São exemplos desse tipo: receitas, manuais, orientações, enunciados, leis, regras, normas, prescrições, guias e mapas, bulas, instruções, regulamentos, declaração, estatuto, tutoriais, códigos etc.
No que diz respeito a estrutura do texto instrutivo, de modo geral, ele usa verbos que estão sempre no imperativo, uma vez que o objetivo é induzir a pessoa que lê tal texto a fazer alguma coisa. Outro elemento presente nesse texto a função apelativa.
O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. Ou seja, este texto nada mais é que um texto que passa informações de modo que instrua o leitor a fazer algo. ... Quanto a linguagem, nesse gênero textual, é sempre utilizada a função apelativa, sendo totalmente objetivo e claro.
Os textos instrucionais sempre apresentam, utilizam, um certo tipo de palavra (no modo de fazer, nas instruções, no modo de jogar) que demonstram um pedido, mais especificamente uma ação, como: faça, mexa, coloque, acrescente, misture, cole, ande, pule, entre e etc.
O texto instrucional serve para explicar quais os procedimentos a executar de forma a realizar determinada ação, ou a aplicar determinado produto. ... Este texto apresenta vários géneros, desde receitas gastronómicas, instruções de montagem ou uso de equipamentos, bulas de remédios, etc.
Os textos injuntivos informam, ajudam, aconselham, recomendam e propõem, dando alguma liberdade de atuação ao interlocutor. Os textos prescritivos obrigam, exigem, ordenam e impõem, exigindo que as determinações sejam cumpridas da forma que estão referidas, sem margem para alterações.
Os textos instrucionais sempre apresentam, utilizam, um certo tipo de palavra (no modo de fazer, nas instruções, no modo de jogar) que demonstram um pedido, mais especificamente uma ação, como: faça, mexa, coloque, acrescente, misture, cole, ande, pule, entre e etc.
Definição. Os textos injuntivos têm a proposta de instruir, informar, auxiliar, aconselhar e recomendar. Para isso, eles oferecem desde o passo a passo das ações que devem ser realizadas até o aconselhamento de como proceder.
São os chamados Textos Instrucionais. Os mesmos têm função única e exclusivamente informativa. Dentre ele estão: Manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas culinárias, rótulos de embalagens de uma forma geral, entre outros. Vejamos um exemplo:
Qual a estrutura de um texto informativo? O texto informativo pode pertencer como mencionamos ali em cima a mais de um gênero textual. E, por isso, pode ter estruturas diferentes. Um verbete de dicionário, por exemplo, não possui introdução, desenvolvimento e conclusão.
Por exemplo: em vez de escrever um tutorial sobre como usar o Microsoft Word, escreva um passo a passo de como inserir quebras de seções em um documento no Word. Seja breve e simples.
Alguns exemplos mais comuns desse tipo de texto são as receitas culinárias, manual de instrução, guias de cidades, regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de remédio, como manusear um eletrodoméstico, folhetos explicativos, etc.