Normalmente, crianças que gaguejam costumam ser impacientes com sua dificuldade de falar, demonstram problemas em manter o contato visual e facilmente desistem de se comunicar. A gagueira também pode ser acompanhada pela falta de coordenação entre fala e respiração, o que não acontece na disfluência.
A palavra é de origem francesa (alguns puristas a consideram um galicismo tolo e desnecessário) e caiu no gosto dos brasileiros para definir pessoas que, por causa da idade, têm o comportamento afetados e passam a tomar atitudes confusas. Pessoa excessivamente gagá pode estar sofrendo do mal de Alzheimer sem o saber. Vovô está completamente gagá.
Estima-se que 1% da população mundial sofre de gagueira, distúrbio que quebra o fluxo normal de fala da pessoa e a faz repetir certos sons e palavras. Embora cada indivíduo seja diferente e não exista uma cura definitiva ou mágica para o problema, há exercícios capazes de reduzir um pouco os sintomas.
Se você acabar desfazendo esse contato, tente retomá-lo assim que a gagueira diminuir. Gesticule com as mãos. Às vezes, a gagueira é causada por um surto de energia nervosa que passa descontrolada pelo corpo. Por sorte, dá para limitar o problema mexendo as mãos, já que o cérebro fica distraído por um tempo.
Qual o tipo de massa para assentar blocos de concreto?
O que é bom para queda de cabelo feminino caseiro?
Como parabenizar um escorpiano?
Como pagar uma conta da Oi com cartão de crédito?
Como faço para ver minha reserva pelo booking?
Como dar parabéns para um professor?
O que é programa na inicialização do Windows?
Porque meu documento do veículo não chegou 2020?
Como resgatar o WhatsApp antigo?
Como Registrar um filho com o pai em outro pais?
Tem como reativar conta poupança da Caixa pela internet?
Como faço para me cadastrar no aluguel social?
Como impugnar uma assembleia de condôminos?
Como procurar um app na Smart TV Samsung?
Como recuperar Facebook antigo esqueci E-mail e senha?
Como reativar grupo de WhatsApp?