Desafios da educação no Brasil: 8 temas para prestar atenção em 2021Pandemia e a volta às aulas. ... Ensino híbrido. ... Menos recursos para a educação. ... Militarização das escolas. ... Novo ensino médio. ... Sistema Nacional de Educação. ... Revisão das avaliações de larga escala e políticas de bonificação. ... Ensino domiciliar.
As tendências da educação para 2021Ensino híbrido. O ensino híbrido está no topo das tendências escolares para 2021, ou seja, o distanciamento social em sala de aula ainda será necessário, e a forma de viabilizá-lo é com ensino híbrido. ... Tecnologia como forte aliada. ... Inovação em sala de aula. ... Atividades diversificadas.
Humanização. Embora a tecnologia seja o carro chefe das tendências da educação 2022, as relações educacionais estão cada vez mais humanizadas. Portanto, os sistemas de aprendizagem serão mediados por relações próximas e individualizadas, independentemente do nível escolar.
Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência.
Para 2021, há ainda mais questões que demandam muito planejamento, investimentos em infraestrutura e olhar humanizado. A meta das escolas para 2021 é superar, da melhor maneira possível, essas questões para que o processo de aprendizagem ocorra efetivamente, apesar das mudanças provocadas pela pandemia.
30 curiosidades que você vai gostar
7 desafios da educação na atualidadeIntroduzir a tecnologia no aprendizado. ... Engajar o corpo docente. ... Conter a evasão escolar. ... Tornar o ensino interessante para o aluno. ... Incentivar a participação dos responsáveis. ... Combater o bullying entre os alunos. ... Trabalhar competências socioemocionais.
Analfabetismo, analfabetismo funcional, péssima qualidade do ensino público, especialmente o básico, incertezas sobre o ensino médio, expansão acelerada e desequilíbrios no ensino superior.
Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.
Uma das principais tendências da educação é a flexibilização curricular. O objetivo é levar para a sala de aula a discussão sobre assuntos em pauta na sociedade e que fazem parte do cotidiano dos estudantes. A exemplo, a sustentabilidade, os direitos humanos, a tecnologia, a igualdade social e as questões de gênero.