Quando conhecemos a natureza e a ordem de grandeza de um erro de medição, podemos limitá-lo em valores que tornem a medida confiável. O operador deve dominar pelo menos três tipos de erro que provocam influência aditiva no erro de medição: o erro sistemático, o erro aleatório e o erro grosseiro.
No geral, o erro de medição é composto por duas partes: uma aleatória e uma sistemática. A primeira compreende o percentual imprevisível desse erro, não pode ser corrigida. Já a segunda é previsível, podendo ser mensurada e corrigida.
Alguns exemplos de erros sistemáticos são: erro instrumental (gerado por exemplo, pela má calibração do instumento de medida), erro ambiental (decorrente da interferência do ambiente através de fatores como, por exemplo, temperatura, pressão, humidade, campo magnético terrestre, etc, sobre a experiência), erro ...
Erro Sistemático x Erro Aleatório
O Erro Sistemático é a parcela previsível do erro correspondente erro médio. O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido. Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais.
Erro de inserção: Quando a introdução do instrumento de medição interfere na medida, por exemplo quando introduzimos um termômetro de vidro em um recipiente com um líquido a temperatura do termômetro poderá interferir na temperatura do líquido, mudando a característica inicial.
24 curiosidades que você vai gostar
Erros instrumentais são intrínsecos à imprecisão dos instrumentos de medida e ao método de medição. Esses erros ocorrem de maneira conhecida, em contraposição aos chamados erros aleatórios.
Vamos entender o que é o Erro de Paralaxe. Segundo o Wikipedia é um erro que ocorre devido a observação errada na escala de graduação, causada por um desvio ótico ocasionado pelo ângulo de visão do observador.
Os erros sistemáticos resultam de fatores ligados às limitações dos aparelhos de medida (exemplo: escala inadequada ou deficiente calibração do aparelho), das técnicas utilizadas (exemplo: posicionamento continuamente incorreto do aparelho de leitura) ou têm origem no próprio operador. ...
Pode haver erro sistemático quando: – os valores do controle excedem algum limite em uma quantidade específica de observações consecutivas; – os valores do controle estão no mesmo lado da média em sete dias consecutivos, sem necessariamente ultrapassarem os limites.
Para calcular erro sistemático ou tendência “Equação 1”, inicialmente, é necessário calcular a média aritmética ( ). Nesse caso, a média ( ) =250,12/10=25,012 mm. Logo, com base na “Equação 1”, calcula-se: Td = Es = 25,012 – 25,000 = 0,012 mm.
Erro de Medida: nos erros de medida encontram-se inserido:Erro de Equipamento: quando o equipamento não é aferido previamente.Erro de Medidor: quando o medidor erra ao fazer uma leitura do cronômetro, na leitura da trena, na contagem do número de repetições de execução, etc.
Erro aleatório
Quando uma medição é repetida diversas vezes, nas mesmas condições, observam-se variações nos valores obtidos. Em relação ao valor médio, nota-se que estas variações ocorrem de forma imprevisível, tanto para valores acima do valor médio, quanto para abaixo. Este efeito é provocado pelo erro aleatório.
A principal diferença entre esses dois parâmetros é que o erro de uma medição pode ser corrigido (desde que seja detectado com clareza a falha no processo de medição em questão), já a incerteza de qualquer processo de medição continuará sendo um intervalo de confiança das medidas.
Durante a realização de medições topográficas, os erros podem acontecer devido a três principais fatores:Fatores naturais. Esses fatores derivam de variações ambientais e podem ocorrer devido à: ... Fatores instrumentais. ... Fatores pessoais. ... Sistemáticos. ... Aleatórios. ... Grosseiros.
São os erros causados pelo método de medida ou por instrumentos defeituosos e que possam ser, após análise dos resultados experimentais, reduzidos por um melhor planejamento do experimento ou pelo uso de equipamentos mais sofisticados ou pelo desenvolvimento de uma técnica mais adequada!
O método de medição direto é o método em que o valor de um mensurando é obtido diretamente por meio da comparação da quantidade a ser medida com um padrão de referência, sem a necessidade de cálculos suplementares.
Podemos classificar os erros em duas classes princi- pais: Erros Determinados (Sistemáticos), que possuem um valor definido e, pelo menos em princípio, podem ser detectados, medidos e computados no resultado final, e Erros Indeterminados (Acidentais ou Aleatórios), que não possuem valor definido e flutuam ao acaso.
Erro sistemático (tendência):
– Surge de uma falha na execução de um experimento, erro do método, falha de um equipamento, reagente ou erro grosseiro.
O Erro Experimental é uma medida da variação existente entre observações de unidades experimentais tratadas igualmente, isto é, que receberam o mesmo tratamento. A variação é devida a duas fontes principais.
Durante a aquisição de dados dois tipos de erro experimental, erros sistemáticos e erros aleatórios, geralmente contribuem para o erro na quantidade medida. Erros sistemáticos são devidos a causas identificáveis e podem em princípio ser eliminados.
Os erros podem ser classificados como: grosseiro, sistemático ou aleatório. Os erros grosseiros podem ser provocados por falhas ocasionais, seja do equipamento, material utilizado ou do operador.
Erro de paralaxe é um erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação causada por um desvio optico causado pelo ângulo de visão do observador. Pode ocorrer em vidrarias como buretas, provetas, pipetas etc.
Ao analisar um problema e propor é preciso se reposicionar, ouvir outras pessoas, olhar para o problema de forma diferente, de preferência de frente, de forma neutra para que seja possível ver os dados exatamente como são.
A forma biselada, muito comum, do bordo das réguas onde está inscrita a graduação, tem por objetivo diminuir o erro de paralaxe, quando não há o cuidado de o evitar.
O erro total deverá ser menor que a tolerância definida no equipamento. Para encontrar o erro (E), basta diminuir a média do valor de referência: Conforme cálculo realizado e indicação do sistema, o equipamento está calibrado e aprovado para utilização.
Como acessar registrato Bacen?
Como abrir a gaveta do caixa Bematech?
Como ver o tamanho da agulha de costura?
Quais são os extratos vegetais?
O que usar para tirar cola do micropore da pele?
Como é feito o cálculo do século?
O que fazer quando o top coat está Grosso?
Como saber o sentido de uma corrente elétrica induzida?
Como conseguir recursos para um projeto social?
Porque tem que tirar a espuma da geleia?
Qual supermercado aceita o vale-alimentação escolar?
Como retirar formatação de texto?
Como saber se um sonho é real?
Como saber o tamanho da minha aliança?
Como identificar o tamanho da agulha?