Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.
Os equinodermos podem ser divididos em cinco classes: Asteroidea (estrelas-do-mar), Ophiuroidea (estrelas-serpentes), Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia), Holothuroidea (pepinos-do-mar) e Crinoidea (lírios-do-mar).
Os equinodermos não possuem um sistema especializado na excreção nem um sistema circulatório típico, sendo o transporte de substâncias feito por canais no interior do celoma. A respiração é feita por difusão pelo sistema ambulacrário, em algumas espécies, e por brânquias, em outras.
Uma estrela-do-mar não tem cérebro, olhos, nariz, ouvidos ou mãos. Ainda assim, consegue perceber o ambiente ao seu redor -luz, temperatura e cheiro.
Características dos equinodermos. Os Equinodermos são animais de simetria tipicamente radiada evoluindo sempre através de estágios larvários com simetria bilateral. No estado adulto, apresentam uma simetria pentarradiada com cinco antímeros, isto é, unidades morfológicas que se repetem ao redor de um eixo heteropolar. Pepino do mar
Os animais equinodermos podem, de acordo com suas características corporais, ser divididos em cinco classes. Classe Asteroidea. Principais características: possuem 5 braços que tem início num disco localizado no centro do corpo do animal. Exemplo: estrela-do-mar.
A reprodução é sexuada. Os equinodermos são, em sua maioria, animais dióicos. A fecundação externa ocorre através dos orifícios das placas genitais, de onde os gametas saem para a água. Os zigotos formados geram larvas, que nadam durante algum tempo, fixando-se a um substrato e, por meio de metamorfose, originam os adultos.
Externamente os equinodermos são revestidos por uma epiderme simples. Essa epiderme está situada sobre o endoesqueleto e os espinhos do animal, que tornam algumas regiões de sua pele mais proeminentes. Alguns equinodermos podem ter substâncias tóxicas cobrindo os espinhos, utilizadas na defesa do animal.
Qual era o principal objetivo da Operação Condor?
Como limpar plástico metalizado?
Qual a jornada de trabalho de um motorista particular?
Como se escreve a palavra doce?
Qual a importância do argumentar na prática jurídica?
Quais os tipos de codificação usadas no controle de materiais?
Qual a quantidade ideal de batata por dia?
Quais foram os maiores desafios para a educação pública em 2020?
Como tirar o preenchimento automático do LibreOffice?
Qual a velocidade de uma colheitadeira?
O que significa perigo no Waze?
Quem foi ara filho de quemuel?
O que acontece quando a sua placa de vídeo queima?
Qual o tamanho de uma folha de vidro?
Quais são os quatro momentos do planejamento estratégico Situacional?