A cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem é um tecido com propriedades mediais entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina. Pode ser identificada nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos, e na sínfise pubiana.
A coluna vertebral está constantemente submetida a forças compressivas resultantes da ação da gravidade e cargas externas. Estas forças compressivas estão distribuídas ao longo da coluna vertebral que constitui um eficiente sistema biomecânico.
Surgimento da hérnia de disco O disco fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral. Esse anel fibroso, quando fissura ou está desgastado, permite que o líquido gelatinoso que está mantido no seu centro realize uma expansão ou abaulamento da sua estrutura e também pode se extravasar.
Discos intervertebrais são estruturas cartilaginosas, elásticas, localizadas entre os corpos vertebrais. O disco intervertebral é composto por núcleo pulposo (região central) e ânulo fibroso (periferia). Cada disco intervertebral está localizado entre duas vértebras adjacentes.
Tem papel fundamental na sustentação da coluna vertebral, tendo como função primária a absorção de impactos e distribuição de cargas. O disco também tem como função manter as vértebras unidas, fazendo assim a função de um ligamento.
O disco intervertebral é uma estrutura da coluna vertebral complexa e especializada, está presente entre os corpos vertebrais e tem funções de fornecer estabilidade, garantir movimentos articulares à coluna, absorver e dissipar uniformemente as cargas mecânicas (CASSAR-PULLICINO, 1998).
Conforme Moraes (1992) a pressão exercida sobre os discos intervertebrais é maior quando se está sentado, mesmo com o tronco ereto, em torno de 40% maior que na posição de pé.
Tem papel fundamental na sustentação da coluna vertebral, tendo como função primária a absorção de impactos e distribuição de cargas. O disco também tem como função manter as vértebras unidas, fazendo assim a função de um ligamento.
Estes sintomas geralmente surgem quando a pressão está muito alta e, neste caso, o que se deve fazer é ir ao pronto-socorro imediatamente ou tomar o remédio receitado pelo cardiologista, imediatamente.
A pressão varia ao longo do dia. Numa pessoa deitada, ela fica mais baixa. Quando nos movimentamos, os valores sobem, porque o cérebro avisa que o corpo precisa de mais energia. A pressão é apresentada em milímetros de mercúrio (mmHg).
Saiba como diferenciar os sintomas de pressão baixa e alta. Quando a pressão sobe repentinamente, e surgem sintomas como dor de cabeça especialmente na nuca, sonolência, dificuldade para respirar e visão dupla é importante tomar os remédios receitados pelo médico e repousar, tentando relaxar.
Muita gente já está familiarizada com o clássico 12 por 8, considerada a medida normal para pressão arterial. Pessoas com hipertensão e que possuem aparelho para medir a pressão em casa podem ficar em dúvida caso seus resultados saiam com números um pouco diferentes dessa marca, tanto para cima como para baixo. Veja também: Pressão alta
Quantos RG Uma pessoa pode ter?
Qual é o aumentativo de chinelo?
O que diz a habilidade EF15LP09?
Qual das quatro cavidades do coração tem a parede mais espessa?
Como a inflação afeta os empresários?
Qual planta é boa para inflamação?
Qual a diferença do cabo de alumínio para o cabo de cobre?
Como fazer Live com vídeo no TikTok?
Qual a cor do diamante mais raro do mundo?
E causa excludente de responsabilidade do fornecedor?