amor e as cantigas de escárnio ou maldizer.
A principal característica dessas cantigas é a crítica ou sátira dirigida a uma pessoa real, que era alguém próximo ou do mesmo círculo social do trovador. Apresentam grande interesse histórico, pois são verdadeiros relatos dos costumes e vícios, principalmente da corte, mas também dos próprios jograis e trovadores.
Cantigas de amor: o trovador assume um eu-lírico masculino e se dirige à mulher amada como uma figura idealizada e distante. Ele se coloca na posição de fiel vassalo, a serviço de sua senhora – a dama da corte -, fazendo desse amor um objeto de sonho, distante e impossível.
As cantigas do Trovadorismo“Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós.Tradução.Cantiga “Ai Deus, se sab ora meu amigo” de Martin Codax.Cantiga de escárnio “A Dom Foam quer eu gram mal” de João Garcia de Guilhade.
De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.
Os principais autores do Trovadorismo são Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, entre outros. As cantigas estão em compilações de diversos autores, chamadas de cancioneiros.
O trovadorismo era dividido em dois gêneros distintos: o lírico e o satírico. No trovadorismo lírico existiam as cantigas de amor e de amigo, que falavam das sensações e os sentimentos que existia nas relações. As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso.
Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.
As origens do Trovadorismo
A mais antiga manifestação literária galaico-portuguesa que se pode datar é a cantiga "Ora faz host o senhor de Navarra", do trovador português João Soares de Paiva ou João Soares de Pávia, composta provavelmente por volta do ano 1200.
3 sinônimos de trovador para 2 sentidos da palavra trovador: 1 menestrel. 2 bardo, poeta.
Existem dois tipos de cantigas satíricas: as de escárnio e as de maldizer.
As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. ... O principal tema desse tipo de cantiga é o amor não correspondido.
A poesia palaciana era tida como essência que norteava a linguagem do humanismo. Feita por nobres para nobres e fidalgos portugueses, falava do amor de forma sensual e sem tanta idealização da mulher. Eram poesias musicais, porém não eram cantadas como na época do trovadorismo.
A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.
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